20.11.08

Volto já!

Acabo de ressuscitar de entre os vivos. Há dois mil anos, Jesus ressuscitou de entre os mortes ao terceiro dia. Eu estou a anos de luz dessa Criatura. Precisei de 365 dias, mais 10 dias. Não me enganei. É o tempo exacto, desde que me refugiei para cá chegar.
Cá estou. Voltei porque gosto de escrever. Voltei porque tenho algo para dizer. Não sei o quê, mas isso não importa. O que conta é a vontade. É a energia que a ausência provoca em quem quer falar, mas não consegue.

Gostava de falar de coisas importantes, mas será que vale a pena debruçar-me sobre a crise? Sobre a política? Sobre a novela da TVI, rodada na Madeira? Será que vale a pena ressuscitar assuntos esgotados, como os que acabei de citar.

Gostava de falar de cinema. Gosta de dissertar sobre as estrelas, mas impede-me um tecto de fazê-lo. Prometo que vou à rua e já volto. Não prometo que o escuro me deixe olhar para o céu, mas prometo descrever a noite. Estou a escrever estas palavras enquanto o relógio salta de minuto em minuto. O meu não tem segundos. E horas são 22.
Daqui a pouco muda o dia e ainda não fui à rua. Volto já!
…………

Tem estrelas e está nublado. Primeiro, só vi nuvens. Depois, estrelas. Depois nuvens, logo concluí que estava nublado. Falta a Lua. É verdade. Vou voltar à rua. Não custa muito. São duas portas. Não preciso descer andares. Até estou em vantagem. Estou dois palmos acima da superfície da terra. Em linguagem corrente, corresponde a uma casa com um andar. Se tem mais não sei. Sempre fiquei pelo primeiro andar. É o suficiente para ficar perto do céu, distante dos pormenores da terra.

Volto já………


Não há Lua!

Alteração de Lei por Despacho Ministerial não é ilegal?

Espanta-me que as forças políticas portuguesas estejam a deixar passar impune esta ilegalidade monumental cometida pelo Ministério da Educação, em que se pretende alterar uma Lei (3/2008, de 18 de Janeiro) recorrendo a um Despacho da ministra.
Para os que ainda têm dúvidas, reza o ponto 2, do art. 22º do Estatuto Disciplinar do Aluno: Sempre que um aluno, independente da natureza das faltas, atinja um número total de faltas correspondente a três semanas (...) ou tratando-se, exclusivamente, de faltas injustificadas, duas semanas (...) deve realizar (...) uma prova de recuperação.

Parece-me claro que esta redacção determina que a prova de recuperação aplica-se a todos os faltosos e não apenas à faltas injustificadas, com as seguintes consequências:
a) O cumprimento de um plano de acompanhamento especial (...);
b) A retenção do aluno (...).
Ambas as alíneas do ponto 3 do referido artigo.

E o que clarifica o Despacho da Sra. ministra da Educação, no seu ponto 2? A prova de recuperação a aplicar na sequência das faltas justificadas tem como objectivo exclusivamente diagnosticar (...).

Ora, na Lei, em lugar algum existe esta distinção, pelo que me parece manifestamente ilegal esta tentativa de regulamentação da Lei com recurso a um Despacho.

E assim sendo, seria necessário suspender a democracia? Para quê, se para este governo da República as regras de funcionamento do sistema estão sempre suspensas?

É a beleza de democracia à moda de Sócrates!

Ministra da Educação recua. E não há consequências políticas?

Depois de tudo o que disse sobre a importância dos resultados dos alunos para efeitos de avaliação do desempenho docente, recuar desta maneira e não retirar as consequências políticas apenas revela uma ministra da Educação demasiado agarrada ao poder.
Há dias, um amigo socialista lembrava-me que ministros que não pertencem aos aparelhos partidários têm sempre muitas dificuldades políticas. Mas esta atitude de Maria de Lurdes Rodrigues indicia que em três anos de política activa já aprendeu todos os maus vícios. E é com esta seriedade que se faz a política em Portugal...

19.11.08

Avaliação do desempenho docente: falar a sério!

