22.10.05

Palavras para quê?

Aproxima-se o dia C.
Pela primeira vez, perto da sua casa.
Grandes filmes, inéditas obras, actores que você nunca mais vai esquecer...


Reserve o seu balde de pipocas. E Não se esqueça!
Troque o telemóvel pela sua avó. Ela faz-lhe melhor companhia.

Grandes emoções, Grandes planos: - de lado, de pé......de cima, de baixo. Lentos, longos e...

Condição indespensável para sentir o máximo prazer. Tudo com a luz apagada.

FALTAM 14 DIAS

20.10.05

A Dama de Ferro

Gosto muito de ouvir falar os nossos políticos.
De vez enquanto, fazem uns discursos muito interessantes.
A Secretária dos Assuntos Sociais anunciou avaliações para os centros de saúde. foto roubada

Confesso que gostei da atitude da mulher. Não sei se alguém já lhe chamou, Dama de Ferro? Se ninguém ainda se atreveu, digo-vos que estão a cometer uma grande injustiça. Reparem no pormenor. Deu posse aos senhores Doutores dos Centros de Saúde….e na mesma cerimónia exigiu-lhe, dedicação, trabalho, responsabilidade, inovação e profissionalismo. A eles e aos restantes subordinados. Disse mais! Se bate à porta dos Centros de Saúde pessoas cujo problema não é única e exclusivamente do foro médico, não lhes devem virar as costas. Têm o dever de encaminhá-los para as instituições certas.


A Estudante é de facto uma mulher com – (que me perdoem as senhoras) tomates.
Quer que os centros de Saúde façam avaliações internas dos serviços. Além disso, garantiu a execução de exames, externos, para aferir a qualidade das respectivas unidades de saúde.

É de louvar numa terra como esta, a coragem desta mulher.

No entanto, existe um, pequeno, pormenor. Uma daquelas coisas sem importância, no meio desta boa vontade “britânica” que me intriga.

Foram nomeados 13 directores de centros de saúde. Destes, apenas dois, estão a ler bem, dois, é que mudam de local de trabalho. Agora a pergunta é a seguinte: como pode a Senhora Secretária exigir mudanças, quando o que está a pedir é aos mesmos que já lá estavam? Os tais que vão manter à frente dos respectivos serviços, o senhor B, Y e Z. Os três crónicos, que não vão para o trabalho. Saem da casa para o emprego.

Se não acredita Senhora Secretária, eu dou-lhe um exemplo, que se passou comigo. Um dia destes dirigir-me ao Centro de Saúde para levantar o Cartão electrónico de utente, com uma carta do Serviço Regional, na mão. A funcionária que me atendeu recusou fazer a entrega. Disse que era necessário apresentar um talão. Um papel com mais de um ano, que me foi entregue na altura em que fiz o pedido. Ainda lhe perguntei se era mesmo necessário? Se a carta não era suficiente. Para não me chatear vim embora.

Se é a contar com esta gente que reconduziu que espera fazer a revolução, é melhor repensar o discurso e rever os objectivos.

Já estou curioso para ver o ranking dos centros de saúde da região.


Angelino Mata Câmara

Diálogos surpreendentes

- O Turismo é uma área vital para a Economia da Madeira?

- É. Obviamente que sim!

- Ah! Era só para saber...

- Então porquê? A que se deve esse teu súbito interesse?

- Estive a ver o currículo do novo Director Regional e por momentos quis-me parecer que não era.

- Pois...

O BES sabe (e o Millenium também)

Dois mil milhões de euros. São movimentações nessa "módica" quantia que o Ministério Público investiga. Mais ou menos 1,4 % do PIB português. Mais ou menos o Orçamento do Ministério da Defesa Nacional (números avançados pelo Público).
Mais uma vez, o nome da "Praça" da Madeira é colocado na praça pública. E por razões pouco edificantes. "Já falaste com o teu banco? Não. falei com o teu. O BES sabe". Mais uma vez. Mas desta vez, o Millenium também. E sabe-se lá quem mais...

19.10.05

A blogosfera está a crescer.

Segundo o Technorati (via António Granando), a blogosfera continua a crescer. E muito. Como todos os dias surgem novos blogues queria destacar aqui três blogues muito especiais, surgidos hoje, mas intrigantemente já mencionados na mesma edição de hoje do jornal diário Público.

Assim, quero destacar um blogue humorístico, outro sobre o absurdo e ainda outro sobre fantasias e delírios.
Reparem que o primeiro post em qualquer um deles apareceu às 00h05.

[Adenda]: Parece que a mesma notícia também é referida no JN e no DN.



