26.2.05

Curtas III

Enquanto espera uma espécie de salvador, o PSD vive assombrado por dois cavaquistas e por um autarca populista. Aparentemente, e perante as candidaturas que se apresentam, a crise veio para ficar. E uma crise prolongada no PSD, ou no PS, significa uma crise prolongada no sistema político-partidário português.

Inqualificável

Num regime que se diz democrático não se podem tolerar situações de abuso de poder por parte das forças policiais. As agressões sofridas por Lurdes Ciprinano durante os interrogatórios não podem ser justificadas com a necessidade de descobrir a verdade, ou com a gravidade do crime de que vinha acusada. O pior é que as denúncias de agressões em esquadras ou postos policiais portugueses são frequentes. Muito frequentes. E são lançadas contra a PJ, contra a PSP ou contra a GNR.

Muitas vezes, perante as denúncias, não são feitas as devidas investigações. Também porque as vítimas provêem, normalmente, dos estratos mais baixos da sociedade.

As agressões, que levam Portugal a ser referenciado, anualmente , pela Amnistia Internacional têm como principais aliados a falta de preparação dos agentes e a cultura de exercício de poder que vigorou desde sempre em Portugal (embora tenha sido..."retocada" com o 25 de Abril de 1974).

25.2.05

Bom fim-de-semana


Georgia O´Keeffe
Cottonwood III

Leitura em diagonal dos jornais de serviço

O Tribuna (www.tribunadamadeira.com) traz em manchete aquela que pode ser considerada a notícia do dia.

"Governo Regional retém um milhão de euros em multas" , titula o semanário em manchete.

A notícia surge numa entrevista a Jorge Silva, responsável, na Região, pela Associção Sócio- Profissional da Policia (ASPP) e dá conta de um diferendo (mais um) entre a Madeira e a República, explicando que o Executivo de Alberto João Jardim reteve a quantia em questão porque exige ficar com a totalidade do dinheiro das coimas aplicadas no arquipélago. Enquanto não ver satisfeita a pretensão, mandou reter o dinheiro.

Deixo uma pergunta: a retenção não servirá antes para colmatar algumas dificuldades de tesouraria? Escrevo isto independentemente de achar a pretensão perfeitamente legítima.

Na entrevista, Jorge Silva queixa-se ainda da falta de condições que os profissionais da PSP têm de enfrentar diariamente. São armas velhas, esquadras em mau estado, falta de fardamentos, entre outros dramas que não são particularmente novos, e que já eram conhecidos da opinião pública.

É importante, contudo, perceber que as más condições de trabalho dos polícias resultam da falta de investimento crónica por parte do Ministério da Administração Interna, e não da retenção das verbas provenientes das coimas aplicadas. As reevindicações têm anos, como tal, seria ridículo procurar aqui qualquer relação de causalidade.

O Tribuna explica ainda a razão para o adiamento da abertura ao público do Aquaparque de Santa Cruz: alguém esqueceu-se de construír estacionamentos. A ser verdade, configura uma situação surrealista, que dispensa qualquer comentário.

Só mais um comentário em relação à primeira página do Tribuna: "PS Câmara dentro na noite das eleições desconfiado dos resultados do Funchal". Um título... difícil!

Já o Diário de Notícias (www.dnoticias.pt) traz, em manchete, "Mais uma excepção ao PDM do Funchal". O corpo da notícia diz que o Governo mandou suspender o Plano Director Municipal do Funchal para permitir a construção das instalações da Marinha num terreno situado nas proximidades do RG3, em São Martinho.

A notícia não é nova. Mas é apresentada com "roupagem" nova e, curiosamente, sob um prisma diferente. Eu, modestamente, quando era jornalista do Diário escrevi sobre o tema. E já fizera referência ao facto do Executivo ter decidido avançar para a construção das instalações da Marinha naqueles terrenos, abrangidos pelo regime de Servidão Militar. E que para o efeito seria necessário efectuar algumas "démanches", incluindo a retirada da servidão militar e acertos no PDM. Tudo bem, já passaram quase dois anos...

Na minha opinião, contudo, as notícias mais importantes do Diário são as que dão conta de que a campanha promocional da TAP vai, afinal, chegar à Madeira (graças, curiosamente, à Air Luxor) e da condenação, por litigância de má-fe, do deputado Guilherme Silva, situação pouco agradável para quem foi, até à bem pouco tempo, líder parlamentar da maioria e é advogado de reconhecidos méritos.

