
Caro colega,
Compreendo as tuas palavras, mas não as percebo.
Esperava uma outra atitude. Infelizmente, enganei-me. No entanto, é a tua opinião. Respeito-a, mas não concordo com ela, por diversos motivos:
O Edifício 2000 tem apenas 5 pisos. O Funchal Centrum, depois de pronto, vai ficar com 7. (Não há nenhum prédio voltado para o Funchal Centrum com tamanha volumetria) Além disso, existem outras grosseiras violações da lei. Se há um responsável, o primeiro é a Câmara do Funchal. Foi ela quem aprovou o projecto. Em segundo lugar, os arquitectos. Reivindicam a assinatura exclusiva de projectos, mas o discurso não coincide com a prática
Concluo por isso, das duas uma : - Ou ainda não apreenderam a ler um PDM de um município; - ou são autênticos violadores das leis.
Parece-me que é a segunda hipótese, a mais correcta. Infelizmente existe uma Ordem dos Arquitectos , mas a Ordem só serve para manter o “status quo” da classe. Não pune quem não cumpre as regras. Organiza umas conferências, mobiliza uma malta, quando é necessário dar nas vistas. O resto é conversa fiada.
Quanto aos denominados “ayatolas” estão apenas e tão só, a exercer um direito que a lei lhes confere. Já que os eleitos não salvaguardam os interesses dos eleitores, alguém está fazê-lo.
Já agora, que o Funchal Centrum sirva de exemplo, aos nossos autarcas e governantes de Portugal.