11.5.07

A refundação

No PS Madeira as movimentações já começaram. O Prof. Cardoso, eterno candidato e pessoa pela qual tenho estima e consideração por razões de amizade, já veio propor uma refundação socialista para que um novo projecto político seja capaz, através da reformulação dos seus princípios, de aglutinar o maior número de pessoas possível e assim se constituir como uma alternativa credível ao PSD na Madeira. Alertada pelo assunto, a Dra. Rita Pestana já mostrou alguma sensibilidade para esta refundação, coisa que o Sr. Ismael Fernandes, agora do Partido da Terra, liminar e sensatamente recusou. No continente, o Dr. Manuel Alegre, que também já humilhou em tempos o PS, viu com bons olhos a ideia enquanto jogava, entre uma cachimbada e outra, parte da responsabilidade da última derrocada eleitoral socialista para as costas do Eng. (?) Sócrates. Na realidade, esta miscelânea promete. O mundo está cheio de utopias sortidas e, como dizia o poeta, o sonho comanda a vida. Por agora, desconhece-se se a futura refundação irá ser feita com base nos textos que o Prof. Cardoso escreve no Diário de Notícias (verdadeiros enigmas para o mais comum dos mortais) ou alicerçadas nas ideias estarrecedoras do Dr. Alegre capazes de colocar um milhão de eleitores a pensar em poesia e outros dois milhões a votar no extraordinário Prof. Cavaco. Seja como for, os próximos tempos prometem momentos de boa disposição: como muito brevemente a nova liderança socialista irá perceber, um manicómio não se reforma. E, naturalmente, também não se refunda.

Despertar do coma

O Dr. Serrão andou de Mercedes com motorista, contratou especialistas em marketing, encheu o peito e gritou aos quatros ventos que era uma alternativa política aos madeirenses. Pelo meio, fez meia dúzia de propostas irrealistas, onde se destacava a criação de 8000 novos postos de trabalho, utilizou um discurso indecifrável que jamais penetrou no eleitorado e fez-se esquecido das patifarias que o governo da república fez à Madeira tentando desviar as atenções para a cor dos balões. Não convencido da sua má estratégia, no domingo passado, o Dr. Serrão apressou-se em encontrar desculpas de mau perdedor inventando mil e um subterfúgios para a derrocada em que mergulhou o PS. Nesse mesmo dia, o Dr. Serrão não se demitiu certamente à espera que uma vaga de fundo lhe suplicasse que não fosse embora garantindo-lhe que o barco ainda podia ser salvo. Como a vaga de fundo não apareceu, e muita gente já tinha saltado noutro porto, o Dr. Serrão veio ontem palidamente admitir que não se vai recandidatar ao cargo onde ninguém o quer. Durante uns tempos, o Dr. Serrão viveu inebriado e convencido que o céu e a terra eram um único e um mesmo lugar. Foram tempos de enorme bazófia, alimentados por dois ou três resultados medianos obtidos na região, que lhe legaram uma esperança à qual despropositadamente se agarrou não percebendo o contexto político dos mesmos. O Dr. Serrão andava por isso convencido que o seu charme seria suficiente para virar a contenda a seu favor. No domingo, finalmente, o Dr. Serrão despertou do coma em que andava metido e da maneira mais violenta possível: chocando de frente com o camião da realidade dos factos. Que é o mesmo que dizer, neste argumento, com a vontade soberana do povo madeirense.

Festa do Livro

Começa hoje a Festa do Livro - 33ª Feira do Livro do Funchal. Com novidades do programa. A não perder...

10.5.07

Muito bom

Muito bom...

Pergunta

E se Madeleine se chamasse Madalena? Abriria durante tantos dias o Telejornal?

Honestamente, gostaria que este caso se resolvesse e que a menina aparecesse sã e salva. A pergunta não traduz falta de compaixão pelo caso em apreço.

Quantos pecados expiarás...

