4.12.07

Cosmética mortuária

Na Alemanha, inventou-se um novo conceito de negócio. Um canal televisivo comercial propõe-se fazer obituários e filmes de homenagem aos mortos. A iniciativa deve ter a ver com a diversificação do negócio, uma vez que todos os anos várias centenas de milhar de alemães morrem sem que os seus entes mais chegados possam lhes prestar uma última, justa e sentida, homenagem para além das páginas lúgubres dos jornais, aparentemente sem espaço para tanta solicitação.

Os preços, convenhamos, são nesta primeira fase tentadores: 2000 euros por um filme de 2 minutos, o que dá 500 euros por cada trinta segundos. A coisa deve dar para tudo, incluindo coisas do género: “Olá, boa tarde. Este era o Hans (e aparece uma grande foto de BI do Hans). O Hans faleceu ontem às 22h32, de acordo com a certidão do médico. Morreu sozinho e abandonado na cama de um hospital, ligeiramente agonizado, porque o pessoal ultimamente andava com muitos afazeres e sem tempo para visitá-lo. Nós, os seus familiares directos, um pouco envergonhados com o assunto, decidimos por isso homenageá-lo depois de morto porque a herança que ele deixou vai dar um jeito do caraças e dá para pagar este vídeo. O Hans até era um tipo porreiro, boa pessoa, embora um pouco mesquinho nas pequeninas coisas do dia-a-dia. Não tinha muitos amigos, mas os que tinha eram verdadeiros amigos. O Hans morreu. Viva o Hans. Paz eterna à sua alma.

Desconheço por agora o volume de receita esperado, mas desde que uma empresa se propôs a alugar manifestantes para causas sem adeptos que não me ria tanto. Embora não pelas mesmas razões.