19.11.05

Compras para o Natal


É inevitável. Com ou sem dinheiro os portugueses vão ser seduzidos, a gastar o que têm, e o que ainda vão ganhar no próximo ano.

Eu já decidi. Vou contra tudo e todos!
Contra as indicações da União Europeia, que já proibiu a importação de têxteis chineses. O país já ultrapassou a quota. Contra o meu Governo, que nada fez para modernizar a indústria têxtil. Contra os empresários do sector, em Portugal, que devem estar beira de um ataque de nervos. Vou, inclusive, contrariar as indicações da Quinta Vigia.

Que fique bem claro. Não sou do contra, mas vou agir contra: - Os preços altos, praticados pelo comércio tradicional, em Portugal; contra os salários baixos pagos no meu país.

É face a esta realidade, que vou fazer compras nas lojas chinesas. São mais económicas, têm produtos diferentes, -( porque também sou contra a globalização do comércio) e apresentam mais variedade.

Num destes dias entrei numa loja chinesa. Confesso! Fiquei estupefacto com a oferta. Encontrei desde uma sexy peça de langeri, até uma útil tampa para sanita. Só que não era uma tampa qualquer. Tinha um toque oriental. Estava forrada com um material, tipo esponja. Imaginem o conforto de uma ida à casa de banho…

Também dei com cabeças à venda. Sim; género manequim. Curiosamente eram todas ocidentais. Como sabem que não gostamos de chineses, pretos, indianos, e por aí fora, não querem hostilizar. Não é por acaso que têm, “sorte” para não dizer, olho, para o negócio.

Por momentos, ainda tive esperança que poderia fazer história em Portugal. Contrariar uma tendência dos blogues. Como a maioria dos leitores detesta, os gloguistas anónimos, procurei, cuidadosamente, a minha cabeça clone.. Juro! Ia fotografá-la e expô-la na CONSPIRAÇÃO. Infelizmente, nenhuma das que estava exposta era parecida com a minha.

Ainda pedi ajuda à chinesa da loja. Perguntei-lhe se não tinham mais cabeças. É óbvio que não sei falar chinês. Apontei com as mãos para minha cara e……
Disse-me que NAU, NAU..

Retribui-lhe com uma vénia, com a cabeça e continuei a ver loja….

NOTA: NO PRÓXIMO DIA, NÃO PERCA A HISTÓRIA DA CASA CHINESA NA MADEIRA.

18.11.05

Coisas que me chegam por e-mail



Imagens da derrocada que esta semana atingiu a Marginal e o Porto de Recreio da Calheta.

Eu não

Nos Açores, os ordenados "valem" mais 3%. Mesmo assim, eu não viveria nos Açores...

Estamos com eles


Estamos com eles. E gostaríamos que os exemplos de coragem e dedicação de todos eles fossem seguidos mais vezes neste país.

Apoio

A segunda é, curiosamente, apoiada por um dos maiores pensadores portugueses da actualidade: José Gil. Não deixa de ter graça.

Multiplicam-se

Eles multiplicam-se:

www.botelhoribeiro.org

http://www.manuelamagno.com.pt/

Coisas que me chegam por e-mail

O que ganha, quem nos quer esfolar!!!

- Boas Vidas!!!

Nem tudo vai mal nesta nossa República· (Pelo menos para alguns)

Com as eleições legislativas de 20/Fevereiro, metade dos 230 deputados não foram eleitos. Os que saíram regressaram às suas anteriores actividades.

Sem, contudo saírem tristes ou cabisbaixos. Quando terminam as funções, os deputados e governantes têm o direito, por Lei (deles) a um subsídio que dizem de reintegração:

- um mês de salário (3.449 euros) por cada seis meses de Assembleia ou governo.

Desta maneira um deputado que o tenha sido durante um ano recebe dois salários (6.898 euros). Se o tiver sido durante 10 anos, recebe vinte salários (68.980 euros). Feitas as contas e os deputados que saíram, o Erário Público desembolsou mais de 2.500.000 euros.

No entanto, há ainda aqueles que têm direito a subvenções vitalícias ou pensões de reforma (mesmo que não tenham 60 anos). Estas são atribuídas aos titulares de cargos políticos com mais de 12 anos.

Entre os ilustres reformados do Parlamento encontramos figuras como:

Almeida Santos......................... 4.400, euros;

Medeiros Ferreira....................... 2.800, euros;

Manuela Aguiar......................... 2.800, euros;

Pedro Roseta.............................. 2.800, euros;

Helena Roseta............................ 2.800, euros;

Narana Coissoró ...................... 2.800, euros;

Álvaro Barreto............................. 3.500, euros;

Vieira de Castro........................... 2.800, euros;

Leonor Beleza ............................ 2.200, euros;

Isabel Castro............................... 2.200, euros;

José Leitão................................ 2.400, euros;

Artur Penedos............................ 1.800, euros;

Bagão Félix............................... 1.800, euros.