Serrão abandonou o castelo. Fizeram-no perceber a hecatombe. Agora, quem segurará a tranca da porta até Trindade aparecer, presumo que numa manhã de nevoeiro? Quem aguardará o Desejado? E se o servo da gleba, repentinamente, se tentar transformar em Senhor, quebrando o dever de vassalagem que assumirá até ao Ano da Graça de 2009? E se o Desejado, tal como o Senhor seu pai, se recusar a aparecer? Ah, Serrão, Serrão, quantos pecados tendes para expiar!

9.5.07

O cigarro de Pessoa

Um post delicioso... Reescrever o passado para branquear o presente.

Esperam-se novas

Cuide-se, Sr. Eng...

Uma questão de respeito

Mais uma vez, a esquerda mostra o respeito que tem pela Democracia...

Pobre de ti, a quem todos atacam...

Agora, sabemos finalmente de quem é a culpa de Jacinto Serrão ter perdido as eleições: do Presidente da Republica. Esse mesmo, esse verdadeiro "serviçal" de Jardim, que com ele colaborou - tal como todos os anteriores, presumo eu - para dar cabo da oposição madeirense, em particular do PS-Madeira. Pobre Jacinto, porque que todos te atacam...

A teoria patética é da autoria do próprio Jacinto. Que gastou duas páginas de Diário a justificar o injustificável. Será que o homem ainda não percebeu nada? Irra que dói...

8.5.07

Vitalino Canas está louco?

Como pode algum político afirmar que umas eleições são um exercício inútil, como fez Vitalino Canas?
Pior ainda é, perante uma afirmação destas, o Presidente da República ter ficado calado. Assim se vê os ares democráticos que se vivem a nível nacional!

O que esperar do Bexiga, digo do deputado Baltasar?

A Assembleia Regional tem duas bancadas novas: MPT e PND.
Estou curioso para ver como se porta Baltasar Aguiar (afinal, é com s, ou com z?). Espero que alguma da histeria que revelou durante a campanha eleitoral dê lugar à intransigência na defesa das suas ideias. Veremos se tem algumas.

A digito cognoscitur leo

Estou curioso para ver quem constituirá o novo governo regional.
Acho que este executivo poderá trazer alguma juventude e muito especialmente um jovem em particular: Jaime Filipe Ramos. Esperemos para ver, mas acho que se isso acontecer, poderá ser revelador da estratégia para 2010.

Muito, meu amor*

Como é possível virar as costas tantas vezes a um lugar e a pessoas que se ama tanto?

* Roubado a Pedro Paixão

Maximiano já percebeu. E o Jacinto?

Maximiano Martins percebeu tarde, mas ainda assim já percebeu: os madeirenses não querem delegações partidárias na Madeira. Querem partidos regionais, autónomos em relação às direcções nacionais.

7.5.07

Total inépcia política!

Impressiona-me que Jacinto Serrão não se tenha demitido. Após uma derrota eleitoral tão categórica, é o que se esperaria de qualquer líder político sério, honesto e coerente. Demonstraria desprendimento, ainda que entendesse que a sua estratégia e o seu programa para o PS não se tinha esgotado. Poderia voltar a recandidatar-se.
Em política, é imperioso que sejam retiradas as devidas ilações dos actos eleitorais. Não reconhecer que esta derrota deve-se à estratégia por si delineada para o PS-Madeira demonstra autismo e total inépcia política. Perante a evidência de que os madeirenses resolveram penalizar a sua estratégia, o poder teria de ser devolvido às bases, para que fossem estas a decidir que futuro dar ao seu partido. Isto é o mínimo que se exige a quem está na política. E para entender isto, não é necessário ser-se genial.
A consequência lógica desta tomada de posição será o atascamento sine die do PS-Madeira. o partido, com as mais que previsíveis lutas internas, definhará sob a sua liderança. A mal da democracia que ele afirma querer preservar e reforçar. Mas se impressiona, não deixa de ser a previsível. Jacinto Serrão já nos demonstrou que é desta forma que está na política: sem qualquer aptidão!

