23.9.05

Eu também queria...

A acreditar no que diz aqui e que foi retirado daqui a D. Joana Amaral Dias do Bloco aceitou ser mandatária da juventude da candidatura do Dr. Soares. Louvo a escolha do ancião que diz não ter problemas de próstata (e se tivesse qual era o problema?). O Dr. Soares até pode estar velho e um pouco senil, mas bom gosto, reconheça-se, não lhe falta. Eu também queria que a D. Joana fosse minha mandatária. De qualquer coisa, diga-se em abono da verdade.

Almas gémeas

A obsessão delirante do Dr. Pereira pela figura do Dr. Albuquerque é tão absurda e cómica que me faz lembrar e é exactamente igual à obsessão espatafúrdia do Dr. Soares pela figura do Prof. Cavaco.

A Esperança

O suplemento de Economia do Tribuna traz hoje uma reportagem com a maior livraria da Europa e segunda maior do Mundo: a Livraria Esperança. A livraria tem mais de cem anos, vende 2500 livros por mês e conta actualmente com 1200 metros quadrados de livros (apenas superada por uma livraria em Nova Iorque com 1500). Nada mau. Pelo meio, há o sonho de aumentá-la em mais 400 metros o que a tornaria a número um mundial. Eis um Empreendimento que devia deixar todos os madeirenses verdadeiramente orgulhosos. Pena que muita gente não dê valor às coisas que tem ou de que pode usufruir. A descer aquela Rua dos Ferreiros, há muitos incautos que nunca se deram conta do tesouro que por ali abunda...

22.9.05

O Dr. Soares não diria melhor

Luis Spúlveda, em entrevista à Kompleta, suplemento do Notícias da Madeira:

“[...] Agora a minha preocupação é pensar nos Estados Unidos, que é uma nação de imbecis. Já fui professor em duas universidades americanas e posso dizer com a maior das responsabilidades que os Estados Unidos é uma nação de cretinos, de crianças grandes obesas que ainda não acabaram de crescer ao nível da maturidade. Não têm história. Não se podem orgulhar como um chileno ou um argentino que é capaz de reconhecer a história dos antepassados na América. Os cidadãos dos Estados Unidos esqueceram-se da sua história e dependem de um fetiche que se chama patriotismo. Toda a história dos EUA fala de um país que está sempre em guerra. Necessitam da guerra e é um país governado por fabricantes de armas de guerra [...]”.

E assim vai o anti-americanismo primário e a verdadeira imbecilidade pelo mundo.

Acreditem que é verdade

A Dra. Fátima Felgueiras acabou de garantir num debate na televisão que nunca fugiu às suas responsabilidades.

Projecto de Taliban

As cartas de leitor do Diário foram transformadas em mural de candidatura do Dr. C. Pereira. E hoje, um escrevinhador imbecil que assina com o nome Miguel Sá aproveita para dizer que vai votar contra o PSD porque a apresentação da equipa do CAB foi feita no cais, e "fez muito barulho".

Esse projecto de taliban (recorde-se que o regime taliban proibiu qualquer manifestação artística no Afeganistão, inclusive a música) não escreve que a apresentação decorreu entre as 17 e as 19 horas, tendo registado a adesão de centenas de pessoas que circulavam na Avenida, tendo envolvido dezenas de crianças e de jovens que durante duas horas practicaram desporto na rua. E mente, até porque a aparelhagem montada pelo Instituto da Juventude (um apoio simpático) não dava para que o som chegasse, sequer, ao outro lado da Avenida do Mar.

Curiosamente, o Diário esteve lá. Com jornalista e fotógrafo. E ambos podem testemunhar aquilo que escrevo. Tenho pena que o DN nem se tenha dignado perguntar aos seus profissionais antes de publicar a bendita carta. Faz parte das regras.

Quanto ao projecto de taliban que assina com o nome Miguel Sá, só me apetece escrever uma coisa: "vá pó ca..... " .

