3.4.10

Mais giro

Comprei um portátil novo. O anterior, cumprindo o tempo de vida previsto à nascença, faleceu recentemente, sem um lamento ou uma queixa que fosse. Apagou-se, simplesmente, deixando-me à beira de um ataque de fúria, sem tempo nem disposição para lamentar a sua má sorte. Arrependo-me. O bom do Asus foi um companheiro fiel, que nunca deu a entender qualquer ressentimento contra o tratamento que lhe era dado. Lamentavelmente, o orçamento para o fazer regressar à vida era proibitivo. Resignei-me, mas guardei-o em casa e, quem sabe, um dia fá-lo-ei renascer.

Como tudo aquilo que é novo, o novo é mais bonito, mais prático, mais funcional e tem capacidades que eu nunca utilizarei, por manifesta incompetência e óbvia falta de paciência. Foi isso que tentei explicar ao tipo da loja, defendendo-me da vontade insistente com que ele me tentou fazer proprietário de uma outra "máquina infernal", que por pouco, mas por muito pouco - creio que o programa adequado estará disponível para download dentro de semanas - não serve cafés.

Comprei um portátil novo, essa é que é essa. A minha namorada diz que é... mais giro!

2.4.10

Viver a fazer de conta

Em Portugal vive-se um tempo estranho. Como nada se resolve e tudo é suspeito, o que fica da imagem dos políticos são as confusões do costume alimentadas quando o seu tempo é conveniente. Estas coisas acontecem porque ninguém se livra da suspeição e vive amarrada a um passado que não condena nem absolve. Esta história dos submarinos é igual. Definitivamente vivemos num país de faz de conta

Soares Dias

Artur Soares Dias demonstrou hoje o verdadeiro estado da arbitragem em Portugal. Um mau árbitro que acabou nomeado para um dos jogos mais importantes da jornada, ou não se tratasse de um dérbi entre minhotos. O Braga beneficiou de dois penaltis inexistentes e de quatro vermelhos a jogadores do Guimarães. Alguém tem de ser responsabilizado por esta indecência. Uma verdadeira vergonha.

Liga Record

Equipa Liga Record para esta jornada: Bracalli – Maxi Pereira – Luisão – David Luiz – Daniel Carriço – Flávio Meireles – Nuno Assis – Javi Garcia – Ruben Amorim – Ruben Micael – Falcão (cap.)

Los Cantos de Maldoror

He visto, durante toda mi vida, sin una sola excepción, a los hombres de hombros estrechos realizar nu¬merosos actos estúpidos, embrutecer a sus semejantes, y pervertir a las almas por todos los medios. A los motivos de su acción le llaman: la gloria. Viendo esos espectáculos, he querido reír como los demás; pero eso, extraña imitación, era imposible. Tomé un cuchillo cu¬ya hoja tenía un filo acerado y me sajé la carne en los sitios donde se unen los labios. Por un instante creí ha¬ber conseguido mi objeto. Contemplé en un espejo la boca maltratada por mi propia voluntad. ¡Fue un error! La sangre que brotaba abundante de las dos heridas pedía, por otra parte, distinguir si en verdad era la a de los otros

Extraído de Los Cantos de Maldoror. Lautreamont, conde de

31.3.10

Uma nova luta?

A luta entre ricos e pobres será biotecnologicamente desigual. Aos pobres caberá o que houver em sorte. Aos ricos caberá o que eles muito bem entenderem, mantendo assim o seu estatuto e criando um novo homem. O Admirável Mundo Novo de Huxley está à distância do controlo genético dos laboratórios e da sua imaginação. Será esta a verdadeira luta de classes do século XXI?

Evolução

Com o avanço da biotecnologia os bebés feitos por encomenda serão uma realidade. Naturalmente, os pais escolherão os genes que lhes interessam, incluindo alguns que não possuem. Resultará daqui que os bebés feitos em laboratório serão mais altos, mais fortes, mais bonitos e mais inteligentes. Logo, superiores. Mas serão ainda humanos? Ou entraremos noutro patamar da evolução? Quem souber que responda.

30.3.10

Il Cavaliere

Apesar de todo o jornalismo militante que odeia o homem, Berlusconi voltou a sobreviver a mais um embate eleitoral, demonstrando inequivocamente que as eleições perdem-se ou ganham-se no momento íntimo do voto. Goste-se ou não, Il Cavaliere ultrapassou com distinção mais este teste e provou que as notícias da sua morte eram manifestamente exageradas.

Tirar ilações

A pedofilia na Igreja é notícia cíclica. As sucessivas denúncias põem em causa a nobreza do sacerdócio que algumas ovelhas tresmalhadas decidiram trair. A Igreja, que para muitos é um ódio visceral, é sempre um alvo apetitoso. Mas espera-se que saiba tirar daqui as devidas ilações porque é tempo de assumir que algo não vai bem. Pela Igreja Católica. Por todos os crentes. E por todas estas vítimas.

Uma evidência

A questão da comunicação social é pertinente. Mas o debate está enviesado. Podemos concordar ou não concordar com a injecção de dinheiros públicos nos órgãos de comunicação social. Mas então temos de ser coerentes. Se o Estado não deve financiar jornais, também não deve financiar rádios, agências noticiosas e muito menos televisões.

A Viúva Negra do Cáucaso

Em Moscovo, um duplo atentado suicida no metro provocou pelo menos 36 mortos. O atentado, ainda não reivindicado, deverá ter origem no norte do Cáucaso onde a Rússia tenta atabalhoadamente impor a ordem. O medo parece assim estar de volta, por obra das tristemente célebres Viúvas Negras do Cáucaso. O terror nesta situação gerará mais terror. E a Mãe Rússia não deixará de retaliar. Desproporcionalmente.

29.3.10

Uma missão

Apesar de não ter votado em Passos Coelho, há que reconhecer a sua vitória esmagadora. Mais de 60% dos votos legitima, e muito, a nova liderança do PSD que vê assim reunidas condições extraordinárias para iniciar o seu mandato. Agora a tarefa é gigantesca: unir o partido, recuperar a confiança dos portugueses e constituir-se como alternativa ao PS. Num tempo difícil e de pouca esperança.

Liga Record

A liga Record deste fim-de-semana correu-me muito bem. Luisão, o meu capitão de equipa, decidiu o jogo a favor do Benfica e será quase de certeza o jogador da jornada. Valerá 30 pontos. No total devo ter 70, ou muito perto disso. Um pormenor: pela primeira vez todos os jogadores que escolhi venceram pelas suas respectivas equipas. O único azar da jornada foi o Fucile não ter entrado nas contas do Jesualdo Ferreira.