Foi daqui

As expressões citadas nos dois posts anteriores foram extraídas daqui.

Promete

Se Teixeira dos Santos colocou as coisas nos seus devidos termos, o que dizer de Maximiano Martins que, contrariando aquilo que foi a versão oficial do PS-Madeira durante toda a campanha, lamentou a ausência de Sócrates no terreno, dizendo mesmo que os socialistas madeirenses têm de reequacionar a sua relação com o partido a nível nacional.

Interessa-nos discutir como tem sido dada a solidariedade da direcção nacional nestes dois últimos anos em relação à nossa luta democrática na Região Autónoma da Madeira, acrescentou Maximiano.

As culpas, pelos vistos, já não são do Governo central. São do PS nacional. E já agora de Serrão, o "pai" da estratégia de aproximação obsessiva às posições do Governo e da "casa mãe"...

Será que já temos candidato? Não acredito, mas lá que isto promete...

Branco ou preto?

Ontem à noite, Bernardo Trindade, membro do Governo da Republica, empurrou as culpas da derrota socialista para... o Governo da Republica, dizendo que Jardim transformara as eleições num plebiscito à Lei das Finanças Regionais.

Hoje, o Ministro das Finanças vem dizer o contrário. "Houve uma eleição para o governo Regional da Madeira e não um plebiscito à Lei das Finanças Regionais", disse Teixeira dos Santos.

Afinal, é branco ou é preto?

Importa-se de repetir?

Isto está escrito no blog do PS-M. Juro-vos...

"O PS perdeu as eleições, é verdade que sim, e de pouco serve a vitória moral de ter sido o único partido que as encarou com seriedade e que não alinhou em demagogias baratas. A luta política continua e o PS há-de voltar a reerguer-se, disso não haja dúvidas".

E isto também está escrito no blog do PS-Madeira.

No último dia de campanha foram disparados tiros sobre a caravana do PS.
Até quando vão os madeirenses esperar para acabar com esta ditadura que incentiva à violência e atira madeirenses contra madeirenses?
Será preciso morrer alguém? Não bastam as perseguições, os assasinatos civícos, as difamações, as ameaças, as agressões fisícas, os carros incendiados?
Até quando vai você fazer de conta que a Madeira vive numa democracia e num Estado de Direito?
Vai esperar ser você o perseguido, o ameaçado, o agredido?
No próximo Domingo você pode acabar com este estado de coisas.
Não fique em casa, pela liberdade e pela democracia têm de ir votar para impedir que se perpetue a ditadura desta maioria".

Demagogia ou impressão minha?


Isidoro

A derrota socialista teve um retoque final requintado: A eleição de João Isidoro... Que deixou fora da ARM... João Carlos Gouveia.

Patético

Na noite eleitoral de ontem, impressionou-me o discurso de Serrão. Que tentou minimizar a derrota dizendo que Jardim transformara as ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA num plebiscito à Lei das Finanças Regionais. E então, meus caros amigos, QUEM PERMITIU QUE ISSO ACONTECESSE? O Pai Natal, talvez!

A comunicação foi absolutamente patética. Um emaranhado de queixas. Contra a Comissão Nacional de Eleições, os Órgãos da Republica, Alberto João Jardim, o PSD, a Comunicação Social, o jardineiro, o padeiro e sabe Deus quem mais…

Demonstrando claramente a falta de capacidade que o fez conduzir o PS aos piores resultados desde 1984 – apesar de ter tido mais meios para fazer campanha do que qualquer dos antecessores - , Serrão fugiu às responsabilidades e não deu qualquer sinal de ter entendido que o Povo da Madeira é maior e vacinado tendo feito a sua escolha de forma livre. E que a estratégia que segue há muito tempo, de colagem ao Governo da Republica, representou um suicídio político sem precedentes por cá.

Tentar levantar o fantasma do “défice democrático” para justificar uma votação absolutamente miserável (21.699 votos), uma derrota que o foi em todas as freguesias da Madeira, revela desonestidade (a palavra é essa, não encontro outra). Revela um político absolutamente agarrado ao pequeno poder de que dispõe. Mostrará aquilo que é hoje o PS-Madeira? Não acredito, mas a ver vamos no próximo congresso “rosa”.