Vamos lá ser sérios e honestos nesta questão da avaliação do desempenho docente. Para além do excesso de burocracia e da complexidade do modelo, bastariam três itens para exigir a sua imediata revogação:
1.º Fazer depender a nota do "sucesso" dos alunos (objectivos). Esta medida é um claro convite ao facilitismo, uma vez que um bom professor não se mede pelas notas que atribui. Quando atribui piores notas do que aquelas que recebeu, pode apenas demonstrar rigor e zelo no doloroso processo de avaliação;

2.º Fazer depender a nota do abandono escolar. Sabem os seus ilustres defensores que na prática esta medida apenas se aplica aos docentes do secundário, uma vez que "não há abandono" quando o aluno se insere na escolaridade obrigatória, uma vez que é considerado abandono apenas quando o aluno sai do sistema, o que o próprio sistema não admite que aconteça antes dos 16 anos? Mais, que em rigor, daqui a nada temos professores a bater à porta das famílias a implorarem que os meninos regressem à escola?;

3.º A possibilidade dos avaliadores serem de áreas científicas diferentes. Como é que um professor de matemática pode avaliar a consistência científica de um professor de Biologia? Não pode, não é, mas o diploma não só o permite, como o estimula porque não existem assim tantos titulares nas escolas para todas as estruturas de gestão. Ainda para mais quando todos conhecemos o processo de progressão na carreira para os titulares...

Se se quiser ser sério, apenas estas razões seriam suficientes para a suspensão do modelo. Porque a verdade é que mais nenhum modelo de avaliação é tão exigente. Nem mesmo a tontice do SIADAP...
Se não se quiser, pode-se continuar a proferir as alarvidades que bem se entender. Porque a ignorância não é nenhum crime e a patetice ainda não paga imposto.

Quero ver quando a ministra for embora

Agora que a ministra da Educação alterou o Estatuto Disciplinar do Aluno (não me venham com as imbecilidades do costume de que o Despacho apenas clarifica a Lei 3/2008), reina um certo silêncio da blogosfera socialista sobre o assunto (mesmo aqueles que defendiam de forma mais aguerrida o diploma "pouco claro"). Quero ver qual será a reacção desta Guarda Pretoriana quando o governo recuar no regime da avaliação docente, com ou sem a saída de Maria de Lurdes Rodrigues do Ministério da Educação (se Sócrates fosse coerente, demitia-a. E se assim não for, se ela for coerente, demite-se).
Apesar de até discordar da alteração do Estatuto (porque concordo que mesmo os alunos doentes deveriam fazer prova dos seus conhecimentos), espero que a oposição não deixe cair este assunto e não permita que uma Lei seja alterada por Despacho. Porque isso sim seria a suspensão do sistema democrático.

De repente, parece que o maior problema do país são as declarações de Ferreira Leite

Pretender que as declarações de Manuela Ferreira Leite são uma exortação à suspensão da democracia é apenas revelador da burrice de quem ouviu a líder do PSD.
Foi um exercício de ironia infeliz, reconheço. Mas tão só. Qualquer outra interpretação é pura idiotice...

18.11.08

Auto-retrato duas horas da manhã 20 de Agosto de 1959

Sentar à máquina de escrever. Folhear
Um romance policial. No fim
Saber o que agora já sabes:
O secretário de cara lisa e barba dura
É o assassino do senador.
E o amor do jovem sargento da brigada criminal
Pela filha do almirante é correspondido.
Mas não saltarás de página.
De vez em quando, folheando uma, um olhar rápido
Sobre a folha em branco da máquina de escrever.
Isto ao menos vai-nos ser poupado. Melhor que nada.
No jornal estava escrito: algures, uma aldeia
Foi arrasada por um bombardeamento.
É lamentável, mas o que é que tens a ver com isso.
O sargento está a impedir o segundo assassinato
Apesar da filha do almirante lhe oferecer (pela primeira vez)
Os lábios, serviço é serviço.
Não sabes quantos morreram, o jornal desapareceu.
Ao lado, a tua mulher sonha com o seu primeiro amor.
Ontem tentou enforcar-se. Amanhã
Vai cortar os pulsos ou que sei eu ainda
Ao menos tem um objectivo em vista
Que atingirá de uma maneira ou de outra.
E o coração é um vasto cemitério.
A história de Fátima no Neuen Deutschland
Estava tão mal escrita que te fez rir.
A tortura é mais fácil de aprender que a descrição da tortura.
O assassino caiu na armadilha
O sargento aperta a recompensa nos seus braços.
Agora podes dormir. Amanhã será um novo dia.

Heiner Müller

O Anjo do Desespero

Eu sou o anjo do desespero. Com as minhas mãos distribuo o êxtase, o adormecimento, o esquecimento, gozo e dor dos corpos. A minha fala é o silêncio, o meu canto o grito. Na sombra das minhas asas mora o terror. A minha esperança é o último sopro. A minha esperança é a primeira batalha. Eu sou a faca com que o morto abre o caixão. Eu sou aquele que há-de ser. O meu voo é a revolta, o meu céu o abismo de amanhã.

Heiner Müller

De um dos meus poetas favoritos.