30.12.06

Poças do Gomes

Já uma vez aqui falei sobre as Poças do Gomes, vulgo Doca do Cavacas. Na altura referi-me à abusiva medida da Câmara Muinicipal do Funchal em cobrar uma taxa de entrada. Mas não falei do essencial: os códigos de honra que por lá se estabeleciam e que foram assumidos por diversas gerações. Valores como a Amizade, a Lealdade, a Honra, eram cultivados entre as sucessivas gerações dos putos locais. Eu tive o privilegio de ter crescido ali e de ter sido herdeiro desta tradição que a qualquer estranho poderá parecer pueril, pretenciosa e megalómana mas que aos Gomes, aos Sousas, aos Pereiras, aos Henriques, aos Martins, aos Ferreiras (e a outros mais) constituem a sua melhor e maior herança, pois esses valores foram decisivos no seu processo de formação. Hoje, habitam a zona entre a Ajuda e a Praia Formosa - passando pelo Amparo e Piornais - milhares de novos residentes. É a nova centralidade do Funchal, dizem os responsáveis autárquicos. Mas sempre que volto, não consigo deixar de me sentir nostálgico quando me deparo com atitudes de novos residentes que contradizem a velha tradição enunciada. Gosto de lá viver e gosto de conhecer os novos vizinhos. Mas sinto que para eles, nada do que falamos tem qualquer significado. E por isso não entendem a lealdade absoluta que une os amigos das Poças. Perda deles!



PS - Um feliz ano novo a todos conspiradores e aos leitores deste blogue.
Sobre a dignidade do Ministro de Economia e a bondade do Primeiro-Ministro para com a Madeira, veja-se o elucidativo texto do Jorge Freitas Sousa no Diário de Notícias da Madeira.

29.12.06

Recuperado. Escrito há muito, muito tempo...

UM CONTO

Bar de Alterne, Funchal. Madrugada de um sábado qualquer. Noite fria.

Entramos em bando, escada acima, depois de nos ser cedida a passagem por um homem com cara de poucos amigos, entre uns risinhos que pretendiam disfarçar a excitação do momento e a adrenalina pura de quem entra num sítio desconhecido. Era ali o fim da noite.
A despedida de solteiro só ficaria completa depois daquela visita especial que é um ritual instituído, que toda a gente conhece mas que ninguém comenta. Sem aquilo nada teria ou faria sentido. Pelo menos na memória, na importância, no cerimonial que de cada vez que alguém se casa se assume como espécie de passagem para uma nova etapa da vida e como demonstração pública, ou privada, da sua pseudo-masculinidade.
No primeiro andar a sala é escura, com mesas de madeira muito baixas e sem qualquer piada. As paredes estão vestidas de espelhos pintados com alusões ao natal e com enfeites coloridos do mais medonho que já vi. Não consigo saber se as mesmas são deste ou de outros natais. Mas isso ali não interessa. Os rapazes estão agitados; em grupo os rapazes são sempre mais fortes, mais corajosos, mais inventivos. Mais audazes. Mas também mais palhaços e agressivos. Os mimos variam entre o puro sadismo, a ofensa gratuita e o directo ao assunto. Saber quanto é para o show, para a dança, para o espectáculo de strip é a pergunta do momento. Euros não faltam. Que nos satisfaçam o pedido.
As profissionais do sector, utilizando linguagem sindical, estão estrategicamente sentadas, sós ou em grupo. Fumam e bebem. Umas de mini-saia outras de calças, mas todas têm em comum o facto de serem simplesmente horrorosas e vestirem-se espalhafatosamente. Aliás, umas até conseguem vestir-se sem roupa o que para a maioria das mulheres é um rude paradoxo. Têm caras sofridas. São velhas e novas mas de idades indefinidas. Talvez vinte. Talvez trinta. Uma, pelo menos, seguramente cinquenta. Outra, sozinha numa mesa, está em gravidez avançada, não sei se de um cliente, se de um namorado a quem sustenta algum pernicioso vício. Não sei. Há ainda outra que se diz brasileira, mas a quem se nota a pronúncia forçada e uma que diz vir de Lisboa. A concorrência deve estar a apertar.
Ali há muito que não há esperança. Nem nas novas, nem nas velhas, nem na grávida, nem na brasileira, nem na lisboeta. Nada. Todas sabem que aquilo as desgasta, que as desgastou, que o seu futuro, e parte do seu passado, está entre aquele lance de escadas e as quatro paredes que as prendem àquele sítio ou ao andar de cima onde mais intimamente satisfazem desejos e fantasias dos eventuais clientes, habituais ou esporádicos, tal e qual como acontece agora no seu presente. Não passam dali. O seu sorriso, a sua conversa, nunca as levará mais longe; dali nunca fugirão do pesadelo em que mergulharam as suas vidas há muito tempo quando Deus e o mundo lhes viraram as costas e sós decidiram enfrentar o seu destino. Quem chega ali, não desce mais: bateu no fundo e vive na mais abjecta decadência e sujeita-se ao mais infame dos tratamentos.
Tudo é alimentado por um bar e por uma cabine de dj que são cuidados pelo mesmo indivíduo que faz de porteiro, um indivíduo carrancudo que não aparenta ser muito forte (mas que deve saber truques de karaté de certeza absoluta), num verdadeiro três em um. Não há tempo a perder. Numa última instância uma delas ajuda a servir e muda a música ambiente. Basta para satisfazer as poucas necessidades da casa vazia para um sábado. Para além de nós, conto dois clientes numa já animada bebedeira. Estão sós. Nenhuma das moças os acompanha e nenhuma delas parece se importar com isso. Bebem cerveja. Nestes sítios é conveniente que assim seja: beber coisas que possam ser ingeridas pela garrafa. É higienicamente mais seguro. Eles personificam outro tipo de decadência: a solidão dos homens; o seu desespero; o alcoolismo; a queda vertiginosa ao abismo daquele submundo estranho mas que visto nos filmes é altamente perturbador, aliciante e, quem sabe, até viciante.
Escolhemos finalmente uma qualquer moça, magra, muito magra, das novas e que dizia ser cá da terrinha, que fez o show com um mínimo de profissionalismo exigido. Acabava de garantir o seu rendimento mínimo da noite. Isso era importante. Estava satisfeita. Nós ríamos (também faz parte da decadência), e mostrávamos satisfação plena por aquele momento (também faz parte da mesma decadência). Estava finalizada a nossa missão. Estávamos prontos para ir embora. Lanço um último olhar: elas continuam impávidas. Sinto agora que aqueles enfeites de natal não estão ali desde o ano passado: estão desde sempre porque só sendo sempre natal se consegue continuar a sobreviver ali. Os olhos não mentem, não conseguem mentir nem esconder a tristeza que os alimenta. Cada uma tem um percurso de vida que conta misturando mentiras que se tornam verdades e verdades enriquecidas com mentiras. Olho e pergunto-me: a quem interessa as suas histórias sempre iguais e sempre diferentes? Ali, a ninguém seguramente.