Quanto aos ilustres reintegrados, encontramos os seguintes:

Luís Filipe Pereira ............... 26.890, euros / 9 anos de serviço;

Sónia Fortuzinhos .... 62.000, euros / 9 anos e meio de serviço

Maria Santos ..................... 62.000, euros /9 anos de Serviço;

Paulo Pedroso ........ 48.000, euros /7 anos e meio de serviço

David Justino ............ 38.000, euros /5 anos e meio de serviço;

Ana Benavente ................... 62.000, euros/9 anos de serviço;

Mª Carmo Romão .............. 62.000, euros /9 anos de serviço;

Luís Nobre Guedes ... 62.000, euros/ 9 anos e meio de serviço.

A maioria dos outros deputados que não regressaram estiveram lá somente a última legislatura, isto é, 3 anos, o suficiente para terem recebido cerca de 20.000, euros cada.

É ESTA A CLASSE POLÍTICA QUE TEM A LATA DE PEDIR SACRIFICIOS AOS PORTUGUESES PARA DEBELAR A CRISE..

MAS... HÁ MAIS !!!

APESAR de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado.

A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.

A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado - técnico superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.

A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social.

O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro.Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.

Triplicar o salário. Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa. O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses.

A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, disse ao EXPRESSO Vasco Franco.

Não se ficam, no entanto, por aqui os contributos da fazenda pública para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos mais de 5000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900 euros de outra reforma, por ter sido ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril (????????), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro.

Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.

16.11.05

Actualizações

Este blogue está a crescer. Não está mau.


My blog is worth $3,387.24.
How much is your blog worth?

Um verdadeiro candidato português

Encontrei finalmente um candidato à altura. Um alcoólico fala-barato com alma de artista, intelectual das bejecas e do torresmo. Um campeão dos matraquilhos. Um “Macho latino” com alma de fadista. Um homem sentimental que chora quando ouve a Ruth Marlene e o hino, nos jogos da selecção. Um benfiquista convicto, roedor de coiratos nas barracas que rodeiam a “catedral”. Um caminhante infatigável nos corredores do “Colombo” e nas sex-shoops da “baixa”. Um voyeur que espreita as meninas da escola secundária.

Um racista moderado que usa meia branca e sapato preto perfeitamente engraxado.

(e a unha do dedo mindinho crescida pra ser útil, pá!)

Um homem de família que usa um colar de Nossa Senhora da Aparição por fora da camisa branca de polyester. Um ás na cama e no volante

(a minha Rosa que o diga. E também se não disser leva logo com uma estalada que lhe desloco o maxilar, pá. Em casa mando eu, olha que f….).

Um atento leitor da bola

(esses tipos pá, não sabem escrever são todos do Porto, é o que é, o Pinto da Costo comprou-os todos pá. Quero é que se f…. todos, pá)!

Um iletrado assumido.

(Saramago? Punha esse gajo na agricultura, pá, pa quê que servem os livros? Eu nunca li nenhum e prontos, pá, sei mais que esses gajos todos, pá. Quero é que se f…. todos, pá!)

Um fã do Salazar

(se o homem não tivesse morrido pá, em África os turras tavam f… era o que era, pá… Gajos com tomates, é o que a gente precisa, pá… Só que apareceu o Bochechas e f… tudo pá, isso é que é, essa é a verdade pá, f… e agora ainda quer que votem nele pá…, vá mas é pó c…. que se a minha Rosa não tivesse a ouvir mandava-o prá p...q...p... pá!)

Um verdadeiro português.

http://www.vieira2006.com/

Vamos alcatroar Portugal com o Vieira!

(não pá, não é o do Benfica)!

Os cromos da bola

E se, de repente, desenterrados do baú surgissem os verdadeiros cromos da bola? Eis mais um blogue extraordinário, que prova como a blogosfera consegue diariamente surpreender. (Obrigado, Hugo.)

Netmadeira

As cartas sobre a Netmadeira multiplicam-se no espaço público madeirense. As queixas variam entre a lentidão comprovada e o dinheiro despendido. Que é “lenta”, que é “cara”, que é uma “desgraça”, que “me impede de trabalhar”, que não sei o quê, que não sei que mais, e outros primores do género. Como bons portugueses, os madeirenses passam boa parte do seu tempo a reclamar contra aquilo que não funciona. Têm esse direito. Têm esse dever. Não ponho em causa as reclamações até porque não utilizo o serviço da empresa em questão, embora veja tudo isto como tempo perdido uma vez que as queixas devem ser dirigidas, em primeiro lugar, à empresa.

Apenas duas perguntas: se a empresa não dá resposta e o serviço é mau, porque é que insistem no erro em vez de mudar para o ADSL, por exemplo? Acham o serviço muito caro e muito lento? Pois então aproveitem outras tarifas de outros serviços com velocidades iguais ou superiores. O mercado de acesso à Internet hoje em dia, felizmente, não é monopólio de ninguém. E se não estamos satisfeitos, podemos sempre mudar, que é coisa que na realidade nem custa muito. O que não falta por aí são alternativas para os clientes. Basta escolher.

