28.7.07

Jornalismo de vanguarda

Esta notícia é um belíssimo exemplo da legitimidade das queixas do PSD-Madeira, relativamente à comunicação social do continente. E não haveria necessidade, uma vez que os factos, por si só, são penalizadores para Jaime Ramos, não sendo necessário inventar-se uns tantos. Senão vejamos: o que Edgar Silva disse, é que com um regime de incompatibilidades decente, não seria possível a Jaime Ramos continuar simultaneamente com as actividades de deputado e de empresário, com interesses em empreitadas promovidas pelo Governo da Região. Ora, o articulista diz que Edgar terá defendido que o "líder do Grupo Parlamentar do PSD-M nunca ganharia concursos públicos se a lei nacional estivesse em vigor na Madeira", transmitindo a ideia que as empresas de Jaime Ramos apenas ganham concursos devido a cunhas. Ora, este é um não-facto, uma vez que Edgar Silva não pôs em causa a qualidade e/ou capacidade das empresas ganharem concursos, mas tão-só o facto de concorrerem, sendo propriedade de um deputado - o que por si só, é grave e não deveria ser permitido, conforme defende o PCP. O segundo não-facto, tem a ver com a afirmação: "Os comunistas dizem que Jaime Ramos deve demitir-se conforme prometeu fazer caso fosse provado que era gerente ou administrador de alguma empresa que tivesse sido beneficiada de concursos públicos e dos respectivos financiamentos do Orçamento Regional". Estaria tudo muito bem (apesar de mal escrito), não fosse o verbo beneficiar. Ora, nunca Jaime Ramos disse (e digo-o de cor, uma vez que outra coisa não fazia sentido) que as suas empresas terão ou não sido beneficiadas. O que ele prometeu é que demitir-se-ia se se provasse que pertenceria à administração ou conselho de gerência de alguma qualquer empresa que presta serviço ao Governo da Região. O que é radicalmente diferente, uma vez que se trata de incompatibilidades e não de mafiosices, conforme o jornalista quer fazer crer quando fala em beneficiar.
Eventualmente, poderá fazer-se uma investigação sobre a legalidade e transparência dos concursos públicos na Região. Essa é, contudo, uma outra questão, que nunca foi colocada pela PCP - não, pelo menos, naquele debate -, não sendo esse o motivo evocado para a exigência da demissão de Jaime Ramos.
É evidente a intenção subliminar do articulista: reforçar a ideia de que todos os negócios na Madeira são desonestos e que a autonomia madeirense não passa de um refúgio para uma cambada de malfeitores. A sorte, é que o jornalista não é grande espingarda e aquilo que pretendia ser subliminar tornou-se evidente, perdendo totalmente a a sua eficácia.

27.7.07

Ministério da Justiça no Second Life

Ministério da Justiça de Portugal cria e-justice center, para regular contratos celebrados entre avatares no "Second Life". Uma intromissão reguladora da Real Life...

Ver mais aqui.

Um olhar do outro mundo

Um blog que chega do "Second Life". Da autoria de palup ling. Ou Paulo Frias na vida (ir)real.

26.7.07

É bonitinho...


Lúxuria e impressos do IRS

Comnprar casa é a maior trapalhada em que já me meti na vida. Honestamente, nunca andei com tantos papéis debaixo do braço. Embrulho-me, rigorosamente, em papel. Sonho com papéis. Com impressos. Com atestados. Com certificados. Com senhoras das Finanças, senhoras de cinquenta anos e burocráticos óculos de massa e fatos completos. Ah, lúxuria transcendente sobre uma secretária atafulhada de impressos do IRS! (e isto é que me parece grave!)

E nunca gastei tanto dinheiro em merdas desnecessárias, maneiras (pouco) encapotadas do Estado português me meter a mão no bolso. Ainda hoje desembolsei a "módica" quantia de 500 euros para fazer um pré-registo. Que me vai chegar a casa depois da escritura estar feita, em resumo, que não serve para absolutamente nada. O resto do mês devo passá-lo a pão e água, ou coisa que o valha...

