18.2.06

Porque a primeira vez é a mais difícil...

Pois é. Existe mais um conspirador das 7. Ou às 7! Ou então mais um, para ver se chega aos 7. Ou, por outro lado, a ideia é reunir 7 tolos a ver se chegam a sábios. Pode ser que daqui a algum tempo decidam(os) fazer algo em vez de discutir. Mas como acredito no diálogo, no debate, no confronto de ideias – às vezes sério, outras nem por isso – prontamente aceitei o convite que o Gonçalo, gentilmente, me endereçou (do qual, com certeza, já se arrependeu). Aqui está, portanto, um tolo à vossa disposição.
Neste espaço procurarei deixar algumas preocupações que tenho. Por vezes de forma sistematizada, outras de forma mais emotiva, logo subjectiva e legitimamente sujeita à crítica e ao contraditório. Portanto não se inibam: critiquem, contradigam. Tentarei, na medida do possível, responder. Sejam anónimos, estejam identificados, sejam de Direita ou de Esquerda. Pertençam ao Bloco ou ao CDS (não esquecendo os do intervalo). Estou aberto e preparado até para a ofensa, coisa que, acredito, não acontecerá frequentemente, pois sei que a maioria dos leitores deste blog gosta de discutir ideias.
Alerto, contudo, para o facto de não residir no Funchal. É possível, portanto, não comentar muitos assuntos de interesse puramente regional. Acompanho, com a disponibilidade que tenho, a vida da minha terra. Leio com frequência a imprensa regional (até o Furabardos, vejam só!). Mas perdoem-me por nem sempre me sentir suficientemente informado para opinar sobre o quotidiano madeirense. Com isto não quero dizer que os meus posts serão de completo desinteresse para os madeirenses. Pelo menos assim espero, porque como todos nós, adoro ouvir-me falar (escrever, neste caso), mas também gosto de um bocadito de atenção. E isso, sei bem, só acontecerá se postar sobre assuntos de interesse para a maioria dos que cá vêm.
Esta é a minha primeira incursão opinativa na blogosfera, como blogger. Espero que corra bem!

Sancho Gomes

PS – Ainda pensei em comentar a proposta “socialista” do nosso Ministro da Saúde, a quem parece que a única forma de resolver os problemas financeiros do seu Ministério é cobrar mais a quem menos tem. Mas como acredito que todos os portugueses estão devidamente elucidados…

17.2.06

Fatwa à "vilhão"

Alguns comentários, invariavelmente anónimos, levaram-me a responder desta maneira. É tão fácil dizer mal, asnear, vilipendiar, acusar, denegrir, inventar, quando nos escondemos atrás de um qualquer anonimato, quando não podemos ser responsabilizados, ainda por cima com o desprízel argumento da protecção, do medo de ser prejudicado. Revela bem a estrutura desta gente, da vontade que têm em mudar aquilo que julgam estar mal. São tão esquizofrénicos e encolhidos que, mesmo nas eleições (lembrem-se que o voto é secreto), escolhem manter o "status quo".

Disparam verdades absolutas e ameaçam com os ventos de mudança e as alterações correctivas que o futuro nos reserva. Ameaçam, fazem juras de vingança, esperam ansiosamente que tudo mude, embora não contribuam, minimamente, para isso.

Muito bem, todos os filhos de dirigentes´, de governantes, de militantes do PSD, de simpatizantes do PSD, de funcionários públicos, de amigos de governantes, de familiares de governantes, de amigos de membros da oposição que, por acaso, são amigos ou familiares de governantes, de conhecidos de governantes, de empregados de governantes, DEIXEM A MADEIRA.

De acordo com os guardiães acobardados, que vivem à sombra da tal mamadeira que tanto criticam, que não têm coragem para assumir as suas críticas, que sugam o mais que podem, que babujam em torno do regime que desprezam, que rastejam subservientes, que fazem vénias exageradas à passagem dos respectivos superiores hierárquicos, decretaram que a atribuição de lugares na função pública aos referidos no parágrafo anterior está absolutamente proibida.

Emigrem, fujam, a espada justiceira pende sobre as vossas cabeças, os invertebrados que se julgam donos da verdade preparam-se para o julgamento final, nada, nem ninguém lhes escapará.

16.2.06

Um projecto ainda "verde"

A luta continua no parlamento.

Desta vez a polémica nasceu pelas mãos do deputado da CDU.

Edgar Silva denunciou negócios ilícitos na empresa “Ilhas Verdes”.