Seu Jorge


Já vos tinha falado, há tempos, deste disco. Mas volto à carga porque creio que é de facto um trabalho muito bom.

Desde o samba urbano de abertura, "Tive Razão", à versão de "Chatterton" - original de Serge Gainsbourg -, passando pelo belíssimo "São Gonça" e pelo interventivo "Eu sou favela", Seu Jorge, novo ícone de uma espécie de "Brasil cool", experimenta diferentes nuances acompanhado por violão, percussão e cavaquinho, além de alguns efeitos eletrónicos. E consegue um trabalho notável, editado em França, onde vive, pela "Naive".

Em Portugal, "Cru" começa a fazer um caminho interessante. E ainda na semana passada, Seu Jorge foi capa da Revista do Expresso. Presume-se que o trabalho salte rapidamente para as listas de vendas.

Na Madeira, contudo, é quase impossível encontrar. Eu, por exemplo, esperei quase um mês, após o ter encomendado, para finalmente o conseguir ouvir. Não é grave. Resta a FNAC on-line (não se liga aos elevadissímos custos de envio!).

"Cru" começa agora o seu caminho nos "States". Ainda há pouco tempo, Seu Jorge encheu algumas salas de Nova Iorque. E tem prevista uma digressão que o levará a vários estados.

Provavelmente, um dia chegará a Portugal.

20.9.05


Parabéns ao Diário de Notícias pelo prémio, Gazeta de Jornalismo.

São quase 129 anos a "fazer" notícias.

19.9.05

Blanche

"I don't want realism. I want magic!" Blanche – Um Eléctrico Chamado Desejo.

A propósito de nada

Um dia

Um dia, no meio da berraria eleitoral, das acusações e agressões, aparecerá alguém com uma ideia. Então far-se-á silêncio. E choverá!

Fim de tarde


Continuo a gostar dos fins de tarde na cidade. Principalmente agora, que anoitece mais cedo e as coisas ganham contornos menos nítidos.

18.9.05

A bola

O treinador do Porto, um holandês cujo nome não sei escrever, indignou-se com a má qualidade do futebol daqui da aldeia. Diz ele, entre outras coisas, que o futebol é mau (de qualidade má) e que a indisciplina é demasiado tolerada por quem de direito por causa dos amarelos e dos castigos (benevolentes, penso eu).

Muita gente não gostou (nomeadamente aqueles que sobrevivem e dependem do actual estado de coisas) atacando a loucura de tais palavras com um sem número de feitos recentes: Porto campeão europeu, Sporting finalista da UEFA, Porto vencedor da UEFA, Portugal segundo classificado no Europeu de selecções. Entretanto, esqueceram-se dos sete a zero do Celta de Vigo ao Benfica, por exemplo, mas penso que isso não seja propriamente um feito.

Mas então qual o espanto? Na aldeia detesta-se a crítica. Aliás, convive-se muito mal com ela e não se encara as coisas de frente. É mal dos sítios pequenos sujeitos à inveja e à pequenez das fronteiras e dos limites. Por isso o futebol português tem pessoas como o Sr. Madaíl e o Sr. Loureiro à frente dos seus destinos, pormenor que toda a gente que se mostrou indignada confortavelmente esqueceu. Entretanto, não muito longe dali, as assistências diminuem (e temos 8 mamarrachos novos), as faltas abundam, o tempo de jogo é diminuto e o público aplaude os jogadores da casa que se deliciam a fazer tempo no chão simulando lesões quando a sua equipa está em vantagem. Vale tudo para ganhar mesmo faltar ao respeito por quem paga bilhete e quer ver futebol. Vale inclusive ter treinadores, como Cajuda ou Pacheco, em grande destaque porque só conseguem falar de lugares-comuns.