Já o Notícias da Madeira e o Jornal da Madeira (www.jornaldamadeira.pt) parecem, nos últimos tempos, competir para ver quem anuncia mais obras. Hoje foi a vez do primeiro divulgar a data para a conclusão das obras da Marina do Funchal.

O Jornal traz, em destaque na primeira página, uma boa peça, que dá conta dos estragos provocados por duas derrocadas: 12 desalojados e a destruição do teleférico da Rocha do Navio. Mais ninguém apanhou...

GNS

Curtas II

As palavras proferidas ontem, na Assembleia Regional, pelo deputado do PSD, Óscar Fernandes, foram lamentáveis. Não é admissível utilizar a tribuna parlamentar para lançar atoardas sem qualquer interesse, fundamento, ou piada. Comparar José Sócrates, primeiro-ministro indigitado, a Nádia e a José Castelo Branco roça o limite do mau gosto.

Óscar Fernandes é um deputado experiente, e por isso já deveria ter percebido que o Parlamento não é lugar para semelhantes "proezas". O pior é que situações similares (não, não vem de semilha!) são recorrentes, e têm como protagonistas deputados de todos os grupos parlamentares. Creio que já seria tempo de dignificar a Assembleia.

GNS

24.2.05

Olivedesportos ou Prisa?

O Público on-line (www.publico.pt) anunciou ontem que a Portugal Telecom (PT) decidira iniciar negociações com a ControlInveste com o objectivo de vender a Lusomundo Serviços, empresa que detem a Lusomundo Media.

Recorde-se que a ControlInveste é a holding que controla a Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, "dona" de parte da Sport TV.

A decisão, contudo, está a ser fortemente criticada pelo presidente do BPI, Fernando Ulrich, que alega "conflito de interesses".

A este propósito, leia-se aquilo que escreveu o Diário Económico (www.diarioeconomico.com) na sua edição de ontem:

"Fontes contactadas pelo Diário Económico admitem que o presidente do BPI poderia estar a referir-se ao facto de a Olivedesportos ter uma participação qualificada de 2% na PTmúltimédia, partilhando ainda o negócio da Sport TV com a operadora, com uma posição de 50% cada uma. Além disso, foi ainda lembrado que o BES, principal accionista da PT, patrocina o Sporting, Porto e Benfica, à semelhança da própria PT, e que a Olivedesportos detém os direitos de transmissão televisiva da Superliga e é accionista das sociedades desportivas dos três grandes."

Por trás da ControlInveste deverá estar o grupo espanhol Prisa, detentor, entre outros títulos, do jornal El País, matutino de referência.

Recorde-se que a venda da Lusomundo Serviços, que controla, entre outros, o Diário de Notícias, o 24 Horas, o Jornal de Notícias, o Tal & Qual e a TSF, tendo ainda participações importantes no Diário de Notícias da Madeira e no Açoriano Oriental, alterará de forma drástica o panorama mediático em Portugal. Para perceber o negócio, e a importância do mesmo, sugiro a consulta dos excelentes textos publicados pelo blogue Jornalismo e Comunicação (www.webjornal.blogspot.com).

Agora que a agenda mediática deixou de estar completamente preenchida pela política, este é um caso a seguir com atenção.

GNS

Este é o tempo

Este é o tempo
da selva mais obscura

Até o ar azul se tornou grades
e a luz do sol se tornou impura

Esta é a noite
densa de chacais
pesada de amargura

Este é o tempo em que os homens renunciam

Sophia de Mello Breyner

Venham os próximos...

Estivemos bem... Venham os ingleses

Novidades

Como por certo reparará, este blog tem algumas novidades.

Para começar, apresenta um cartoon diário, em inglês (não se conseguiu arranjar em português). Depois, propõe um inquérito, que será mudado semanalmente.

Em breve contará com novos colaboradores.

Rio amuado

Rui Rio amuou. Agora, diz que só continua na política se for candidato à Câmara do Porto.

Assumindo o comportamento do menino que a meio do jogo ameaça levar a bola para casa se perder, Rio diz que podem surgir candidaturas alternativas às de Menezes e de Marques Mendes. E ele está disponível para apoiar qualquer pretendente que aceite indigitá-lo como candidato à autarquia da Invicta.

Resumindo, Rui Rio apoia aquele que apoiar as pretensões dele. E assume-o, o que ainda é mais curioso...

