31.10.07

Turismo fechado a cadeado

Numa terra que vende segurança, faz algumn sentido que o edificio da Secretaria Regional do Turismo, em pleno centro do Funchal, esteja rodeado, à noite, por um gradeamento semelhante aqueles que se vêem em Caracas ou Joanesburgo?

É uma questão de imagem, senhora Secretária...

30.10.07

Programa Completo FICF


Programação do III Festival de Cinema do Funchal.

Os bilhetes para as sessões custam 3 euros (1,5 euros para estudantes). Para a Gala de Encerramento custam 10 euros.

29.10.07

Festival Internacional de Cinema a começar

Abre-se a cortina. Apagam-se as luzes. Faz-se silêncio na sala. O Festival Internacional de Cinema do Funchal (FICF) vai começar dentro de momentos.
Serão 8 dias e mais de 30 sessões de cinema no Teatro Municipal Baltazar Dias. Serão oito os filmes a concurso. Representando o que de melhor se faz em países emergentes como o Irão, a Turquia, a Grécia, a Argentina ou Brasil ou a Suiça, ou em países com tradição cinematográfica como a Alemanha.
Durante oito dias, os madeirenses poderão ver cinema alternativo, películas que habitualmente não rodam os centros comerciais de todos os dias. Filmes, enfim, que não são produto de tendências, mas que definem eles próprios as tendências. Filmes que são resultado de uma selecção criteriosa. Os melhores oito de entre centenas de longas-metragens que se apresentaram à organização. Na belíssima Sala do Teatro Municipal Baltazar Dias exibir-se-ão Bliss, de Abdullah Orbuz, A Few Kilos of Dates For a Funeral, de Saman Salour, La Memoire Des Outres, de Pilar Anguita-Mackay, Capri, You Love, de Alexander Oppersdorff, En La Cama, de Matias Bize, Ciudad En Cielo, de Hernán Gaffe, Uranya, Costas Capakas e Depois Daquele Baile, de Roberto Bomtempo.
O Júri que irá decidir o vencedor é constituído pelas cineastas brasileiras Elisa Tollomeli, produtora, Malu de Martino, realizadora, pelo Director da Escola de Cinema de Cherbourg, o Distribuidor e Marketing Bussiness Development francês Bruno Chatelin, pelo Jornalista José Vieira Mendes e pelo Director de Fotografia José António Santos, madeirense radicado em Barcelona.
Mas nem só de competição viverá o Terceiro Festival Internacional de Cinema do Funchal. A secção não competitiva integrará a Festa do Cinema Brasileiro, com a exibição, sempre no Teatro Municipal Baltazar Dias, das películas Saneamento Básico, O Homem que Copiava, Diário de um Mundo Novo e Proibido Proibir.
Nesta III Edição do Festival Internacional de Cinema do Funchal homenagear-se-á ainda Antonioni, com a exibição do extraordinário Profissão Repórter. A actriz britânica Susannah York, já galardoada com uma Palma de Ouro, um Globo de Ouro, um prémio BAFTA e nomeada para um Óscar para Melhor Actriz, estará no Funchal, sendo a figura de mais relevo a nivel internacional.Será homenageada na Gala de Encerramento, que decorrerá na Sala de Espectáculos do Centro de Congressos da Madeira e que, para além da entrega dos prémios aos filmes vencedores incluirá a projecção do excelente Lonely Hearts.
Um dos mais relevantes projectos ligados à III Edição do FICF são as Masterclasses sobre cinema, organizadas em pareceria com a Escola Profissional Cristóvão Colombo.De forma gratuita, os madeirenses poderão, durante uma semana, ouvir alguns nomes importantes falarem de produção, realização, argumento e fotografia. Aulas a realizar no Auditório da Escola Cristóvão Colombo, leccionadas por Malu de Martino, Roberto Bomtempo, Elisa Tolomeli, Susana Schild e José António Santos. Luzes, Câmara, Acção… Eis o cinema no seu melhor.