Farmácias

Parece que a liberalização das farmácias pode avançar a partir de 2006. Se assim for, eis uma boa notícia para o mercado e para os consumidores. Nunca percebi as razões de haver negócios exclusivos protegidos por um Estado que se desenvolve numa economia de mercado, e ainda para mais chorudos como poucos. De qualquer forma, o facto de qualquer farmacêutico poder abrir uma farmácia onde lhe apetecer ainda não é suficiente para a correcta liberalização e concorrência do mercado, como parece ser a proposta a avançar pelo governo. Por que razão apenas os farmacêuticos podem abrir farmácias, é uma pergunta que nunca ninguém, integral e cabalmente, me conseguiu responder. Por acaso, apenas os sapateiros podem abrir sapatarias? E não cola o argumento da especificidade do negócio: uma coisa é ser empresário, outra, completamente diferente, é ser responsável técnico situação que exige um real conhecimento das funções.

Miguel "The Snif" Sousa Tavares

O inefável Miguel "The Snif" Sousa Tavares esteve, uma vez mais, à altura da sua mínima estatura intelectual. Justificou os "cobres" que a TVI lhe paga para sustentar os seus vícios e, quiçá, virtudes, para verberar a Madeira.
Esse ser de conduta abjecta, na linguagem de carroceiro a que já nos habituou, mentiu, insultou e asneou revelando os seus complexos e invejas. Faccioso como ninguém, tendencioso como poucos e malcriado por excelência (tem a quem saia) não hesitou em desferir comentários eivados de raiva irreprimida e excitação misteriosa (para alguns).
Talvez esteja na altura de se sujeitar a um apoio psiquiátrico, confesso que à medida que as suas idiotices se avolumam a minha estranheza quanto aos seus reais objectivos cresce.

Ivan voltou

Ivan Nunes revelou-se cedo. Ele e a "sua" Política XXI, movimento rídiculo que esteve na génese do Bloco de Esquerda (juntamente com os grupelhos UDP e PSR). Ivan Nunes chegou a ser uma espécie de dirigente político juvenil de culto entre muitos dos incultos adolescentes que povoavam as universidades portuguesas nos anos 90.

Na crista da onda, Ivan Nunes atacou brutalmente o então presidente da Republica, Mário Soares, num artigo estampado no Público. Tempos depois, engolido pela voragem de Louçã, Portas, Rosas e sus muchachos, desapareceu da cena política.

Durante uns anos limitou-se a preencher com idiotices um blog que nunca aqueceu nem arrefeceu. Atravessou o deserto. Não foi tido nem achado.

Mas como dizia a minha avó, "não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe". E Ivan Nunes reapareceu. Na Comissão Política da candidatura de Mário Soares. E num blog de nome Super Mário, no qual contracena, entre outros, com Vital Moreira. É caso para dizer que o Ivan, tal como o mundo, dá muitas voltas.

OE


O que alguns debates sobre o Orçamento de Estado me recordam...

18.10.05

Finalmente!

Peseiro já foi. Paulo Andrade também. Só falta sair Dias da Cunha para que o Sporting finalmente dê o salto. O clube precisa de bons gestores (coisa que os referidos senhores não foram, basta analisar as contas da SAD ao longo dos últimos anos) mas necessita também de alguém que perceba de futebol (e de futebol, Dias da Cunha e Andrade nunca perceberam). Espero que as eleições do próximo ano sejam clarificadoras.

Já agora, só para ver se esta época ainda se salvava alguma coisa, a ideia de contratar Camacho não é má. Ou ele, ou Paul Le Guen, um dos melhores treinadores franceses. Temo, no entanto, que nos apresentem uma "solução da casa" do género Manuel Fernandes ou outro do mesmo tipo.

Venha quem vier terá uma missão dificil: reconstruír uma equipa onde abunda o talento (Moutinho, Custódio, Liedson, Douala, Pinilla, Varela, Nani) mas à qual faltam referências. A dispensa absurda de Pedro Barbosa destituíu o balneário de um verdadeiro líder (Beto, está mais do que visto, não tem e nunca terá essa dimensão. Só um treinador perfeitamente descontrolado permitiu que mantivesse o estatuto de capitão após a bárbara agressão a um colega de equipa).

Vamos esperar que venham Dias melhores.

Curiosamente, nem o FC Porto nem o Benfica podem respirar tranquilos: os primeiros parecem percorrer o mesmo trilho que percorreram a época passada; os segundos vêem recuperando de um começo desastrado. Mas conhecendo a tradição recente, um precalço singular pode deitar tudo abaixo.