Para além de torrar a massa, ainda constatei, "in loco", a tremenda eficácia das duas senhoras do registo predial, que trabalham a pouco mais de vinte à hora (em dias bons como o de hoje), olham de alto para os desgraçados dos mortais que, como eu, estacionam uma hora na bicha, e competem para ver qual delas faz mais salamaleques aos advogados que por lá circulam e que, sem se perceber bem porquê, têm direito a passar a frente de toda a gente. Da próxima vez, juro que te telefono, Barata. Pago-te um copo e vamos lá os dois. Sempre ganho uma hora de vida...

Nicola Conte - Kind Of Sunshine

Este rapaz bem que podia vir ao Funchal Jazz 08. Aqui fica a sugestão. A um ano de distância. Ele que até já esteve por cá como DJ (Clube Avenida, se não estou em erro)...

Tom Waits - Rain Dogs

Do melhor. Conhecia a música mas nunca tinha visto o homem cantá-la. Ah Ganda Tom...

"Inside a broken clock, splashing the wine with all the rain dogs
Taxi, wed rather walk, huddle a doorway with the rain dogs
For I am a rain dog, too
Oh, how we danced and we swallowed the night
For it was all ripe for dreaming
Oh, how we danced away all of the lights
Weve always been out of our minds
The rum pours strong and thin, beat out the dustman with the rain dogs
Aboard a shipwreck train, give my umbrella to the rain dogs
For I am a rain dog, too
Oh, how we danced with the rose of tralee
Her long hair black as a raven
Oh, how we danced and you whispered to me
Youll never be going back home
Oh, how we danced with the rose of tralee
Her long hair black as a raven
Oh, how we danced and you whispered to me
Youll never be going back home"

O pobre do ilhéu

A culpa é sempre das autonomias...

Nós, os ricos

Se eu, por um momento que fosse, acreditasse que o dinheiro iria ser bem aplicado, até aplaudiria. O problema é que tenho certeza que os 65 milhões vão servir apenas para encher os, já bem ataviados, bolsos da corrupta classe dirigente de Luanda!
Por isso, acho-os muito mal empregues. Coisa de gente rica!

25.7.07

Critérios...

Não percebo os critérios jornalísticos do Tolentino Nóbrega. Mediatiza um discurso cujo único ponto de interesse foi a citação de Natália Correia - com o ridículo de citar uma intervenção por demais conhecida -, proferida por um deputado que nem tem grupo parlamentar e esquece da posição do MPT? Afinal, este partido também tem um deputado.
Isto, para já não falar da intervenção do líder da bancada socialista, remetido lá para o finalzinho do texto. Que raio de critério é este?
Deve ser este o jornalismo rasgadinho que o Paulo Barata tanto se refere.

Náuseas

O primeiro-ministro está neste momento a ser entrevistado (se é que àquele conjuntinho de perguntas simpáticas se pode chamar de entrevista). Não saio do escritório sob pena de vomitar em cima da televisão. O homem provoca-me náuseas!

Mas o momento para esta entrevistazinha é extremamente oportuno. Ora, 'bora fazer umas perguntinhas ao nosso PM, a ver se a populaça volta a reconhecer o brilho do nobre líder!
Como diria a minha avó, "que triste figura de deus".

Heróis da Lusitânia

Nunca gostei de heróis da pátria, nem de dirigentes messiânicos. Por isso, sinceramente, não gosto de Maria José Morgado nem de Saldanha Sanches (os ex-militantes de movimentos maoistas parece-me todos iguais).
Mas tenho que reconhecer que, não obstante à magistrada terem sido disponibilizados meios como nunca antes aconteceu, ela demonstrou trabalho no processo Apito Dourado. Espero também é que as acusações sejam consistentes, a ver se da montanha não salta um roedorzeco qualquer. Porque muito mal estaria o país se das 20 acusações, apenas resultassem 2 ou 3 condenações (como vai acontecer com o processo Casa Pia).

Que falta de decência! E ninguém escapou.