Segundo o parlamentar houve gestão “danosa” de dinheiro públicos.
Curiosamente, o testa de ferro do projecto empresarial é também deputado, mas não estava no parlamento quando o deputado comunista denunciou a alegada corrupção.

Atentado contra a liberdade de expressão

Portugal continua a resvalar para um Estado de direito, com poucos direitos.

O que se passou, ontem na redacção do jornal 24 HORAS é um atentado contra a liberdade de expressão.

Na ausência de um bode expiatório, a justiça aponta armas aos jornalistas.

Nada melhor par justificar a ineficácia de um aparelho há anos desfuncional.

Simpatia e educação

Uma "troca de argumentos" pouco simpática. E educada. Ver aqui e aqui.

A mais cara


Esta fotografia de Edward Steichen, tirada em 1904, foi vendida por 2,5 milhões de euros num leilão da Sotheby’s, tornando-se a fotografia mais cara do mundo. É obra!

15.2.06

Eficiência

A justiça portuguesa é, no mínimo "sui generis". Há um mês, Sampaio deu um prazo de trinta dias para se saber exactamente o que se passara. Hoje, a PJ entrou por uma redacção dentro a vasculhar computadores. Rápida e eficiente. Como sempre, aliás...

Não se pode transigir com o novo totalitarismo

O totalitarismo tem de ser combatido sem medos e sem cedências. De qualquer espécie. Não se negoceia com quem defende valores opostos aos da liberdade. Se por comparação (num exercício meramente prático) quisermos analisar o valor da liberdade na nossa sociedade em comparação com outras, não podemos ter qualquer dúvida: a nossa sociedade é superior (é preciso dizer as coisas como elas são) porque é a liberdade que nos garante esta nossa enorme diversidade política, cultural, económica e social. É a liberdade, por exemplo, que nos permite alimentar esta nossa polémica nas páginas de internet do nosso blogue. Isso valoriza-nos.
Quem massacra à pedrada, pratica excisões em crianças, apedreja a mulher adúltera, nega o holocausto ou se deixa explodir num mercado cheio de crianças não é gente recomendável nem gente que eu convide para ir ao café ou para comer em minha casa. Eu sei que são afirmações perigosas, mas perigosos são também os tempos. Nenhum de nós gosta de fascistas.
A história, infelizmente, não nos deixa outro remédio que não seja o não transigir perante a chantagem, o terror ou a intolerância de gente que não quer ou que não sabe ver ou aceitar o que está verdadeiramente em causa: o nosso estilo de vida, a nossa liberdade, a nossa pluralidade. Devemos por isso resistir em nome de todos aqueles que sofreram na pele as arbitrariedades de doutrinas totalitárias, como o fascismo e o comunismo, e à luta que muitos outros travaram para impedir que nós não sofrêssemos hoje na pele a arbitrariedade total do homem sobre o homem, hasteada em nome da utopia e da sociedade perfeita, gritada em nome do sonho tornado pesadelo, num mundo onde a única pergunta - o porquê? - nunca teve uma única ou singular resposta. Recordar Primo Levi e Soljenitsin deve ser suficiente.
Algures por aí se falou na instrumentalização de imagens desenterradas quatro meses depois com intuitos dúbios. Algures por aí foi afirmado que existiriam interesses obscuros por parte da extrema-direita interessada em fazer renascer esta polémica (que muito sinceramente não é polémica coisíssima nenhuma) com objectivos, quiçá pró-americanos, devido à situação explosiva que se vive no Médio Oriente. Sinceramente, o argumento de tanto usado está gasto. É o mesmo que justifica a guerra no Iraque com o petróleo e exactamente o mesmo que afirma que o Katrina é consequência da globalização predadora. Mas ainda assim poderíamos colocar a questão ao contrário: porquê só agora? Que obscuros interesses estarão por trás das agendas políticas dos fundamentalistas? Sim: porque não colocar a questão ao contrário? Porque é que apenas um lado é capaz de ser conspirativo? Por acaso não haverá islâmicos com vontade própria?
