16.4.09

Anonima Nuvolari

Os italianos Anonima Nuvolare deram ontem um grande concerto no Kool. Pena a hora a que começou... De qualquer maneira, as olheiras justificaram-se. Vejam aqui aquilo que perderam

O aborrecimento

Últimas entradas no bloco de capa preta que carrego no bolso:

- referências a uma reunião improdutiva…

- Esboço de um texto sobre uma árvore…

- Esboço de uma carta que um dia seguirá para…

- Traços quase infantis que procuram representar uma porta… (de entrada ou de saída?)

- A cópia de um texto de Bertrand Russell enviado pela Internet. É sobre o aborrecimento e reza assim:

Uma das características essenciais do aborrecimento consiste no contraste entre as circunstâncias presentes e outras mais agradáveis que exercem uma força irresistível sobre a imaginação. É também essencial que as faculdades do indivíduo não estejam inteiramente ocupadas. Fugir diante de inimigos que pretendem tirar-nos a vida, deve ser desagradável, mas certamente não é aborrecido. Um homem também não se sente aborrecido quando é executado, a não ser que tenha uma coragem quase sobre-humana. Da mesma maneira nunca ninguém bocejou ao pronunciar o seu primeiro discurso na Câmara dos Lordes, salvo o falecido duque de Devonshire, que por isso mesmo se tornou célebre. O aborrecimento é essencialmente um desejo frustrado de aventuras, não necessáriamente agradáveis, mas pelo menos de incidentes que permitam à vítima do tédio distinguir um dia dos outros dias. O oposto do aborrecimento é, numa palavra, não o prazer, mas sim a agitação.

- Uma lista de compras…

- Procurar na net Five Leaves Left, de Nick Drake…

- Notas sobre uma reunião ainda menos produtiva que a anterior…

- Não esquecer. Entrega de IRS começa amanhã…

- Várias páginas em branco

Estreia da Orquestra do Youtube

Tomei conhecimento, esta manhã, da Orquestra Sinfónica do Youtube através da rádio.
Quer isto dizer, que estou a quilómetros de distância do que de mais moderno se passa no mundo. A rádio cresceu no tempo dos meus avós. Pelas minhas contas, estou com cerca de um século de atraso. Mesmo assim, a tempo de dar a notícia em, primeira-mão, da iniciativa do mais mediático espaço de exibição de vídeos da internet.

A Orquestra é composta por 96 músicos de 33 países. Um é português. Chama-se Tiago Santos, tem apenas 20 anos e já faz parte da história. Actuou na mítica sala de Carnegie Hall – julgo que a último cidadão nacional a fazê-lo, até é uma senhora, foi Mariza.

O resto deste texto é música