10.7.08

Jantar de bloggers

Como certamente saberão os leitores dos meus textos, passo muito tempo fora da Madeira (infelizmente a maior parte).
Por outro lado, os mais atentos também saberão que eu tenho um gosto especial pela blogosfera e folgo ver que na Madeira a actividade blogger tem uma grande dinâmica. Como adepto deste espaço de liberdade, frequento com muita regularidade alguns blogs, entre os quais muitos de cujos autores discordo em absoluto e frontalmente. Por isso e porque gosto do debate de ideias, mas também do confronto e da provocação (eu provocador me confesso), frequentemente “meto-me” com alguns bloggers. Nalguns casos conheço pessoalmente os seus autores, mas existem muitos outros, que fazem parte da minha webring e que frequento com alguma regularidade, cujos escribas desconheço absolutamente.
Assim sendo, porque gostaria de rever alguns amigos e de conhecer alguns bloggers cujos espaços frequento, e como em breve estarei na Madeira, lembrei-me de tentar juntar um grupo deles.
Inicialmente pensei em lançar o desafio a todos os blogs. Mas como estou mais interessado em passar um serão agradável entre amigos, conhecidos e pessoas que por uma razão ou por outra nutro alguma simpatia (ou antipatia, ou simplesmente empatia), resolvi fazer uma proposta algo diferente. Achei que seria mais interessante convidar apenas aqueles com quem me apetece estar. Naturalmente, apercebi-me que para além de revelar um egoísmo grande, esta seria uma atitude egocêntrica, uma vez que estaria a assumir a reciprocidade de um sentimento. Assim, tentei encontrar uma solução mais democrática. E porque também sei que muitos bloggers não costumam participar neste tipo de iniciativa porque não querem perder o seu anonimato, resolvi criar um pequeno conjunto de regras:

1º - farei a minha lista de convidados, que torno pública. Ainda assim, irei enviar um mail pessoal a todos eles;
2.º os convidados manifestam a sua aceitação (ou não) e emitem, eles próprios, a sua lista;
3.º no jantar, ninguém é obrigado a assumir a sua identidade blogger (pseudónimo), nem identificar o blog para onde escreve. Apresenta-se como quiser e basta;
4.º cada convidado fica responsável por passar o n.º de confirmações ao seu anfitrião (quem o convidou), por forma a estabelecer o número de presenças ao jantar. Cada um deverá ter cuidado em não convidar alguém que tenha já o tenha sido;
5.º encarrego-me de marcar o restaurante e negociar um preço em conta :);
6.º o jantar terá lugar no dia 25 de Julho;
7.º o restaurante ficará por definir ainda que, atendendo à época do ano, deverá ter como especialidade o peixe.

As regras parecem-me simples e poderá reunir um grupo interessante de pessoas.

Deixo aqui a lista de bloggers que gostaria de ver nesse jantar (a ordem é completamente aleatória):
- Gonçalo (Conspiração às 7)
- Bruno (Conspiração às 7);
- Angel (Conspiração às 7)
- Magno (Conspiração às 7);
- Carlos (Conspiração às 7);
- Teresa Ruel (Conspiração às 7);
- Woman once a bird (Um blog que seja seu);
- Nefertiti (Um blog que seja seu);
- Luis Filipe Malheiro (Ultraperiferias);
- Rui Caetano (Urbanidades);
- Blueminerva (Pérolas Intemporais);
- Nélio de Sousa (Olho de Fogo);
- Baby boy swim (Madeira minha vida);
- Su (Marakoka)
- Soslayo (In mente);
- Alberto Pita (Hora Madeira);
- Tino (Farpas da Madeira);
- Paulo Barata (Farpas da Madeira);
- Cláudio (Farpas da Madeira);
- Miguel Fonseca (Basta que Sim);
- AMSF (Pensa Madeira).

Esta é a minha webring da blogosfera madeirense. Façam a vossa e encontramo-nos no dia 25.

Confirmações na caixa de comentários ou para o mail: sanchogomes@gmail.com.

PS - Se não for possível este jantar, pois que não seja!
PS2 - Alguns não receberão convite no mail, pelo facto do contacto não estar disponível.

Boa notícia para um desastre

O DN-Madeira noticiou o interesse do Grupo Pestana em investir na marina do Lugar de Baixo. A ser verdade, é uma boa notícia para aquele que foi um dos maiores cancros na Madeira Nova e da vice-presidência do Governo Regional. Se o investimento se realizar e se aquele espaço for requalificado, é uma óptima notícia.
Lamento, contudo, que a solução tenha chegado tão tarde. Lamento ainda mais que alguma vez se tenha construído tal aborto. Que não se tenham feito todos os estudos necessários para a viabilização daquela obra. E lamento que ninguém tenha sido responsabilizado por aquele desastre (não sei se acidente, se atentado).

Para a posteridade.... Eu fui!

A digressão «Somewhere Back In Time», trouxe os Iron Maiden ao festival Super Bock Super Rock Lisboa 2008, celebrando a carreira entre 1980 e 1989, uma verdadeira década de ouro para a banda inglesa.
Tendo como fundo cénico o antigo Egipto - numa recriação do cenário da «World Slavery Tour», de 1985 - o palco tomou forma e cor. Sarcófagos; murais com hieróglifos e estátuas do tempo da Cleópatra; efeitos pirotécnicos, um nevoeiro cerrado; o famoso Eddie, a mascote da banda, em versão futurista e múmia, a banda de Bruce Dickinson apresentou-nos um espectáculo memorável para todos aqueles que apreciam o estilo heavy metal...
Simplesmente magnânimo e poderoso!
Um concerto que ficará para a posteridade!!

8.7.08

Sócrates acossado?

O PS tenta minimizar, mas não há volta a dar. A tomada de posição da SEDES vai direita ao coração do governo da República e da maioria socialista e enuncia aquilo que é óbvio para todos, menos para os indefectíveis de José Sócrates: neste momento, são já parte do problema e não da solução.
Esta posição é tão mais grave se atendermos que é a primeira desde a tomada de posse de Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças do Governo de Sócrates, como presidente da associação.
Não me verão, como é óbvio, concordar com todos as conclusões da SEDES, até porque algumas estão nas antípodas do meu horizonte ideológico. Não posso, contudo, deixar de notar que esta tomada de posição mostra-nos que Sócrates começa a ficar acossado por aqueles que lhe cantavam loas. Sinal dos tempos, que é como quem diz: é já a liderança de Manuela Ferreira Leite a fazer estragos ao estado de graça que embalava o governo socialista.
Hoje, em conversa entre amigos, concordávamos que a maioria absoluta para o PS nas próximas legislativas já é uma miragem. Mas Sócrates tem mais motivos para estar preocupado. Porque parece que a "cooperação estratégica" que o primeiro-ministro usufruiu até ao momento, quer por parte de Cavaco Silva, quer por parte de outros sectores da sociedade portuguesa, parece estar a chegar ao fim.
Para mim, por tudo o que tenho defendido até ao momento (e porque, assumo-o com frontalidade, sinto como meu grande adversário político o Partido Socialista), são boas novas. Qualquer "movimentação" no sentido de derrotar o PS é bem-vindo. Porque a exemplo do que pensam outros amigos e companheiros desta coisa que é o interesse pela causa pública, as ideias de Sócrates - e, consequentemente, o próprio -, não servem ao país.