Outra coisa que não podemos estar constantemente a utilizar é o maldito sentimento de culpa pelo passado. Fizemos muitas asneiras, fizemos muitas matanças, e em nome de valores e dos nossos deuses e de outros santos promovemos uma sangrenta Inquisição. Tudo isto foi feito pelo Ocidente apostado em demonstrar, então, a sua superioridade militar, cultural, económica e social. Com resultados desastrosos, diga-se em abono da verdade. Mas isso não pode desculpar nem permitir que outros se aproveitem desse sentimento de culpa para explorar a nossa permanente boa vontade, alicerçada na tentação do diálogo e na busca de soluções de compromisso. Sintomática a situação africana, continuamente injectada com donativos que se limitam a encher chorudas contas bancárias em bancos suíços enquanto os seus dirigentes se sucedem por golpe de Estado ou por conivência política, deixando populações inteiras na miséria e na fome, enquanto assobiamos para o lado ou para o ar. Mas por mais concertos que se façam, com Geldoff e Bono à frente da trupe, a situação não se vai alterar nunca se não houver a coragem de colocar um travão a este nefasto vício que não ajuda os povos que necessitam: apenas apela a um dos nossos sentimentos menos nobres, o da compaixão, traduzida na nossa consciência tranquila de dever cumprido, como a esmola que damos aos mendigos que encontramos nas ruas das nossas cidades.
Mas o problema destes países e destas regiões não é também a globalização (ou o suposto novo império), como muita gente maravilhada e hipnotizada por Chomsky e Negri por aí arenga. O problema é precisamente o contrário: o problema é estar fora e à margem dessa globalização (que ao contrário do que muitos julgam tem regras) porque tudo lhes passa ao lado. Literalmente ao lado. Isto pouca gente quer entender. Ou confortavelmente prefere não entender. Olhem para o exemplo indiano e também para o chinês, e vejam o seu crescimento. Mas como povos de potências “neocoloniais”, que exploraram os mais fracos e que disso se aproveitaram para enriquecer, parece que mais uma geração inteira de europeus terá que pagar as facturas (em atraso?) do passado, como forma de ultrapassar os incómodos do presente. Tudo em nome daquilo que outros, noutros tempos fizeram e projectaram. Desculpem, mas não carrego cruzes de outros, nem aceito que se viva com estes fantasmas. Nem tolero, ainda, que me imponham um sentimento de compaixão que acho repugnante porque essa é a forma mais fácil de cruzar os braços e de não encontrar solução cabal para as coisas. Definitivamente.
Acredito que este conflito, infelizmente, não terminará tão cedo. É latente e parece apenas precisar de um ligeiro rastilho para deflagrar em maior escala (se é que já não deflagrou). Só que ceder em caricaturas ou em simples desenhos, é meio caminho andado para ceder em tudo o resto: na literatura, na pintura, na fotografia, na roupa, na linguagem, nos usos e nos costumes porque podemos ofender a dignidade do profeta ou de outro qualquer ser. Dispensa-se uma nova Idade Média.
Derrotamos há seis décadas o fascismo. Mais recentemente derrotamos o comunismo embora este sobreviva por todo o lado, sem legitimidade política face ao desastre dos resultados, implantado nas nossas universidades e nos meios de comunicação social que deliram com imaginativas teorias e com um conjunto de teses que se pautam, mais pela irresponsabilidade e facilitismo do que propriamente por uma análise séria das coisas. Agora, devemos derrotar este novo totalitarismo (o islamismo radical) que não gosta de nós, do nosso modo de viver e que está disposto a massacrar o que for preciso para impor uma sociedade sem liberdade, ancorada no medo, na escuridão e em dogmas religiosos. Passados estes anos todos, pensei que o totalitarismo fosse coisa sem argumentação ou justificação possíveis. Enganei-me redondamente.
Finalmente, outro aspecto que quanto a mim também é perceptível é que quem promove o choque civilizacional são aqueles que não toleram que outros, nos seus países, tenham liberdade de expressão, queimando, agredindo e matando em nome dessa intolerância. Uma coisa é o direito à indignação (legítima); outra, totalmente diferente, é usar como escudo essa indignação para espalhar e semear a violência gratuita, pilhando, violentando e matando e instrumentalizando (sim, porque os manifestantes nem sabem a cor das caricaturas) ódios com fins políticos. Não pode haver benevolência nem branqueamento de semelhantes comportamentos. Contemporizar, ou deferir, neste particular é voltar atrás. E é um verdadeiro retrocesso civilizacional. Não só da nossa civilização como também de todas as outras que primam pela tolerância e pelo direito à liberdade e à diferença e que procuram um mundo equilibrado onde seja possível haver, apesar das nossas diferenças culturais evidentes, uma só raça de homens: a dos homens livres.

Desabafo (terceiro e último)

Estou a ver as notícias da tarde. E a ficar farto do discurso politicamente correcto do “relativismo cultural”. Como diria um amigo meu, “à borda merda com o relativismo cultural”!