Blogues linkados

Queria deixar claro que não participei na escolha dos links. Se alguns existem que nada tenho contra e, até gosto, outros lá estão que não merecem o dispêndio do meu tempo. A seu tempo introduzirei outros por onde deambulo.

À espera de boleia





Kineret Mendel, 23 anos, morta por terroristas das brigadas de Al-Aqsa.

Oz Ben-Meir, 14 anos, altleta excepcional, morto pelos mesmos disparos cobardes.

Matat Rosenfeld-Adler, 21 anos, casada há dois meses, a terceira vítima dos terroristas.

Estavam à espera de boleia, pacificamente, à beira da estrada, quando uma viatura passou e metralhou-os.

Somente os factos.

Coisas que me chegam pelo correio

Reflections on a Mote of Dust
Carl Sagan (1934-1996)

"We succeeded in taking that picture [from deep space], and, if you look at it, you see a dot. That's here. That's home. That's us. On it, everyone you ever heard of, every human being
who ever lived, lived out their lives. The aggregate of all our joys and sufferings,
thousands of confident religions, ideologies and economic doctrines, every hunter
and forager, every hero and coward, every creator and destroyer of civilizations,
every king and peasant, every young couple in love, every hopeful child,
every mother and father, every inventor and explorer, every teacher of morals,
every corrupt politician, every superstar, every supreme leader, every saint and sinner
in the history of our species, lived there on a mote of dust, suspended in a sunbeam.
The earth is a very small stage in a vast cosmic arena. Think of the rivers of blood
spilled by all those generals and emperors so that in glory and in triumph they could become
the momentary masters of a fraction of a dot. Think of the endless cruelties visited by the inhabitants of one corner of the dot on scarcely distinguishable inhabitants of some other corner of the dot.

How frequent their misunderstandings, how eager they are to kill one another, how fervent their hatreds. Our posturings, our imagined self-importance, the delusion that we have
some privileged position in the universe, are challenged by this point of pale light.
Our planet is a lonely speck in the great enveloping cosmic dark. In our obscurity
- in all this vastness - there is no hint that help will come from elsewhere to save us from ourselves. It is up to us. It's been said that astronomy is a humbling, and I might add, a character-building experience.


To my mind, there is perhaps no better demonstration of the folly of human conceits than this distant image of our tiny world. To me, it underscores our responsibility to deal more kindly and compassionately with one another and to preserve and cherish that pale blue dot,
the only home we've ever known."

Links

Como certamente repararão, inserimos links para outros blogues de que gostamos.

Na Patagónia


Fui à "Esperança" e consegui encontrar "Na Patagónia", de Bruce Chatwin. O melhor livro de viagens que conheço. E que ainda por cima relata uma jornada naquele que é o meu território mítico.

Sei que não têm nada a ver com isso, mas ganhei a semana...

Post-Scriptum: A edição da "Penguin"é bem mais bonita que a portuguesa da "Quetzal". Por isso está aqui retratada.

Vieira, o génio da lâmpada

O ministro Vieira mostrou-se chocado com os níveis de pobreza existentes em Portugal. Com o facto de 1 em cada 5 portugueses viverem no limiar da pobreza, ou abaixo dele. Com o facto da lusitana pátria ser o país da UE com maiores desigualdades entre ricos e pobres. O ministro Vieira ficou abismado quando soube que em 2003 e 2004 os portugueses voltaram a emigrar em força.

Será caso para dizer que o ministro Vieira não costuma sair à rua. E que só agora descobriu aquilo que era óbvio para toda a gente. O ministro Vieira é um autêntico génio da lâmpada!

17.10.05

Vai uns bifes de cebolada?

De repente, telejornais, jornais e revistas descobrem que quatro milhões de portugueses são gordos. Pecado capital. Drama nacional. Espanto geral. Ó.... coitados (longo bocejo).

Detrás da moita de catarse em riste, no Dia Mundial que se assinalava, saltaram logo especialistas em nutrição, alimentação, digestão e outras coisas terminadas em ão. “Faz mal”, “é perigoso”, “há o colesterol”, “os ataques cardíacos”, “os diabetes” e outras maleitas terríveis. E os portugueses “comem muito”, e “comem mal”. “Fritos”, “hamburgueres” e outros males nutritivos como enlatados. Tudo isto sem contar com a ausência de frutas, legumes e outros derivados vindos essencialmente da América do Sul e arredores.