Começa a ser tempo de Jaime Ramos ter algum tento na língua. As afirmações proferidas mais do que envergonharem o parlamento, deveriam envergonhar o próprio. Não defendo hipocrisias como as que existem na Assembleia da República (aquela do terem medo de chamar os bois pelos nomes "mata-me"), mas é imperioso que os deputados à Assembleia Legislativa Regional respeitem a instituição máxima da Autonomia. Sob pena da sua total e inapelável desacreditação.
Para além disso, os argumentos apresentados por Jaime Ramos são absurdos. Como se o homem deixasse de receber os lucros no final do ano apenas por não ser administrador ou gerente de empresas que todos sabemos serem dele. Haja decência!
Miguel de Sousa também não ficou nada bem na fotografia, por não ter acabado com aquele regabofe logo de início. E foi pior a emenda do que o soneto, quando fez a sua defesa. É que autocrítica por autocrítica, até não lhe ficava nada mal alguma!
Estranhei também foi a compreensão de Victor Freitas em relação às afirmações de Jaime Ramos. Então é normal um deputado "perder a cabeça" e proferir as barbaridades que o líder da bancada parlamentar do PSD - Madeira proferiu? Então Victor, andas a preparar alguma, é?...

Havia de ser bonito se houvesse quotas. Com deputadas deste nível...

Com deputadas do calibre de Rafaela Fernandes, pelo menos com a qualidade de afirmações como aquela que proferiu no debate do dia 24, só apetece mesmo dizer: volta Célia, estás perdoada!

Permitam-me um pequeno aparte: é inacreditável a quantidade de energúmenos que os aparelhos partidários, e muito concretamente as jotas, conseguem produzir. Tenho certeza que ao nível da produção de clientela e de carreiristas, os partidos portugueses batem recordes de produtividade!

Daniel Powter - Bad Day

Uma belíssima canção pop. Que apareceu por cá sem razão aparente e que eu resolvi deixar ficar.

Bom senso? até aplaudo!

Ao contrário da mensagem que se tenta fazer passar, o "caso Charrua" não terminou bem para o professor. O processo foi arquivado, mas Fernando Charrua não volta à Direcção Regional de Educação do Norte. Que aliás era uma das suas pretensões. Já para Margarida Moreira, a vida continua igual àquilo que sempre foi. Resumindo: o bom senso da ministra tem que se lhe diga!

E que tal baralhar outra vez?

Marques Mendes, Aguiar Branco e Luís Filipe Menezes...

Xiça, não é melhor começar de novo? Baralhar e voltar a dar a ver se sai trunfo? Fechar a tasca por uns tempos? Passar o Verão em Porto Rico?

Bem sei que o bom do Mendes tem sido simpático para com o pessoal cá da terra. Mas não só. Tem espalhado simpatia para com o primeiro-sargento Sócrates. Nos debates mensais então, é um ver se te avias de salamaleques...

Boa hipótese

Geometria Variável

A opção de Alberto João Jardim de não aplicar a lei sobre IVG é política e juridicamente inaceitável no âmbito do sistema que temos. Que fique, por isso, registada a minha estupefacção perante a forma como o Presidente da República, Governo e PSD fingem que nada se passa.

Coisa diferente é saber, no quadro de uma reforma do sistema político e constitucional que temos, se não seria desejável que o enquadramento legislativo nacional não fosse de geometria variável, de forma a permitir que, em regiões como a Madeira, que firmemente se opuseram à despenalização da IVG, pudessem ali negar a sua realização. O mesmo é dizer que permitiria que uma região claramente favorável à despenalização no referendo de 1998 se tivesse antecipado ao resto do país, despenalizando aí a sua prática.

Tenho para mim que um sistema como esse, que implicaria uma profunda reforma do sistema e uma absoluta mudança de paradigmas constitucionais que actualmente adoptamos, traria mais vantagens, aproximando, como se espera, o poder político dos cidadãos por ele servidos e encarnaria o princípio da subsidiariedade da actuação estadual. Um assunto a desenvolver depois de férias.


Um excelente texto, de Adolfo Mesquita Nunes, roubado d'aqui.

No seu melhor

A Assembleia no seu melhor...

24.7.07

Habitação que é património mundial!

Estava para iniciar com algumas obras em breve, mas já que vai haver 100 milhões de Euros para investir, eu espero!

Patetices socretinas

Patético, patético, o anúncio do choque tecnológico com criancinhas amestradas e bem pagas, a exemplificarem como serão as aulas do futuro. Não terá este governo noção do ridículo?