GNS

Post-Scriptum: já sabe, se for militante do PSD, e se quiser candidatar-se à liderança do partido, prometa a Rio a Câmara do Porto. Recebe, garantidamente, um voto...

Leitura em diagonal dos jornais de serviço

Nesta secção far-se-á, diariamente, um pequeno resumo de imprensa. Comentado, como convém.

"Oficial da PSP julgado por abuso de poder" - Manchete DN

A novela continua. O processo arrasta-se desde o Verão de 2002. Parece que, finalmente, foi marcada a data para o julgamento do Comissário Saldanha: 8 de Abril.

Saldanha era o oficial responsável pela aplicação de sanções aos policias que infringissem as regras disciplinares e conduta ética da PSP. A provar-se a acusação de abuso de poder de que é alvo pelo Ministério Público, a imagem da própria polícia poderá estar em causa, na Madeira.

"Doze novos lares na Madeira" - Manchete JN

O Jornal continua na senda do "jornalismo positivo". A sério, a notícia não é propriamente nova...

"ETAR do Funchal produz àgua de rega" - Manchete NM

Onde é que eu já li isto?

"Nádia que gozar momentos de fama" - destaque NM

A notícia da vinda da Nádia foi "bem apanhada" pelo NM. Agora, o matutino agarra-se à Nádia com unhas e dentes. Tá bem... Estamos perante uma espécie de regresso do filho pródigo, ainda que o filho venha de mini-saia e com baton. O mundo é confuso, de facto....

Drama na Travessa - destque no DN e no JM

Um tipo atirou-se ao mar porque não lhe serviram uma bebida. Palavras para quê...

23.2.05

NÃO

Na Alemanha, três irmãos turcos assasinaram uma irmã. Em nome da honra. A comunidade à qual pertencem está maioritariamente ao lado deles.

Actos semelhantes são absurdamente comuns na Turquia, tal como em muitos países muçulmanos. A maioria não chega a ser punida. Faz parte das regras de conduta ditadas por uma práxis cultural que condena a mulher a uma posição de absoluta submissão.

Partindo de um caso aparentemente isolado para temas mais vastos (e correndo o risco de ser acusado de extrapolação abusiva), deixo algumas perguntas que me ocorreram enquanto ouvia a notícia do assasinato. Dou também as respostas, modesto contributo para o debate.

- Terá a Turquia condições para integrar, esta década, a UE?

- Uma eventual adesão contribuirá para uma efectiva integração da Turquia na Europa?

- Estarão os europeus preparados para receber a Turquia?

A todas estas questões eu respondo com um claro não.

Não, a Turquia não tem condições para integrar a Europa nas próximas décadas. Separam-nos séculos de antagonismos ferozes. Separa-nos uma religião e conceitos civilizacionais que, em última instância, geram prácticas sociais e culturais perfeitamente díspares.

Não, uma eventual adesão não contribuiria para a integração da Turquia na Europa. Pelo contrário. Contribuiria para a divisão da sociedade turca, abrindo campos de conflito entre conservadores e europeístas. Entre pobres e ricos. Entre a Turquia asiática e a Turquia europeia.

Não basta que o Governo turco demonstre boa vontade, criando e fazendo aprovar leis que tentem garantir o respeito pelos direitos humanos, o respeito pela diferença, a tolerância religiosa. Não basta prometer que o Estado turco será laico. São necessárias profundas mudanças sociais. Que não se fazem numa década.

Assumo que a UE deve tratar a Turquia como um parceiro especial. Mas não a deve integrar na família.

GNS

Constantine

"Constantine" será, porventura, a campanha anti-tabágica mais cara da História.

O filme transporta para o grande ecrã o ambiente e os personagens da série de banda desenhada "Hellblazer", relatando as aventuras de John Constantine, homem regressado do Inferno para procurar na Terra a salvação. Entre demónios e sobressaltos, com uma dose de efeitos especiais quase sobrenatural, o bom do John - Keanu Reeves - alia-se a uma bela detective, representada pela sofrível Rachel Weisz. Juntos, tentam desvendar a morte da irmã dela.

Pelo caminho vão enfrentar Mamon, o próprio filho do Diabo que, antecipando-se ao pai, tenta conquistar o mundo dos vivos. Como é óbvio, é corrido de volta para o Inferno, presumindo-se que ficará à espera de melhor oportunidade.