Hoje mesmo há um Braga-Porto que coloca frente-a-frente dois dos primeiros classificados mas “A Bola”, um ícone do regime, prefere trazer na sua capa o drama de Koeman na recepção a um dos últimos classificados. Aliás, como o Record, candidato a qualquer coisa no regime, que prefere lançar um aviso aos jogadores do Benfica para terem cuidado com “livre” e “cantos” (relembro que o jogo é na Luz contra uma das piores equipas do momento e à hora que escrevo estas linhas o Leiria já apanhou três e dois foram de bola parada). Quando assim é, está tudo dito da mentalidade do povinho, alienado como diria Marx, que segue estas andanças.

Claro que ainda há pouco tempo o Sr. Jaime Pacheco, com uma equipa menor, logrou obter um título nacional à custa de muito esforço e dedicação. Muita gente adorou a festa e gostou da afronta. Esqueceu-se porém das vicissitudes de tal conquista, das infindáveis caneladas nos adversários e dos penalties e golos estranhos. Mas é evidente que foi mais um caso de excelente qualidade desportiva, tal como o título do Benfica no ano passado, assente em criteriosos efeitos e jogatanas que vêm em todos os manuais de como jogar bom futebol.

Por fim, o Sr. Adriansen (será assim?) é estrangeiro, logo vem de fora, e não percebe nada disto. Só pode ser.

Sugestão dominical II

Na SIC hoje à noite, a horas tardias e com intervalos infinitos muito provavelmente, um dos melhores filmes dos últimos anos: Lost in Translation – O Amor é um lugar estranho.



Um filme desta senhora,
(Sofia Coppola)

com este senhor,

(Bill Murray)

e com a actriz do momento (também protagonista do "A Ilha")...

(Scarlett Johanson)

Um filme imperdível. Uma verdadeira obra-prima.

Sugestão dominical

Está numa sala, algures perto do seu sofá, um filme interessante. Chama-se “A ILHA”. Sei que o título pode lhe parecer perverso. Sobretudo, para quem já vive rodeado de mar, mas vale apena espreitar este enigma.

A história aborda a clonagem de seres humanas. Algo que julgo,

não estarmos muito distantes, apesar do cepticismo com que,
ainda algumas pessoas, olham para o assunto. O futuro, do meu
ponto de vista, nesta matéria, foi ontem, e aconteceu hoje.

Não sei porquê, mas já não fazem intervalos, para fazer umas curtas considerações, entre a primeira e a segunda parte do filme. Mesmo assim, não resisto. Vou dividi-lo virtualmente em duas partes.

A primeira, excelente. A segunda, o oposto. Algo intragável e super americanizado. Enfim, nada que os espectadores, mais cinéfilos, já não estejam habituados.

Desconheço pormenores do argumento, mas existe um livro – Admirável Mundo Novo – que se não foi utilizado, aborda a questão levantada pelo filme. Foi escrito algures em 1947. É portanto, uma obra vanguardista, tal como, a tal primeira parte da “ILHA”.

O resto do filme é uma desilusão. Até parece que foram duas pessoas diferentes, que escreveram o argumento. Uma, fez a tal fabulosa primeira parte, a outra, a desastrosa segunda. Caso contrário, até poderia ser um filme de culto. Trabalha com “códigos” em vez de imagens. Sente-se o inóspito lugar - para nós seres humanos - do ambiente da acção. A clausura ……………………

Veja, e depois diga qualquer coisa.

Angelino Mata Câmara

"Candidato Bandido"



A expressão é de Francisco Louça. Usou-a, ontem em Amarante, num comício para tipificar a politiquisse no concelho.

Estendeu o conceito ao que se passa em Oeiras e Gondomar.

Finalmente alguém teve a coragem de chamar “os bois pelos nomes”.

Apesar do que se insinua, sempre que se fala da Madeira, desconheço candidatos – seja de que partido for – arguidos em processos de corrupção. Os que existiam – caso Lobo – aguardam julgamento. Mas o homem neste momento, que eu saiba, não é candidato a nada.

Pelo menos, neste aspecto, a região é um oásis no território político português.

No entanto, apelo às informações privilegiadas dos leitores para, caso queiram, completarem este blog. A Conspiração agradece.


Angelino Mata Câmara