O candidato que faltava

Agitam-se as águas. O (quase) candidato mais esperado já está em campo. Manuel João, pois claro.

Fnac

Ouvi dizer que a FNAC vai abrir brevemente uma loja no Funchal. Nem tudo é mau...

Elementos


Tédio

Na Madeira, ultimamente, vive-se na Paz do Senhor. Para além do Palácio e do facto do Bispo ter proibido missas de capas na Sé, não se passou absolutamente nada de relevante nos últimos dias. Assim, meus caros, isto torna-se um tédio...

15.11.05

Um conjunto de frases feitas

Cavaco conseguiu estar uma hora na televisão sem dizer nada. Ou melhor, dizendo o óbvio. Anunciou que estará "acima dos partidos", ou seja, cumprirá uma obrigação constitucional. Referiu que quer colaborar com o Governo, este ou qualquer outro, ao que parece. Afirmou considerar importante pôr todos os "órgãos de soberania" (os tribunais incluídos, presumo) a "remar para o mesmo lado nas grandes questões nacionais", a saber: competitividade das empresas, competitividade das empresas, competitividade das empresas e competitividade das empresas.

Para provar que é um homem que mobiliza voltou a referir-se aos seus governos, dizendo que mais ninguém teve tanto sucesso em matérias de consertação social. Para mostrar ser conhecedor dos dossiês lembrou ter participado em "29 conselhos europeus". Piscou o "olho à esquerda". Fez "olhinhos ao centro" e, confiante de que tem a direita no bolso, ignorou-a por completo. Presume-se que para se mostrar "homem de vasta cultura geral" citou Churchill, ou melhor, repetiu um dos mais conhecidos lugares-comuns ditos pelo estadista britânico.

Para reforçar que estava interessado nos grandes problemas internacionais anunciou que numa entrevista da qual ninguém se lembra, num canal de televisão do qual ninguém se recorda, criticou a diplomacia americana por não ter conseguido evitar a Guerra no Iraque (posição parecida à de Soares).

Cavaco voltou, enfim, a debitar uma série de frases feitas. E o pior é que basta continuar assim para chegar a Belém, tal a debilidade dos restantes candidatos.

14.11.05

"Mais parva não consigo ser (JAD)."

O post de Joana Amaral Dias (aqui) demonstra a tibieza da Brigitte Bardot da pseudo-esquerda portuguesa. O seu nível desceu a patamares inimagináveis, levando-me a concluir que a menina não passa de um torso convincente e de uma embalagem facial magnetizante.

Felizmente, estas posições farão o seu ocaso, não tem estrutura moral e intelectual para atingir algo de relevante. Plagia, copia, opina sem nexo, é malcriada, simplifica tudo, é óbvia, em suma, uma cabecinha oca, aqui e ali polvilhada de uma esperteza saloia, tão típica do nosso país.

Torna-se penoso seguir a sucessão de barbaridades proferidas ou escritas pela criatura, nem uma criança ou pré-adolescente recorre a tão vulgar argumentário. Não há pachorra para protagonistas tão básicos.

Um sucesso cinematográfico

A I Edição do Festival de Cinema do Funchal (FICF), integrada no Programa Oficial das Comemorações do V Centenário da Cidade do Funchal, foi um sucesso óbvio. Sobretudo pela participação do público e pela atenção mediática que conseguiu obter não só na Madeira, mas também nos órgãos nacionais.

No que respeita ao público, o FICF conseguiu atrair 3.500 pessoas, sendo que 500 assistiram às "curtas" no Jardim Municipal. As restantes fotam ao Teatro, sendo que nas sessões da noite foi atingida uma taxa de ocupação de 90%.

O evento teve uma cobertura mediática muito forte na Região, com destaques para o Diário, Notícias da Madeira, Jornal da Madeira e RTP-M, e foi amplamente divulgado em órgãos de comunicação social nacionais, com destaques, entre outros, para a "Premiére", que enviou até à Região José Vieira Mendes, editor-chefe, para o Público, que anunciou o Festival e entrevistou Victoria Abril ou para a Agência Lusa, que enviou o jornalista Pimenta de França.

Em resumo, o FICF tem potêncial para transformar-se num cartaz turístico importante para a cidade e para a Região.

Campanha

Soares faz a campanha em função de Cavaco. Alegre faz a campanha em função de Cavaco e de Soares. Louçã faz a campanha em função de Cavaco, Soares e de Alegre. Jerónimo faz a campanha em função de Cavaco, Soares, Louçã e agora também de Alegre. Garcia Pereira fará a campanha para tentar aparecer na televisão. Em resumo, cada qual atira-se ao que está à sua frente.