"Constantine", que acaba por ser um filme razoável para os amantes do cinema fantástico, suscitou-me algumas dúvidas. Todas de natureza (pouco) teológica:

- Porque razão é o Inferno parecido com a sucata do Vasco Gil?

- O Diabo não deveria ser mais malévolo? É que o "belzebu" parece um vendedor de automóveis bêbado.

- Porque demónios a moral da história é "deixe de fumar. Olhe que fumar mata-o e leva-o para o Inferno!"?

- Serão as pastilhas elásticas o caminho para a Salvação?

- Para quando o "Constantine II - o Regresso de Mamon"?

Enfim, apesar de tudo, "Constantine" é um filme a ver. Tem bons efeitos especiais e acção quanto baste. Tem menos suspense do que o previsto mas acaba por não ser monótono. Realizado de forma capaz por Francis Lawrence, estreia hoje no Madeira Shopping.

Curtas I

Num post abaixo, um leitor deixou um comentário curioso:

"Avança, Gonçalo. Hoje em dia, qualquer um pode ser presidente do PSD".

A leitura é verdadeira, caro leitor anónimo. Hoje em dia, qualquer um pode ser presidente do PSD.

(menos eu, que não sou filiado).

Post-Scriptum: Congratulo-me pelo facto do Bento continuar a escrever, mantendo viva a Esquina do Mundo.

22.2.05

Que Deus dê paz à sua alma

Santana não se recandidata. Que Deus dê paz à sua alma!

Contra os sulistas, elitistas e liberais

Luís Filipe Menezes também quer ser líder do PSD. Presumo que seja um avanço do norte contra os "sulistas, elitistas e liberais" lisboetas.

O ex-presidente da Câmara de Gaia acha que tem condições para liderar o partido. Porque diz ter respostas para aquelas que define como as "questões essênciais da sociedade portuguesa": a regionalização e o aborto...

Olhe que temos tempo, Dr. Menezes. Olhe que temos muito tempo...

Agora que temos tempo...

Marques Mendes já recolhe apoios para uma candidatura à liderança do PSD. Avançará por Marcelo. Mas também por Cavaco. Com Teresa Patrício Gouveia e com Pacheco Pereira.

Não teria sido bom, caro Mendes, deixar o corpo arrefecer?

Não representará você, caro Mendes, um dispensável regresso ao passado? A demonstração da falta de capacidade de renovação de um partido de que diz renovador?

Não quererá você, caro Mendes, repensar a decisão? Olhe que ainda temos tempo. Creio até que agora teremos muito tempo...

Estaremos preparados?


Espanha foi o primeiro país da União a referendar a Constituição Europeia. Ganhou o "si" com 76,73% dos votos expressos. Mas a taxa de abstenção registada, 57,67%, e os quase 850 mil votos em branco depositados nas urnas merecem reflexão.

Num universo total de 34,6 milhões de eleitores, menos de 11 milhões aprovaram a Constituição. O texto foi rejeitado por quase 2 milhões e meio de espanhóis, que votaram "no". Mais de 20,5 milhões preferiram não tomar qualquer posição.

Estaremos mesmo preparados para avançar?

GNS

21.2.05

Shepard

Apetece-me começar com Shepard. O Sam...

Se ainda aqui estivesses
pegava em ti
abanava-te pelos joelhos
soprava-te ar quente nos ouvidos

Tu, que escrevias como uma pantera
Que mal entrou nas tuas veias
Que sangue verde te afogou nessa inapelável condenação

Se ainda aqui estivesses
arrancava-te o teu medo
deixava-to dependurado
em longas serpentinas
Retalhos de pavor

Virava o teu rosto
para o vento
Encostava as tuas costas contra os meus joelhos
Beijava e trincava a tua nuca
até que abrisses a boca para esta vida

Espero estar enganado...

Na noite de 20 de Fevereiro de 2005 voltei a ver personagens como Pina Moura, Maria de Belém, Edite Estrela, João Cravinho ou Armando Vara na ribalta da política portuguesa.

Na noite de 20 de Fevereiro de 2005 ouvi o futuro primeiro-ministro de Portugal dirigir-se, em primeiro lugar, aos "amigos e camaradas".

Espero estar enganado, mas creio que a noite de 20 de Fevereiro de 2005 não será de boa memória para Portugal.

Espero estar enganado...

GNS

Está para breve

Brevemente, a conspiração será conhecida...