Teve início a matança dos inocentes...


Governo Electrónico

Foi ontem apresentada aos cibernautas do mundo e da Madeira, uma solução inovadora de comunicação governamental.

O professor Marcelo já disse que a ideia deve ser aproveitada pelo governo do Eng. José Sócrates.

Porquê?
Custa zero ao erário público e aproxima o Governo das pessoas.

Quais são as desvantagens?
Nenhuma!

Tem vantagens?
Tem!
Quais são?
Além das que já disse, não há perdas de tempo e acaba com as filas de milhares de cidadãos às portas da burocrática máquina administrativa do Estado. Neste caso, do Governo Regional da Madeira

Problemas?
Só vejo um.
E qual é professor?
O programa ir ao ar, ou uma falha no sistema. É o risco das novas tecnologias.


Afinal do que se trata???
De uma página no Hi5.
A ideia tem um duplo objectivo: ombrear com o programa Simplex, (lançado pelo Governo Socialista) e fazer da Madeira a Singapura do Atlântico.

Para já, AJJ já conseguiu 80 amigos. Entre eles não há nenhuma cara conhecida do PSD. Aconselha-se os senhores deputados a fazerem o registo one-line e se submeterem à aprovação do chefe. Espero que nenhum pedido de amizade seja rejeitado.

Também já foram enviados 16 fives. Realizados 7 comentários ao perfil e
10 comentários às fotografias.

Ainda não se pode falar em recordes, mas, desde que entrou em linha já teve
65 visitas.

Mais pormenores no
hi5.

A Vera não subiu a aba

Caro LFM:

No "Ultraperiferias", um texto em registo humorístico postado por mim foi alvo da sua resposta pronta. Agradeço a atenção, embora me pareça exagerada. É que, reafirmo, encaro a blogosfera como um brinquedo giro. Sou uma espécie de puto com uma bola nas mãos, que joga o jogo pelo puro prazer de jogá-lo. E como o tal puto, remato para onde estou virado. Deixando de parte os simbolismos, posto aquilo que me apetece, sejam tontices ou não, porque não tenho pretensões de formar ou de informar. Muito menos de recomendar. Agradeço a quem me lê, mas se não me lerem dá-me rigorosamente na mesma.

Voltando ao post, a expressão que deu origem à sua resposta é caricatural, sendo a caricatura particularmente utilizada nos textos humorísticos (mesmo que não tenham ponta de piada). Tal como a referência à Festa do Chão da Lagoa, ou aos outros blogs, de resto. A frase, curta, não tem qualquer intenção subjacente nem implica uma classificação ou qualificação dos textos postados sobre as ilhas espanholas. Em resumo, é óbvio que a Vera não subiu a aba.

Cumprimentos

Gonçalo Santos

23.7.07

Sócrates e seguidores

Às tropas de Cavaco deram o nome de "cavaquistas", às de Guterres, "guterristas", às de Durão Barroso, de "barrosistas", às de Santana (para além das santanetes), santanistas. Como se chamarão os seguidores de Sócrates? SóCRETINOS?!

Os amantes

"Voltas a retrair-te e a entregar-te da mesma maneira, a deixar-me na boca o mesmo travo de orquídea, de sândalo queimado e de bruma salina. Acabas agora de me puxar para ti, vagarosamente ao longo de ti, num ritmado movimento que ninguém te ensinou, que retomas sempre com igual cadência e de que nunca inteiramente te aperceberás. Estou já de novo a olhar-te nos olhos, a sorver lentamente a leve crispação da tua boca. Começa o mar a castigar-te os flancos e a resumir, em poucos minutos, uma sonâmbula evolução de muitos milénios, convertendo em pedra o que era peixe, desfazendo em areia o que foi pedra, incorporando cada vez mais pó no volume das suas águas... Passam entretanto pelo céu nocturno cavalgadas de nuvens magnéticas; entre as estrelas mais longínquas estabelecem-se pactos efémeros; e morrem aves nos pântanos da Lua, sob a luz que da terra lhe enviamos. Não sei se principias a gemer, se é a lenha mais alto a crepitar. Luzes, luzes! Luzes soltas no meio da escuridão... Instala-se o firmamento nas tuas entrenhas. O êmbolo do vento acelera-te o ritmo. O teu último gemido, nem o consegues dominar: derrapou no pavor de ser um grito, suicida-se na curva do teu ombro."

