8.10.09

Eleições em Lisboa

Posso estar enganado, mas estou convencido que Santa Lopes irá mesmo retirar António Costa da presidência da Câmara Municipal de Lisboa (o que acaba por soar a justiça poética: Santana Lopes saiu de Lisboa para ir para um governo de onde foi retirado com forte ajuda de António Costa. Este último abandonou o governo, para ir para a Câmara Municipal de Lisboa, de onde será posto fora pelo mesmo Santana Lopes).
Mas mesmo que o (sempre) renascido Pedro Santana Lopes não vença em Lisboa, a verdade é que a sua candidatura colocou António Costa e o PS em sentido. Prova disso é o absoluto desnorte do candidato socialista, político normalmente sereno e previdente, mas que tem demonstrado um histerismo invulgar. Aliás, a sua campanha mais não é do quem uma correria desenfreada atrás de Pedro Santana Lopes, que marca, definitivamente, a agenda política.
E nem aquelas medidas desesperadas de última hora, como a reunião que o (ainda) edil manteve com o movimento cívico contra o alargamento do terminal de contentores do Porto de Lisboa safam António Costa. Não tome cuidado e o descalabro pode ainda ser maior, pois o carácter eleitoralista e demagógico é por demais evidente!
Mas, se há alguma vitória antecipada é, neste momento, para os habitantes de Lisboa. Por pressão do candidato social-democrata, António Costa viu-se obrigado a assumir alguns compromissos que se traduzirão em benefícios para a capital. E, se mais não houvesse, essa seria razão de sobra para a candidatura de Santa Lopes já ter valido a pena!

Ao que chegámos....

Não sei, nem tenho palavras para classificar, a situação que se verificou ontem na inauguração, junto ao Tecnopólo. Mais uma vez a história repete-se. A cada acto eleitoral, a cada inauguração. São as consequências da entrada do Partido da Nova Democracia (PND) no espectro partidário madeirense.
Como é possível depois de 34 de regime democrático? Cidadão impossibilitados de "ver a obra feita"? Impedidos por quem? Por elementos de segurança privada? Agressões? Porquê? Qual o papel da PSP? Do Ministério Público? Do Presidente da República? Ninguém intervém? É isto que alguns classificam de "normalidade democrática"?
Eu, enquanto madeirense sinto-me completamente envergonhada e triste...
É caso para dizer, "Já Chegámos à Madeira!".

7.10.09

Is that for real?!

Ouvi Elisa Ferreira a prometer tripas para toda a gente, caso seja eleita. Tripas à moda do Porto, ora pois, mas também à tripa-forra, passe a redundância. Boas ideias, tem esta senhora. Percebe-se a sua escolha para dois cargos. Iluminada e com uma mente tão arejada, tem mesmo que estar no Parlamento Europeu.
Curiosa é a dimensão profética da afirmação. Elisa Ferreira, dissimuladamente, promete aos eleitores do Porto que, a exemplo do resto do país, terão de fazer das tripas coração, para sobreviverem sob a governação socialista. O que parecendo uma tontice, acaba por ser um bom serviço prestado à população do Porto, que avisado para o que aí vem (de Sócrates), não cometerá o mesmo erro duas vezes.

Is that for real?! II

Parece anedota mas não é.
Então não é que após o BE ter escarrapachado no seu programa eleitoral a proposta imbecil de acabar com os rodeos – atentado gravíssimo aos direitos dos animais, que, como se sabe, afecta particularmente Portugal - , não é que a presidente de Salvaterra de Magos, única autarquia do BE, autoriza a realização de um… rodeo, dentro dos limites do seu município! E clama coerência, o Louçã.
Valha-nos Deus!
É que este bocado de terra onde vivemos já não é um país: é uma anedota!

6.10.09

Típico

Sócrates começou o jogo do empurra, tentando "mandar" para as costas da oposição a obrigação de criar condições para governar. É típico.

Catástrofe anunciada?

Por onde anda a campanha do PS na "corrida" à Câmara do Funchal?

Não tenho nada contra o Rui Caetano, um tipo simpático que me merece respeito, no entanto, creio que é o mais fraco dos candidatos apresentados pelo PS à maior autarquia da Região.

O PS perderá, certamente, um vereador, arriscando-se mesmo a um resultado catastrófico no qual ficará sem dois eleitos. Domingo veremos...