Andar no tempo...

... e ver a máscara cair. Promessas e promessas. Bazófias várias. Tudo a ruir.

Um Mundo Novo

Largando as comunidades tradicionais. Vivendo cada vez mais isolado. Vendo o novo mundo entrar pelos olhos adentro, confortavelmente sentado numa cadeira, falando e comunicando com o mundo e falando e comunicando com gente espalhada nesse mundo. Tudo é partilha, é rede, é conhecimento. Tantas possibilidades de ser e não ser virtual. Podemos escrever, viver uma segunda vida, partilhar conhecimentos, conhecer gente, falar com pessoas, gerir um clube de futebol, vender e comprar, procurar o mundo no mundo, ouvir o mundo, ler o mundo, rir e chorar com o mundo ... tanta coisa. Seremos hoje mais felizes? Não sei. Mas ao menos podemos ver o mundo.

A menina Natal

Alguém descobriu que as criancinhas preferem as meninas natal aos pais natal. A estapafúrdia ideia está na placa central do Funchal, inundada por um bando de adolescentes apostadas em mostrar as pernas pelo bom do comércio. Claro que as pernas pretendem vender. E mostrar. E insinuar. E claro que as meninas não são inocentes que não percebam o seu verdadeiro papel e a mensagem subliminar que alguém, através delas, pretende fazer passar. Depois do marketing vocacionado para as crianças, nada como inventar o marketing vocacionado para os pais dessas mesmas crianças. Afinal, são eles que têm a carteira e o subsídio para gastar. Talvez por isso as meninas natal sejam uma criação recente num tempo onde tudo se vende e tudo se compra (perdoem-me a frase feita).
Há muito tempo que o Natal entrou nesta decadência sexual insultuosa para o seu verdadeiro espírito. Um espírito cada vez mais mercantilista e estereotipado cujo objectivo único e tirânico é contentar uma massa disforme de gente que não se suporta e que o natal faz sair à rua. Na verdade, passamos um ano inteiro a dizer mal de toda a gente e pouco mais de meia dúzia de dias à procura da redenção e da paz interior que nos faça pedir perdão a Deus (ou a algum Deus), através de curiosos incentivos e subornos.
Lá longe, de certeza absoluta, alguém se diverte muito com este assunto. Neste tempo complicado, que devia ser espartano por sinal, continuamos a insultar o que fomos, esquecendo o que verdadeiramente somos. Mas esta extraordinária experiência esclarece uma dúvida essencial: afinal, nem todas as pessoas são escolhidas a dedo. Há algumas que são escolhidas a perna.

28.12.06

O Rio de Janeiro continua lindo






Quando o Estado deixa de ter o monopólio do uso "legítimo" - à luz dos seus cidadãos - da acção coerciva, geram-se situações extremadas, que poderão desembocar no fim abrupto do próprio Estado.

No Rio, há muito que se vive um clima de tensão semelhante ao de uma guerra civil. De um lado, "mílicias" que ninguém controla tentam impôr a sua lei, invadindo favelas e executando, sem julgamento, criminosos ou pretensos criminosos. Do outro, grupos de fora-da-lei respondem com extrema violência.

Os poderes político e judicial quedam-se impotentes, sem conseguir controlar quer uns, quer outros.

Os acontecimentos de hoje no Rio deverão servir como alerta (mais um alerta): se não conseguir controlar a criminalidade, será o próprio estado brasileiro a ser posto em causa. E, face ao cenário geopolítico que envolve o Brasil, seria de todo o interesse que a comunidade internacional dedicasse alguma atenção e algum tempo a analisar o assunto.

Na América do Sul, se há coisa de que ninguém necessita nestes tempos é de outro ditadorzeco atrevido como Morales, Chavez e outros que se aproximam.

Stuart Staples - Leaving Sons


As vantagens da Fnac I.