25.8.05

A propósito da importância dos blogs (II)

O exército norte-americano rebaixou um militar por causa de comentários feitos em seu blog (diário virtual).

Além da mudança de posto, Leonard Clark, 40, terá de pagar uma multa no valor de US$ 1.640. Clark, atualmente em combate no Iraque, teria publicado informações "confidenciais" sobre o movimento das tropas, estratégias militares e soldados feridos.

Segundo o exército, esse tipo de divulgação vai contra o Código de Justiça Militar. O site "Cnet" afirma que o militar foi rebaixado do posto de Specialist, Fourth Class (especialista de quarta classe, em tradução livre) para Private First Class (soldado raso de primeira classe, também em tradução livre).

Todas as informações foram tiradas do site, que agora conta apenas com uma mensagem de Kevin --o administrador responsável por colocar os posts de Clark no blog.

"Lamento por qualquer impacto negativo que esse site possa ter causado. Meu nome está associado a esse blog e essa situação deve acabar. Não tenho qualquer declaração para fazer à mídia", diz a mensagem de Kevin".

In Folha de São Paulo, 03/08/05

Mãe

Volto hoje ao local onde estive, ontem, antes de ontem, segunda e domingo.
Tem sido assim os meus últimos dias. Ao final de cada tarde, vou visitar alguém muito especial. Alguém que nunca lhe disse o quanto é, foi, e será importante para mim.

A vida tem destas coisas. Vivemos ao lado delas. Partilhamos o mesmo ar que respiramos, banhámo-nos no mesmo Sol, tomamos banhos de chuva quando o Inverno apertava e, os anos passaram. Quase que, silenciosamente, uns atrás dos outros.

Vi-a envelhecer, ela viu-me crescer. Foi sempre assim desde que me lembro que a Lua ilumina as minhas e as noites dela. Preocupamo-nos com os nossos afazeres. Eu com os meus, ela com os seus. A maioria das vezes foi ela quem deu os primeiros passos. Segui-a. Fi-lo diversas vezes. Tantas quantas foi necessário para poder caminhar só.

Autónomo, foram poucos os momentos que olhei para trás. Percorri as nuvens que conseguia observar do meu quintal. Hospedei-me na Lua. Ainda tentei reservar estadia no Sol, mas acabei por desistir.
Após esta primeira euforia fiz a minha primeira viagem a sério. Meti-me num barco e deixei o meu paraíso escondido para trás. Já em alto mar, fiquei semanas sem lhe dar notícias. Descobri novas ilhas, só que desta vez rodeadas de terra. Autênticos refúgios de poetas, boémios, contadores de histórias, viajantes sem destino, malabarista. Foram tantas as personagens, que lhes perdi a conta.


Voltei a viajar de novo. Desta vez para fazer uma viagem de regresso ao passado. Para reencontrar-me com ela. Foi um reencontro alegre, mas depressa imiscui-me nas minhas tarefas. Entretanto, os anos continuaram a cavalgar.

Finalmente tudo parou. Agora sei que o tempo será sempre pouco para ti.


Angelino Mata Câmara

A propósito da importância dos blogs I

"Cerca de 50 milhões de norte-americanos --valor que representa 30% dos internautas do país-- acessaram blogs no primeiro trimestre de 2005. Esse número é 45% superior àquele registrado no mesmo período do anos passado.

De acordo com a ComScore Network, empresa que divulgou os dados, a maioria dos internautas que lêem esses diários virtuais tem um perfil parecido: são jovens e acessam a internet via conexão banda larga. Esses usuários também tendem a visitar o dobro de páginas que a média dos internautas e ficam na frente quando se fala em compras on-line --eles gastam mais, diz a pesquisa.

Os blogs analisados foram divididos em oito categorias. Entre as 400 páginas mais visitadas, o segmento "política" é o mais popular. Em seguida vêm as páginas de tecnologia e aquelas que tratam de assuntos femininos. A empresa não divulga todas as categorias ou o ranking completo do estudo.

Uma outra pesquisa, esta da empresa Technorati, afirma que os internautas do mundo inteiro criam um blog a cada segundo. No final de julho, havia 14,2 milhões de endereços desse tipo na internet.

