27.1.07

Liberdade para a economia ("tadinha"...!)

Uma tal Economic Freedom Network publicou um anuário sobre a liberdade económica, cotando os diversos países de acordo com uma série de critérios neo-liberais. De acordo com este relatório, Portugal está em 20º lugar, à frente de (pasme-se!) Espanha e mesmo da Suécia (não é piada. É mesmo verdade). Aliás, no que toca à liberdade económica, Portugal situa-se em 6º lugar entre os países que integram a UE, sendo a avaliação superior à média Europeia (a 25).

Parece uma boa notícia, mas nós, leigos em economia, temos algumas perguntinhas para colocar a este movimento neo-liberal:

1) A liberalização absoluta da economia é vendida como a banha da cobra, prometendo resolver todos os nossos problemas económico-sociais. Ora, estando Portugal tão bem classificado, porque raio não saímos desta cepa torta?

2) Como poderão os espanhóis e os suecos viverem melhor do que os portugueses, se a economia deles é tão oprimida?

3) Em que é que a liberalização total dos despedimentos melhorará a vida de todos nós?

É que sinceramente não percebo. Mas isto deve ser defeito de formação.

PS - É por estas e por outras que cada vez mais olho com desconfiança para este liberalismo contemporâneo. Perdeu-se tudo o que de político havia neste movimento, passando a ser apenas um cálculo económico. Não me venham é pedir que acredite ainda ser possível encontrar políticas sociais.

Sem comentários: