31.1.07

A honestidade do Pinho


Com o primeiro ministro Sócrates na cadeira ao lado, o bom do ministro Pinho foi à China dizer que Portugal é um país convidativo para o investimento estrangeiro porque tem, e passo a citar, "os mais baixos salários da União Europeia".


Com esta afirmação, o apatetado Pinho - com o primeiro ministro sentado na cadeira ao lado - revelou a estratégia do Governo para o país captar dinheirinho de fora: Manter os salários baixos e mostrar a pátria lusa "na estranja" exactamente como era apresentada há 20 anos, ou seja, sítio bom para investir porque se paga pouco a quem trabalha.


Resumindo, enquanto todos os outros países da UE (incluindo os "novos") investem na tecnologia e na qualificação da mão-de-obra para atrair investimento, criando estratégias baseadas nesses dois vectores para aumentar a competitividade, Portugal tenta, segundo aquilo que o eufano Pinho orgulhosamente afirmou - com o primeiro ministro da cadeira ao lado - manter os baixos salários, porque essa é a nossa estratégia competitiva.


Creio que pela primeira vez o Pinho foi completamente honesto - com o primeiro ministro sentado na cadeira ao lado. Foi preciso ir à China, mas lá honesto o homem foi... Uma vez na vida. E ficámos assim a saber aquilo que nos espera nos próximos tempos...