OPA, HOTIL, SOBRE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Informo-o que esta é uma ideia original, ao contrário do que já possa estar a pensar. O tio Belmiro apenas foi mais rápido do que eu. Eu também só tenho na minha conta bancária uns míseros cêntimos. O “retalhista” (é como AJJ lhe chama) tem milhões. Ele não tem dinheiro para comprar a PT, mas não o impediu de lançar uma OPA sobre a PT. Eu também, não tenho, mas vou fazer o mesmo. Vou lançar uma OPA, hostil, sobre a Assembleia.

Já explico porque é que levei tantos dias a prepará-la.

Devido à complexidade da operação, foi necessário consultar, antes, o banco.
Não ia avançar para uma OPA, sem a necessária cobertura financeira.

Ao contrário de Belmiro de Azevedo, a minha proposta não cobre toda a Assembleia. Existem sectores, políticos, que a minha oferta pública deixa de fora.

Em conversa com o meu Banco. Nada de confundir com o BES - (O meu opera na Zona Franca e só tem um escritório no Funchal) aconselhou-me a só adquirir 10% do grupo Parlamentar do PSD.

Mas como?
É simples meu caro amigo!
Disse a administração da Instituição Financeira para mim.
O resto não produz nada. Só vão à assembleia levantar o dedo. Você vai substitui-los por computadores.

E os deputados do PS. Interessam?
Bom… Sabe que não dão votos. Explico. Em linguagem económica também não podemos considerar que são rentáveis.

Todos?
Não! Você compra-os. É óbvio que vai ter que vender alguns. Os que financeiramente não interessam. O Fernão Freitas fala de mais. O João Carlos quando fala o país ouve-o. O Jacinto fala mas poucos o ouvem. O outro Freitas, não fala mas é um perigo…. Está a perceber.

Mais ou menos..

E os pequenos partidos?

Você vai reciclá-los. Como?

Vai criar uma nova esquerda à esquerda da esquerda que já existe.

É simples. O BE quer exterminar a CDU. A CDU sonha em acabar com BE.
Está a ver. É simples.
E o CDS-PP?
Já não é a mesma coisa…. Desde que “morreu” o Paulinho das feiras… e como sabe, o presidente dirige o partido a partir de Bruxelas…

Está bem. Mas é economicamente, interessante?
Com tantas contas já duvido do real valor das coisas.

Claro que sim. Se não fosse interessante o próprio PSD-M já teria acabado com ele.

Desabafo (mais preocupado)

Espero que este blog não chegue à comunidade muçulmana, caso contrário, ainda levo com uma fatwa em cima. E cheira-me que por cá não serei só eu…

Desabafo (absolutamente desnecessário)

Se eu vivesse num país quente onde nem uma cervejita pudesse entornar, onde as mulheres passassem vestidas dos pés à cabeça, apesar dos quarenta graus à sombra, onde tivesse de rezar três ou quatro vezes por dia virado para uma cidade mais poeirenta que a minha e onde a melhor música que podia ouvir era o chamamento do muezzin, garanto-vos que também deixava a barba crescer e queimava bandeiras da Dinamarca e corria cidade fora com um carregamento de bombas a fazer de cinto! Garanto-vos…

14.2.06

Esquecimentos.

O embaixador do Irão em Portugal foi entrevistado. De forma solene, afirmou que a melhor resposta do Ocidente em relação à questão das caricaturas foi dada por Portugal, através do comunicado do MNE (verdadeira peça de cobardia política, complementada pela declarações ridículas do ministro, em Évora).

O valor desta opinião, por pouco que fosse, desaparece completamente quando o tonto avança com as suas teorias acerca do Holocausto, citando "Visitei Auschwitz e Birkenau duas vezes e, fazendo as minhas contas, cheguei à conclusão que para matar 6 milhões de judeus, os alemães precisariam de 15 anos.".

A estupidez desta afirmação impediria qualquer comentário, no entanto, só para os mais incautos diria o seguinte: Auschwitz-Birkenau (complexo de trabalho forçado e extermínio) foi apenas um (o mais terrível, é certo) dos "palcos" da fúria ariana, esqueceu-se, o senhor embaixador, de Treblinka, Belzec, Sobibor, Majdanek, Chelmno, Mathausen, Sachsenhausen, Dachau, Buchenwald, Theresienstadt (este, considerado um paraíso quando com os outros comparado), dos guetos de Varsóvia, Lublin, Lodz, Lvov, Cracóvia, dos Einsatzgruppen, dos comboios de transporte de gado, dos fuzilamentos, da eutanásia, das experiências de Mengele, da organização de Eichmann, tanta ignomínia esquecida pelo senhor embaixador.

De forma subserviente, já estou a ver um telegrama de agradecimento do MNE, pelas palavras amáveis e doutas do senhor embaixador (da célebre escola humanista de Teerão).