A companhia também afirma que a quantidade de blogs duplica a cada cinco meses --em Março de 2005 eram 7,8 milhões, contra 4 milhões em Outubro de 2004. Actualmente, 80 mil novas páginas surgem a cada dia. Todos os dias, os internautas criam cerca de 900 mil posts, volume que representa dez novos posts a cada segundo."

In Folha de São Paulo, 10 de Agosto de 2005

A propósito


Capa da edição russa de 1923 de "A propósito Disto", de Maiakowski. Fotografia de Alexander Rodchenko.

Escárnios

"Desatarei a fantasia em cauda de pavão num ciclo de matizes, entregarei a alma ao poder do enxame das rimas imprevistas. Ânsia de ouvir de novo como me calarão das colunas das revistas esses que sob a árvore nutriz escavam com seus focinhos as raízes".

Vladimir Maiakowski

Mártires da vida

Nunca durante os meus curtos anos de vida, os meus olham enxergaram tão longe.
Parei no meio de um corredor de um hospital, para esperar que o tempo passasse. Precisava urgentemente de fazer tempo, até poder entrar numa enfermaria.

Foi neste instante brutalmente bombardeado por imagens.
Primeiro passou por mim uma senhora. Ainda tentei sorrir-lhe, mas o olhar dela estava fixo no vazio. Fiquei com a sensação que não me viu.

Instantaneamente encontrei outra cara no fundo do corredor. Dirigia-se tal como a anterior senhora, na minha direcção. Satisfeito por vê-la quase desfilar, em comparação com a primeira, (que mal se arrastava), ainda pensei que poderia dirigir-lhe algumas palavras. Observei-a mais antentamente, mas, no mesmo instante desisti da tresloucada ideia. Vinha contentíssima a mastigar. Parecia uma miúda de 8 anos, a comer uma pastilha elástica.

Fiquei com a certeza de que, também não me viu.

Finalmente pude entrar para o quarto. A porta que dava para o corredor estava
aberta. Era assim que estava quando lá fui a primeira vez. Foi assim que a deixei.
Para quem não está habituado a um hospital, sentia-me resguardado do movimento do agitado corredor.

No entanto, continuei a observar as pessoas a passar. Via agora os perfis dos rostos pálidos. Uns atrás dos outros, passos curtos, deslocavam-se quase sempre no mesmo sentido e ao mesmo ritmo. Da direita para a esquerda, de um fundo para um outro fundo do corredor. Julgo que para verem televisão. Pelo menos existia uma por trás das minhas costas, enquanto estava lá fora. Mais tarde também soube que naquela direcção havia uma casa-de-banho.

O que mais me impressionou não foram as pessoas, foi a ausência de sinais de vida naqueles corpos. A doença lhes roubou a alegria e quase lhes arrancou a alma do corpo.



Angelino Mata Câmara

24.8.05

Complemento !!

Acerca do meu post anterior, algumas críticas me foram dirigidas incidindo sobre a minha perspectiva unilateral. Talvez, depois de consultarem este link moderem a sua opinião.


P.S. - Vejam sob "Bulletin"

Espero que percebam



Esperemos que a direcção do Sporting tenha percebido, de uma vez por todas, que com Peseiro no banco a equipa não passa da "cepa torta".

O tipo não tem pulso no balneário, escolhe mal os jogadores que entram em campo e lê péssimamente o jogo (ontem, terminar com o Rogério a extremo direito foi de loucos!). E revela uma enorme falta de coragem, que justifica o facto de manter o Ricardo na baliza após aquilo que se passou no final da época passada e no segundo jogo desta temporada.

Enfim, começo a ter pena de jovens talentos como João Moutinho, Custódio, Nani, Varela, Lourenço ou Pinilla, que a continuar assim terão de procurar outro espaço para crescer.

23.8.05

E os avançados, Senhor?

23 de Agosto de 2005, 14h33.
Não aterrou nenhum avançado na Portela. Isto de enganar o povo e vender jornais tem muito que se lhe diga. O que mais estranho é ninguém se revoltar com isto. Razão tinha o outro: quanto maior for a mentira, mais o povo nela acredita.

Transferências

Uma semana sem notícias. O mercado das transferências hoteleiras está parado.

