15.9.10

Qual é a diferença?

Em França, Sarkozy provoca polémica com a expulsão dos ciganos ilegais vindos da Roménia e da Bulgária. A medida deixou muita gente incomodada e originou os ataques do costume: racismo, xenofobia, Holocausto e os termos e adjectivos de sempre, quase sempre utilizados por uma certa esquerda que vive alienada do mundo e que os usa como se fossem palavras simples e banais.

Entretanto, soube-se que em Portugal, o problema dos ciganos se resolve criando turmas exclusivas como aparentemente acontece em Barqueiros, concelho de Barcelos, uma situação prontamente denunciada por um relatório do Observatório dos Direitos Humanos, mas confortavelmente ignorada pela esquerda que governa o país. Pelo meio estará algum tipo de virtude que eu, por agora, desconheço, mas uma coisa é ridiculamente contumaz e certa: uns fazem à descarada, aquilo que outros fazem às escondidas. Mas todos querem, no fundo, chegar ao mesmo resultado, que é resolver um problema incómodo com o menor dos esforços.

Enquanto as coisas assim forem, dou por mim sem saber o que será de natureza pior: se expulsar os ciganos para longe do gueto, como se faz em França; se os manter, para conforto dos nossos tristes corações, bem dentro das amarras desse mesmo gueto, como se faz neste extraordinário Portugal.