Confesso que nada tenho contra os gordos e obesos, tirando alguns pormenores que têm mais a ver com questões estéticas (nada menosprezáveis) de gosto. E entendo que cada um deve comer o que bem lhe apetecer. Esta coisa pós-moderna de dizer sempre o que se deve fazer é uma espécie de ditadura que apenas visa criar estigmatização junto daqueles que fogem, aparentemente, dos padrões normais, qual casta de proscritos a quem se aponta o dedo na rua, no escritório ou no centro comercial. Já é assim com os que fumam, por exemplo, verdadeiro grupelho de bandidos com armas de destruição maciça na boca no dizer de muitos.

Mas nem todos (num sentido geral) querem ser bem alimentadinhos com iogurtes magros, bebidas azuis, sopinhas caseiras e saladas e exercitar diariamente o corpo com professores de ginástica aprumados que o máximo que sabem dizer é “um, dois, três e salta” ou “vai, e força, e vira, e vai acima, e vai abaixo (seguido de uma série de grunhidos)”.

Portugueses, e muito sinceramente, se vos apetece comer, javardar ou enfardar grandes nacos de suculenta carne, por favor comam, javardem e enfardem grandes nacos de suculenta carne. E não liguem a tudo o resto. Lembrem-se: mais vale gordos e felizes do que magros e infelizes. Para consolo, o velho adágio popular serve que nem uma luva: “o que não mata, engorda”. Ao menos isso.


Retirado daqui e inspirado no "007 Vive e deixa morrer"

Cartas dos leitores

Via email, chegou o seguinte texto:

"Gostei de encontrar um blog regional na blogosfera.No
entanto, a minha felicidade foi esmorecendo quando constatei
que o seu conteúdo é sectário e arregimentado.
Acredito em convicções e aceito-as ,ainda que estejam
nos antípodas das minhas.O que me custa é reconhecer que
no domínio político a irracionalidade prevalece sobre as
convicções.Ser-se social democrata ,na sociedade actual,
é ter-se uma visão realista do mundo .Mas, reconhecer
que um sitema (que se diz democrata )previlegia a
mediocridade,o parasitismo,a falta de carácter,o "lambe
botismo" e não as reais competências das pessoas,isso
sim ,custa-me engolir.
Quantos dirigentes desportivos,membros de associações
recreativas e culturais,chefias de bombeiros voluntários
(ou não),se encostam ao poder para viver dos benefícios
do "posto"?
Porque razão não se olham as pessoas pela sua
capacidade de trabalho,pelo seu respeito pela profissão e
pelo próximo?
Porque razão se "endeusam" prepotentes,mal-educados
muitas vezes malcriados para as pessoas com parcos recursos?
Porque se elegem pessoas dessas?
A educação,a procura da equidistância em conflitos
e a justiça na avaliação das pessoas ,deveriam ser os
valores predominantes na nossa sociedade.
Infelizmente isso não acontece...Fiquem bem,ssejam
justos e publiquem.Fico à espera de vos ler..."

Mariana Silva

16.10.05

Revistas

Não assinalei desta vez a chegada de novo número da Atlântico (revista da direita liberal) às bancas, mas aproveito para dizer que outra revista importante já se encontra disponível: a Nova Cidadania (revista da direita conservadora). A Nova Cidadania é uma publicação trimestral dirigida por João Carlos Espada. Custa apenas 4€ e já vai no seu 26º número. A ler.

Aos poucos, a direita vai despertando e saindo do seu insuportável anonimato. A esquerda que se cuide. Foi você que disse que as ideologias estavam mortas? Abaixo o politicamente correcto.

Comédia futebolística ou de bons costumes

Confesso que há muito tempo não me ria tanto como ontem a ver a actuação da dupla de centrais do Porto contra o Benfica. Verdadeiramente hilariante.

Astérix

A última aventura de Ásterix foi lançada mundialmente na passada sexta-feira. O novo livro, que tem por título “O céu cai-lhe em cima da cabeça”, é um verdadeiro equívoco que se lê em menos de meia-hora e que mete, imagine-se, seres extra-terrestres e naves espaciais.

Pena que o céu não tenha mesmo caído na cabeça de Uderzo antes de se lançar em tão inglória cruzada. Teria assim percebido que não vale a pena querer manter vivo aquilo que já não tem alma.

Adenda: Nunca percebi porque é que a Asa traduziu o nome de Abraracourcix (o chefe da aldeia) para Matasétix ou o de Assurancetourix (o bardo) para Cacofonix.

Assinalando a efeméride

Faz hoje uma semana que o PS não perdeu nada porque nada tinha por perder. Emanuel Jardim Fernandes dixit.

Margarida Rebelo Pinto

Como destruir literatura cor-de-rosa. Por João Pedro George.