2.7.05

"Atarrachador"

A RTP-Madeira coloca no ar mais um regionalismo. Suspense imenso mas, voilá, mistério desfeito, a escolha recai sobre “atarrachador” (sic), uma palavra tão banal aqui como em Trás-os-Montes ou no Alentejo.
Desconheço se houve mudança de orientação na rubrica ou ordens para perguntar banalidades. Mas uma coisa é certa: sem querer a RTP-Madeira inaugurou uma nova secção de regionalismos. Passou dos regionalismos falados para os, novidade suprema, regionalismos escritos. Só isso explica que nenhuma alma caridosa tenha percebido que é "atarraxador" e não “atarrachador”, como qualquer dicionário minimamente decente explica.

30.6.05

A natureza do mal

Infelizmente, o mal tem sempre muitos nomes científicos.

Contradições

O Diário de Notícias da Madeira despediu um funcionário alegando que os textos por ele escritos num blogue ponham em causa o bom nome da empresa. É a primeira vez, em Portugal, que tal sucede.

Curiosamente, o Diário de Notícias apregoa, há mais de 100 anos, a liberdade de imprensa que, como é óbvio, se devia traduzir em liberdade de expressão. Contradições...

Um abraço solidário ao Bento.

Perguntas (legítimas)

Se ganhar as eleições para a CMF, onde é que Carlos Pereira vai colocar as barreiras que impedirão a entrada gratuita de veículos no centro no Funchal? Ou haverá outro sistema - género video-vigilância ou "olho"-vigilância (com a colaboração da PSP e de uma qualquer PM)?

Sei lá, eu também, sempre que vou a Londres, lembro-me do Funchal. São cidades tão parecidas...

29.6.05

Bem prega Frei Tomás...

...fazei como ele diz, não como ele faz.

Mais papista que o Papa

No Parlamento Regional, um deputado do PS pavoneia-se em loas às famigeradas medidas apresentadas por Sócrates para combater o défice e colocar na ordem as contas do país. A sua intervenção incide essencialmente no fim de algumas regalias, há muito instituídas, dos funcionários públicos e no anúncio da austeridade e de uma espécie de nova ditadura que transforma tudo em números., em índices e em estatísticas. No caso em particular, Ricardo Freitas, o deputado em questão, referia-se ao congelamento das progressões automáticas nas carreiras e à passagem da reforma para os 65 anos, entre outras coisas (como o extraordinário aumento do IVA) que têm o objectivo supremo e ignóbil de culpar os suspeitos do costume.
Tudo muito bem. Nada que não se esperasse de um parlamentar da bancada que tem a mesma cor partidária do governo da República e que faz do seu discurso uma tentativa, vã e efémera, de legitimação da actual acção política de um executivo há demasiado tempo à deriva.
Mas o extraordinário nisto tudo, e espantem-se, é que o referido deputado é, para além de deputado pelo Partido Socialista, presidente do Sindicato Democrático da Função Pública na Madeira. Isso mesmo, leram bem: presidente do Sindicato da Função Pública na Madeira. Ora, neste cenário absurdo, não estaremos perante um caso gritante de incompatibilidade política? Como se sentirão os associados deste sindicato ao verem um presidente que não os defende e que não é com eles solidário? É para isto que servem os sindicatos? Bem fez Roberto Almada, deputado pelo Bloco de Esquerda, ao anunciar no hemiciclo que ia cessar imediatamente a sua inscrição neste sindicato e distribuir cópias do referido discurso pelos trabalhadores do mesmo. Se eu fosse sindicalizado, faria o mesmo.

27.6.05

Amuo da Esquerdalha

O circo está a pegar fogo. O Barnabé arde bem ....é como a palha.

Acabou-se o pavonear burguês da esquerda queque. Era de prever, falta-lhes a consistência e a fibra necessárias para qualquer projecto de médio/longo prazo. Vivem do e para o momento, da chama fugaz, da faísca.

O regresso de Mohammed Saeed al-Sahaf


Ele fez história. E deixou seguidores:
Kumba Ialá garante que não perdeu as eleições.
A dupla Daniel Oliveira/Ana Drago garante que não houve arrastão e que os assaltos na praia de Carcavelos foram provocados pelo pânico de uma carga policial.
Saddam Hussein garante que ainda é presidente do Iraque.
Eu, perante o delírio, não garanto nada.

26.6.05

Este blogue até ganha torneios...

O Magno, um dos bloggers (!) deste espaço, ganhou um torneio de golfe no Porto Santo. Está por isso de parabéns.

PS para o Magno: espero que agora apareças por cá mais vezes...

Os populistas também se abatem

O Dr. Carrilo ameaça bater com a porta e abandonar a sua formosa candidatura a Lisboa. Percebo-o perfeitamente: o Dinis Maria afinal ainda não consegue articular um ensaio inteiro, o Eduardo Prado Coelho sozinho não chega para as encomendas e o antigo namorado da Bárbara (um tipo também conhecido por "cabelo azul") voltou à apresentação de programas de televisão. O pessoal do marketing, desesperado, também entende que a coisa assim não vai lá e que a conjugação dos planetas não está a ajudar o pobre político-filósofo (ou será filósofo-político?).
O Dr. Carrilho medita por isso profundamente. E medita profundamente à procura de algo que evite o naufrágio que as sondagens prometem. Por um lado, pode fugir (desistindo); e por outro, pode deixar-se ir de fantasia em fantasia até à estocada final (candidatando-se). Dê por onde der, um e outro caminho adivinham o fim do mito e são a prova provada que os intelectuais populistas também se abatem.

Uma dúvida:

Pagar 25€ ou 30€ para ver a Ana Bola e a Maria Rueff não é um luxo demasiado caro?

Um projecto

Um projecto muito interessante do Hugo, um colega meu de mestrado.

Impressões

É impressão minha, ou o Diário de Notícias transforma-se numa espécie de Caras de cada vez que o Cristiano Ronaldo cá põe os pés?