22.4.05

Fumo branco

Parece que no Caldas também já há fumo branco... 60 dias depois. Nada mau...

21.4.05

Semelhanças entre o PC Português e a Igreja Católica

- Ambas as instituições privilegiam o centralismo democrático;
- Ambas as instituições têm adeptos renovadores e adeptos ortodoxos;
- Ambas as instituições vivem embrenhadas em movimentos de cisão e são fortemente criticadas por toda a gente que se julga no direito de as julgar;
- Ambas as instituições são acusadas de se fecharem na doutrina e na sua rigidez;
- Ambas as instituições são acusadas de não reconhecer os seus erros do passado;
- Ambas as instituições viram subir ao poder novos líderes conotados com a ala mais ortodoxa e radical;
- Ambas as instituições têm novos chefes tidos, numa primeira instância, como cinzentos e demasiado velhos para promoverem as mudanças necessárias e urgentes;
- Ambas as instituições são odiadas pelo Dr. Louçã e pela sua quadrilha circense;
- Ambas as instituições viviam, e vivem, com o célebre dilema: mudar e deixar de ser; ou não mudar e deixar morrer. No fundo, o ser ou não ser.

Em tudo isto uma única ideia que retiro de uma frase sublime de Mark Twain: “A notícia da minha morte é manifestamente exagerada”. Vão ver que sim. E vão ver que em ambos os casos.

Tempos sempre interessantes

Foi mais simples encontrar um novo chefe para a Igreja Católica do que um líder para o CDS/PP.

19.4.05

Igreja a marcar passo

A escolha de Ratzinger leva a Igreja Católica a marcar passo.

Após o pontificado longo e frutuoso de João Paulo II, a Igreja optou por escolher um conservador de 77 anos. Um homem que deverá assegurar uma liderança curta, sem grandes mudanças e com muito pouca abertura.

A escolha de Ratzinger significou o adiamento do debate que urge fazer no seio da Igreja. Sobre o celibato. Sobre a ordenação das mulheres. Sobre a melhor maneira de pôr em práctica algumas das directrizes do Vaticano II.

A escolha de Ratzinger foi uma pena!

Inquérito Policárpio

A "Conspiração" entra no debate. E propõe que os leitores opinem sobre o português mais falado dos últimos dias. Quem quiser pode votar já.

Preocupações

O fumo que sai da Capela Sistina é poluente? Cancerígeno? Faz mal à pele?

Eis algumas das questões que me preocupam (tal como a todos os ambientalistas), nos dias que correm.

Jardim a ponta de lança

À boa maneira madeirense, 34% dos leitores da "Conspiração" fazem depender de quem estiver a ouvir a conversa a concordância com a ideia do clube único. Em público, a tese é aplaudida, não vá o Diabo estar à escuta. Em privado, é rejeitada. Coragem não vos falta, amigos.

Já 21% dos leitores da "Conspiração" acham que o ideal seria pôr os "malandros do futebol" a trabalhar, acabando com a "estória" dos eternos subsídios.

A favor do patrocínio público ao pontapé na bola, mas apostando num clube único estão 15% dos leitores. Mais apaixonados (presume-se), 12% dos votantes não querem nem ouvir falar na Madeira Futebol SAD futebolística. Outros 9% dizem que o clube único deveria chamar-se Marítimo, e equipar de verde e vermelho.

Curiosmente, 7% dos votantes queriam ver Alberto João Jardim com o número 9, a tentar fuzilar as balizas adversárias. E fazem depender a defesa do clube único da contratação do presidente.

Conclusivo, o bendito inquérito...