Sobre a esperança

O Sporting tem ainda esperança de fazer na segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões aquilo que não conseguiu fazer na primeira. Ou seja, levar de vencida a formação da Udinese. Desconfio que mais uma vez não passará disso mesmo: de uma ténue e vã esperança.
Os problemas do Sporting são três. Um primeiro está na baliza e dá pelo nome de Ricardo, jogador que consegue sempre falhar nos momentos decisivos. Foi assim, e por exemplo, na final do Campeonato Europeu contra a Grécia; foi assim há dois anos quando Giovanni rematou a 40 metros da baliza (roubando ao Sporting a possibilidade de uma pré-eliminatória na Liga dos Campeões); e foi assim também o ano passado quando Luizão, esse brilhante jogador que ia para o Real Madrid, chegou mais alto com a cabeça do que Ricardo com as mãos, oferecendo ao Benfica não só o acesso directo à Liga dos Campeões como também o título de campeão nacional, no mais pálido campeonato de que há memória (excepto para os srs. José Veiga e Luís Filipe Vieira).
Um segundo problema está no banco e atende pelo nome de José Peseiro. Peseiro é um treinador medíocre, medroso e com nítida falta de talento para a arte da bola. É um treinador nervoso e sem pulso no balneário (quem não se lembra das cenas de Rochemback?) situação que se agrava de semana para semana com o acumular da indisciplina. Mas Peseiro é também um azarado, situação alheia à sua pessoa, porque também ele falha sempre nos momentos decisivos.
Um último problema está na presidência do clube mais aristocrático do país. Dias da Cunha passa a vida a desculpar-se com os árbitros os maus resultados e os insucessos obtidos pelo Sporting. Este tipo de discurso permite duas situações nenhuma delas benéficas para o Sporting: por um lado, desresponsabiliza os jogadores e o treinador por aquilo que acontece; e por outro, não resolve os problemas estruturais e conjunturais do clube, passando para o imaginário colectivo uma série de inimigos e de teorias conspiratórias que mais não são do que bodes expiatórios para ocultar falhas graves de organização.
Enquanto assim for, enquanto o Sporting não resolver estes problemas o verde é, e apenas será, a cor da esperança. Os outros grandes, por ora, agradecem.

22.8.05

Sugestões

Para Ouvir

Cru. De Seu Jorge. A música brasileira no seu melhor. Revisitada por um excelente músico, que também é um actor talentoso (Mané Galinha - Cidade de Deus).

Para Ir

www.barceloca.com . Um bom sítio criado e mantido por Ricardo Costa, madeirense que vive em Barcelona. A visitar.

Para Ler

D. Quixote De La Mancha, de Miguel Cervantes. Porque é uma das melhores obras que li (e não exagero se disser que é um dos melhores romances até hoje escritos) e porque que em 2005 se comemoram 400 anos desde a sua primeira edição. O livro foi impresso pela primeira vez em Madrid, com o nome El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha.

Já agora, a edição comemorativa do quarto centenário, editada, como não poderia deixar de ser, pela D. Quixote, é muito boa. Com uma nova tradução e com reproduções de gravuras de Salvador Sali.

21.8.05

Nem tudo são más notícias

Gostava de escrever sobre coisas sérias. Principalmente em Agosto. Mês fraco em notícias segundo alguns gurus que opinam nos meios de comunicação social.

Não partilho da opinião. Alguém, algures não sei quando, disse que Agosto era um mês pobre em acontecimentos. Desde então, há quem repita esta mentira todos os anos. De tantas vezes repetirem a mentira, já é aceite como se, de uma verdade se tratasse.

Nada mais errado.

O país arde desalmadamente. Apesar disso, o governo tirou férias.
Ficou, no entanto, o super Ministro da Administração Interna.

As contas do estado continuam caóticas, mas os nossos, governantes, estão algures a mergulhar, como se fossem verdadeiros guerreiros.

Por cá, a novela RTP-M ainda está no começo. Julgo que ainda não foi aprovado o episódio número um, apesar das várias versões já apresentadas.

O Presidente do governo foi Claro. Pediu privacidade no areal e quase todos os dias os “paparazis” furam as férias do Cidadão Alberto João Jardim. Há uma foto dele na praia e uma espécie de nota de rodapé do já famoso repouso do presidente no bar mais mediático do areal.

Se estes temas não são notícias, é porque os editores, redactores também estão de férias.

Angelino Câmara