David Mourão Ferreira, in Os Amantes e Outros Contos.

Ademus?

Ademus ad montem fodere putas cum porribus nostros

A minha expressão latina favorita. Vejam lá se descobrem o que significa. É o nosso passatempo de Verão. Somos como o Público e no verão, até vendemos jogos.

Only Moutrato is real

Sócrates não existe. Mas o Eduardo Mourato sim. A sua "não música" é perfeitamente audível. Até por mim que não existo!

Caso para dizer que "only Mourato is real".

Aguardo ansiosamente que um amigo meu açoriano (existirão, os Açores?) me envie o espantoso êxito chamado Calafões. Mourato at is best!

Este blog é uma ficção

Eu anuncio solenemente: este blog não existe. Pronto!

Que venha a festa

A ver vamos se a "silly season" anima com o Chão da Lagoa... É que nos últimos dias, não se tem passado rigorosamente nada. na blogosfera então, reina uma pobreza franciscana. O Farpas anda às voltas com a perda de mandato dos vereadores do PS há mais de uma semana...O "ultraperiferias" parece ter-se mudado para Canárias. A direita não corta nada que se veja. E a esquerda anda a tentar caçar o Coelho. Parece que a época de caça abriu antes de tempo... A crise é tanta, que o pessoal até dedicou tempo a escrever sobre o Congresso de um partido que no continente é de direita mas que aqui é de esquerda, ou é de centro, ou é assim-assim ou coisa que o valha. Valha-nos deus Nosso Senhor! O Nélio deve ter ido de férias. E com ele levou o olho de fogo. São muitos dias sem falar da muralha do Jardim, companheiro. Começo a sentir saudades, a sério. A Lenca, que honra lhe seja feita, andava há semanas a pedir férias, finalmente deve ter sentido chegar o momento. É hora, como cantava o outro! Já a Vera deve ter regressado por momentos da aba. Com o Bruno e o Angel de férias, com o Magno enterrado na areia e com a minha falta de inspiração (eu sei, não é de agora, é de sempre), tem-nos valido o Sancho, verdadeiro "carregador de piano" desde blog - sempre adorei esta expressão dos comentadores de futebol. É absolutamente delicioso imaginar o Sancho a carregar um piano no meio do relvado de um campo de futebol, com chuteiras de "biqueira d'aço" e o ar mais tresloucado do mundo!

Bom, e a julgar por este texto, venha o Chão da Lagoa. Que até já começou bem, com o secretário-geral do PSD a anunciar, na apresentação da festa, que o Governo da Republica não existe.Eu não o quero contrariar, mas cá para mim se Sócrates e "sus muchachos" não existem Alberto João Jardim reencarna D. Quixote, combatendo moinhos de vento e imaginando dragões... Mas fui eu que fiquei confuso, é verdade!

Já agora, se o Governo da Lusa Pátria não existe, a Assembleia da Republica também é fruto de uma alucinação colectiva. Assim sendo, a Lei do Aborto, afinal, nunca foi sequer votada. Porque também é do foro do paranormal, creio eu. Agora percebo a sua não aplicação. Embora outro órgão irreal, o Tribunal Constitucional (rima mas não é verdade), não o entenda assim. Que se lixem. Espera... Não se podem lixar porque não existem... Isto parece confuso, de facto!

Venha de lá essa festa, pá! Com o irreal Marques Mendes a discursar e tudo!

Um andarilho finlandês

Um blog muito bom. De um andarilho finlandês (a maior parte dos textos estão em inglês, felizmente. Os que estão na língua materna do blogger são, obviamente, para passar à frente. Pelo menos para mim, como é óbvio. É que conheço comentadores oficiais da blogosfera cá do sítio que, com um bocadinho de sorte, até comentam em bom finlandês... eu sei lá!"

É verdade, seria melhor que o blog fosse de uma andarilha finlandesa. Mas este foi o que se pôde arranjar...