Freitas outra vez

O Ministro Freitas, com as suas despropositadas declarações de domingo, voltou a demonstrar que tem um ódio visceral aos americanos e aos restantes aliados tradicionais de Portugal. Resta saber – e para isso alguém vai ter de lhe perguntar – se fala em nome individual ou em nome do Governo.

Se Freitas faz considerações como as do passado domingo em nome individual, comete um erro gravíssimo, porque não se pode esquecer, em circunstância alguma, de que é Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, cargo que, de resto não permite espaço para grandes considerandos próprios. Nesse caso, deveria ser demitido.

Se o Ministro diz aquilo que diz em nome do Governo, seria bom que Sócrates assumisse a mudança na posição estratégica de Portugal. E explicasse as vantagens e desvantagens da mesma.

A bem de todas as famílias…

O blog dos leitores - Homenagem a Agostinho da Silva

Porque hoje, 13 de Feveiro, se fosse vivo, Agostinho Baptista da Silva, fazia cem anos.

Porque vale a pena mantê-lo vivo.

Tânia Spínola

"Erros meus, má Fortuna.
Amor ardente em minha perdição se conjuraram,
os Erros e Fortuna sobejaram que para mim
bastava Amor somente."

"Se para ti bastava Amor somente
amor em mim não chega para nada
pois preciso inventar o que hei-de amar
pensando que é a vida que o inventa
já que juntos nós vamos percorrendo um tempo
que também é irreal
o não ser de que é tudo a mim me anima
me recria no espaço que não há não haver
nada é tudo por que anseio para me erguer
não sendo o reteimar que verdadeiro amor é mesmo amar
pois que nunca a ninguém apraz não ser."

Agostinho Baptista da Silva

O blog dos leitores- Nunca

[Ficar em casa] NUNCA!! Deixar de ver a cara de babados que os chamados "humanos" têm nesse dia?? É uma oportunidade a nunca perder! OM, CHRIM, KRIM, GHRIM...

Luz Lira

Referente ao texto 14

O blog dos leitores

Caro Gonçalo,

Pode até ser que haja uma excessiva comercialização do dia.

No entanto, devo lembrar-lhe que há muitos homens com memória curta e também mulheres.

Por isso, é sempre bom celebrar.

beijos,

Marisa Frade

Referente ao texto 14

12.2.06

14

Restaurantes de merda com menús "especiais". Ursos de peluche. Corações recortados em folhas de cetim. Relógios da Swatch (edição especial). Parecem-me razões mas que suficientes para ficar em casa na noite de 14 de Fevereiro.

Transtornado

Hoje, em Évora, o ministro Freitas terá afirmado que as "provocações" ocidentais são a principal razão para tudo o que está a acontecer no mundo mçulmano. A ser verdade, o homem está definitivamente transtornado!

Cees

Cees Nooteboom tem um nome impronunciável. Como bom holandês que se preze, de resto. Escreveu aquele que é um dos meu livros de viagens favoritos, O (Des)Caminho para Santiago, editado em Portugal pela ASA. E é também um poeta talentoso. Como poderá comprovar.

Small Bang

O poema ouvia como estava a ser escrito,
ele via a mão gigantesca
donde parecia emanar,
palavra por palavra,
mal conseguindo acompanhar-se a si própria.

Própria, viu escrito e, como eco,
disse para si: própria, própria, mas já
a mão ia mais adiante, espantada
pelo flagelo do rabiscar,
pela nostalgia da forma.

Dói não estar completo
para quem vem de lugar nenhum.
Sem alento, as palavras jazem na mesa,
a mão desapareceu, volta, desaparece,
o poema não se lembra de nada,
e a cabeça, tão longe por cima dele,

apenas ainda reconhecívelcomo a máscara de caos e origem,
desvia-se das linhas,
diz no seu respirara cadência do pensar

e fecha o poema
com um suspiro.

Cees Nooteboom

De: Zo kon het zijn (1998)

Claustrofobia

Em Portugal não existe espaço público. Existe uma simulacro, no qual se legitima em contínuo o sistema.

A blogosfera representou uma ligeira abertura. Que deixou de ser representativa a partir do momento em que rendeu a comentadores e analistas que há anos pululam pelo suposto espaço público português (vejam-se os casos evidentes de Pacheco Pereira, Constança Cunha e Sá, Vital Moreira ou, mais recentemente, Vasco Pulido Valente).

Num curto passeio pelos supostos blogs de referência em Portugal, o sentimento é de pura claustrofobia. O que, de resto, não me surpreende de forma alguma.