4.7.09

Canções para Lenin

Vejam o pequeno documentário. Feito em 1934, é genial na sua forma e linguagem.

Contém ainda três canções para Lenine.

Calma

Era óptimo que o PSD não entoasse já a Marcha Triunfal. Até às “legislativas nacionais” muita água vai correr e a máquina de comunicação do PS é forte. Muito forte.

O pior é que me parece ver alguma euforia em certos sectores do partido a nível nacional.

Interessa sobretudo continuar a trabalhar.

Nota final: Quanto ao ministro Pinho, creio que, tal como dizia ontem um amigo meu, a sua saída é óptima para o país (peca por estar 3 anos atrasada) mas é péssima para o anedotário nacional. E agora, camaradas e amigos, vamos rir de quê?

A Marcha Triunfal de Verdi

Porque há quem diga melhor que eu, justificando o facto de Verdi estar cá associado, de alguma forma, a Mussolini, cá fica o texto de Il Messaggero, postado na caixa de comentários do post dedicado a Wagner:

"Na mesma óptica, a música de Verdi desempenhou um importante papel na reunificação italiana, algo que mais tarde desembocou no fascismo italiano (se bem que neste caso a relação seja bem mais ténue).

Agora é indesmentível que a produção musical de ambos os compositores, olhando ao contexto vivido no séc. XIX, era claramente nacionalista. Aliás, a relação é muito estudada por especialistas dessa época".

Obrigado, camarada.

3.7.09

Pinho queimado é que é bom!

Na minha modesta opinião, não é supreendente o gesto do Pinho. É, apenas, mais um acto idiota, de um ser que não deve nada à competência ou habilidade política, que se junta a tantos outros.
Surpreendente é que a comunicação social e a maioria dos analistas políticos tenham sido sugados por este "fait-diver" e não tenham "visto" o jeitão que o acto do Pinho deu ao primeiro-ministro e ao partido que suporta o governo. Dando ares de gente séria, com pose de estado, e (a)parecendo o paradigma da honestidade, honorabilidade e transparência, Sócrates "limpou" o governo de uma das suas principais nódoas. Isolou Pinho e deste modo actuou como se este fosse um episódio isolado, ilibando-se a si próprio do clima que criou e que leva a este tipo de comportamento, mas também o governo e o Partido Socialista.
O Pinho é um bode expiatório confesso. E Sócrates, que é "macaco", aproveitou para tentar limpar a imagem. Isso mesmo é claro pela rapidez com que tratou da demissão e da sua substituição (o país paralisaria se aguardássemos um ou dois dias?) e a calma com que falou aos jornalistas é disso denunciador.
Se havia alternativa? Se é uma boa notícia para Portugal? Claro que não havia e claro que é uma boa notícia para Portugal. Mas é também uma boa notícia para o PS que assim se vê livre das trapalhadas do Manuel Pinho que era, afinal, um risco permanente para a campanha e cujas fragilidades seriam aproveitadas pelas oposições.

E que jeito daria ainda que o Mário Lino fizesse aquilo com o dedo, ou Maria de Lurdes Rodrigues mostrasse a língua ou ainda que o ministro da Agricultura "manguitasse". Fazia-se a remodelação que Sócrates está desesperado para fazer, sem parecer que essa fosse a intenção. Actos isolados, gritariam os socialistas!

Por mim, estou contente. Como venho defendendo há algum tempo, o Pinho deveria ser queimado porque só assim é que ele poderia ser útil (em tempo de crise de combustíveis, teria dado cá um jeitão durante o inverno...). Portanto, por mim é um "vá, mas não volte".

PS - Estranho algumas reacções, especialmente de socialistas cá do burgo, que tentam minimizar e até desculpabilizar o acto do Manuel Pinho. Mas denuncia a coerência desta gente!

Taedonggang Beer

Documentário sobre a mais famosa cerveja da Coreia do Norte, emitido, realizado e produzido pela televisão estatal (e única) do país. "Isto" parece ter saído de uma linha de montagem de televisão dos anos 50, embora tenha sido feito muito recentemente.

Wanger - o favorito de Hitler

Não será correcto associar-se Wagner, um dos mais geniais compositores da História da humanidade, a qualquer coisa relacionada com o fascismo, ou com o nacional socialismo alemão. Mas a verdade é que, infelizmente para a memória daquele que foi o expoente máximo do romantismo, diz-se que Hitler se inspirava ao som de Wagner e das suas áreas grandiosas, incluídas em óperas baseadas na tradição e na mitologia germânica, de que esta "Cavalgada das Valquírias" é um exemplo clássico.

29.6.09

Jantar de bloggers madeirenses

O puto está a organizar outro jantar de bloggers madeirenses. Eu já confirmei a minha presença. Continuam-se a aguardar inscrições!

28.6.09

Pecador me confesso

Não sendo um grande fã de Michael Jackson, pertenço à geração que cresceu a ouvi-lo. E há algumas coisas que efectivamente gosto. Ficam aqui as minhas três músicas (e vídeos) preferidas.



http://www.youtube.com/watch?v=hOj5H5W9zYo




Gosto de versões originais, mas a permissão foi retirada do youtube.