Sinceramente, impressiona-me que os melhores entre os socialistas estejam presos a timings políticos ou a estratégias pessoais que permitem ao partido continuar refém da mediocridade de Serrão. Não tenho nada a ver com isso, é certo...

6.5.07

they'll hurt me bad they do it all the time

Há muito que não ouvia os bons velhos Violent Femmes. Lindo e lindo!


Violent Femmes - Kiss Off Lyrics

I need someone a person to talk to
someone who'd care to love
could it be you
could it be yo-ou
the situation gets rough,
and I start to panicit's not enough
it's just a habit and, kid, you're sick
darling this is it
well you can all just kiss off into to the air
behind my back I can see that stare
they'll hurt me bad but i won't mind
they'll hurt me bad they do it all the time
yea yeayea they do it all the timeyea yeathey do it all the timeyea yeathey do it all the time do it all the timethey do it all the time (...)

Deus, túmulos e realeza


Este post esteve para ser um comentário. Mas porque o assunto me merece bastante respeito, publico-o nesta forma. Como embrião de comentário, tinha um destinatário, neste caso uma rainha, que manterei.

Reconheço que a vida de Um Homem que marcou indelevelmente a história da Humanidade suscita paixões e, por vezes, obsessões. Por isso concebo que muitas pessoas Lhe dediquem a sua vida e que exista a obsessão em encontrar fragmentos da Sua passagem entre nós. Não é, portanto, a pertinência do trabalho do James Cameron ou da equipa que defende ter encontrado o túmulo de Jesus Cristo que eu critico.
O que me preocupa verdadeiramente é o objectivo do documentário e das conclusões retiradas da pseudo-investigação. Sob a capa da ciência, os "investigadores" tentam minar o Catolicismo atacando um dos seus dogmas: a ressurreição do Corpo ((1 Paulo aos Coríntios 15:13-19). E utilizam ferramentas que impressionam, como a análise do ADN mitocondrial, ou a estatística, que podem levar ao engano os mais incautos. É fácil convencer utilizando argumentos alegadamente científicos, ainda que as "provas" apresentadas não tenham qualquer rigor científico. Mas isso, a maior parte das pessoas não sabe. A análise dos dados foi absolutamente enviezada e manipulada de modo a provar que o túmulo encontrado em Talpiot era de Jesus Cristo e que Ele seria casado com Madalena e que tinha um filho.
Esta "conspiração" é já antiga e vem na senda do famigerado Priorado de Sião inventado pelo louco Pierre Plantard; das interpretações abusivas dos denominados documentos do Mar Morto e, muito especialmente, do Evangelho de Filipe, o tal que seria irmão de Madalena. As conclusões a que chegaram os investigadores são portanto abusivas, especulativas e desonestas, uma vez que a investigação foi toda ela enviezada. E preocupa-me esta tendência actual de desconstruir o Cristianismo utilizando para tal a ignorância e argumentos fáceis, mas tentadores. O objectivo da equipa e a desonestidade da investigação estão, portanto, identificados. Aliás, desde o sucesso da cabala de Dan Brown, que engana deliberadamente os seus leitores - com evidente sucesso -, que uma horda de "investigadores" tenta destruir o cristianismo. Chegámos mesmo ao ponto de muitos católicos assumirem como provada a relação conjugal que uniria Jesus a Madalena. Não é a eventual relação que me preocupa. São as fórmulas utilizadas e o objectivo perseguido.

Quanto à questão da assinatura divina, cometi um erro no post anterior: Deus escondeu a sua assinatura apenas da Ciência, não do homem. A evidência da Sua assinatura revela-se diariamente na minha relação com Ele e na observação quotidiana do mundo. Basta estar atento e olhar de outra forma. Deus não se esconde: nós é que nem sempre somos capazes de O encontrar.