24.11.07

Ora, a responsabilidade política é minha! II*

Paulo Ferreira aponta, no editorial do Público (o que é que querem, o jornal é um manancial de temas para posts) dois exemplos da desresponsabilização política da ministra da Cultura, relativamente à falta de seguranças nos museus que levou ao seu encerramento e na falta de verba para a aquisição de uma pintura de Giovanni Tiepolo.
O que Paulo Ferreira ainda não percebeu é que nenhum ministro deste governo assume qualquer responsabilidade política. Se alguma coisa corre mal, assobia-se para o ar e culpa-se sempre os serviços - tão incompetentes que eles são! Tem sido esta a lógica assumida por este irresponsável governo da República.


PS - O título já foi tema deste outro post.

PS2 - Espero também que sejam, rapidamente, apuradas as responsabilidades técnicas e políticas - se as houver - do desabamento no Pizo. E que os governantes madeirenses deixem de imitar a tribo socialista.

Absoluta falta de sentir ambientalista, ou a ditadura do dinheiro

A edição do Público de hoje vinha muito bem acompanhada por uma revista sobre as maiores 250 empresas de Leiria. E eu, incauto que fui, não percebi imediatamente a importância do suplemento que, atente-se bem, apresentava exaustivamente as maiores 250 empresas de Leiria!, atirei-a para o primeiro papelão que encontrei. Shame on me!

Vasco Pulido Valente: 10 - Miguel de Sousa Tavares: 0

Vasco Pulido Valente faz hoje uma crítica absolutamente arrasadora ao Rio das Flores, último romance de Miguel de Sousa Tavares.
De forma exaustiva, Pulido Valente aponta a completa falta de estilo do jornalista-aspirante a escritor-comentador-moralista, a inconsistência dos personagens - logo, da própria estória -, a presunção e superficialidade das conclusões apresentadas e uma infinidade de falhas, erros e incorrecções históricas. E faz isto tudo (Pulido Valente, leia-se), justificando, pontualmente, a necessidade do rigor quando se pretende escrever um romance histórico, pois ainda que ficção, não se pode subverter a nosso bel-prazer os factos. Quando muito, podemos defender uma ou outra tese interpretativa desses mesmos factos. Não podemos, pura e simplesmente, adulterá-los ou fingir que não existiram. Pulido Valente apresenta ainda indícios de que a bibliografia apresentada no romance ou não foi consultada de todo, ou o foi superficialmente, havendo, por parte do autor recorrentes afirmações que denotam ignorância relativamente aos assuntos a que se refere.
Não sou minimamente competente para avaliar a exaustiva lista de erros apontada por Vasco Pulido Valente. Não será, contudo, difícil acreditar nele, conhecendo a falta de rigor, a superficialidade e o olhar light com que Miguel de Sousa Tavares vê o mundo que o rodeia.
Reconheço que para além das crónicas do Expresso, apenas li O Menino do Rio de Sousa Tavares. É um livro pateta, como o são todos os livros de literatura infantil - apesar de fundamentais. Insistentente, têm me recomendado a leitura de "Equador". Confesso que mantinha uma forte resistência. Mas, após esta crítica, apenas se algum dos meus amigos resolver me presentear com romances de Sousa Tavares é que equacionarei a possibilidade de o ler. A questão de ler ou não ler Sousa Tavares deixou sequer de ser uma questão.

PS - Vasco Pulido Valente não o faz, mas após aquela crítica apetece dizer que Miguel Sousa Tavares se alguma coisa literarária tem, é a sua mãe. Cujo sobrenome teve o bom senso de não adoptar!

PS2 - Conhecendo o carácter intempestivo de Miguel Sousa Tavares, conforme alerta muito bem e com ilustrações Vasco Pulido Valente no início da sua crítica, não será de estranhar uma reacção violenta. Aguardo ansiosamente!

Peace man!

Se já o entregaram ao Arafat, porque não a Durão Barroso? Ao que se sabe, o presidente da Comissão da União Europeia sempre terá um menor número de cadáveres às costas.

22.11.07

Save me!

E já agora, porque não o Bring me to life, do albúm Fallen dos fabulosos Evanescence.

AENIMA

Decididamente Sentient, dos portugueses Aenima, é um belíssimo albúm, para quem é fã de música gótica!
Um albúm a ouvir com muita atenção e uma banda a seguir, tal é a qualidade da música que produzem e de todos os seus elementos, com especial incidência para a Susana, que tem uma voz dos céus.
Aconselho vivamente a passarem no site da banda, e a ouvirem algumas das suas músicas. Não se esqueçam de ouvir a Lilith. Para mim, a mais bem conseguida música desta banda de Almada. Passem, também, por aqui tenham atenção à música Shelter for a lesser God. Fantástica! Divirtam-se!

19.11.07

E os juízes deveriam ser despedidos por atitude discriminatória


E esta merda no Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos.

Mas porque é fundamental denunciar este acórdão discriminatório e imbecil, aqui fica o nome dos seus subscritores: Filomena Carvalho, José Mateus Cardoso e José Ramalho Pinto, juízes do Tribunal da Relação de Lisboa.

Vem, mas a ver se ficas calado!

Compreendo e concordo com a necessidade de se ter de receber esse energúmeno do Chávez. Mas o que apetecia mesmo seria considera-lo personna non grata e impedir a sua entrada no nosso país!

Jornalista Bielorussa vence The BOBs

Foto-Griffoneurei (algo como FotoMania), da jornalista bielorrusa Xenia Avimova, de apenas 23 anos, ganhou a edição de 2007 do The BOBs (The Best of Blogs), prémio anual atribuído pelo canal alemão Deutsche Welle .

O fotoblog contém óptimas fotografias e textos que, diz a DW, são surpreendentes (eu confesso que ainda não sei ler em russo, como tal, fico-me pelas fotos. E vou acreditar no que dizem os bons dos alemães).

O prémio para o melhor Podcast foi para o alemão Die Gefühlskonserve, algo como Sensações Entaladas. Já Alive in Baghdad, de um grupo de correspondentes no Iraque (conta também com a colaboração de jornalistas iraquianos) foi considerado o melhor Videoblog.

O Prémio Repórteres Sem Fronteiras foi atribuído ao tailandês Jotmam (o blog está escrito em inglês, portanto, consegue ler-se bem).

O francês Little Galerie ganhou o prémio Blogwurst, sendo que o brasileiro Blog do Tas foi eleito o Melhor Blog em Língua Portuguesa.

Maria Amélia, a blogger mais velha do mundo - é uma joven de 95 anitos - ganhou, com o seu A Mis 95 , o prémio para o melhor blog escrito na língua que "nuestros hermanos" impingiram ao mundo.

Refira-se que os utilizadores apresentaram ao juri mais de 7.000 blogs (79 eram portugueses). A decisão final foi anunciada este fim-de-semana, numa cerimónia pública realizada em Berlim.

Curiosamente, a opinião do "povão votante" foi diferente daquela que foi expressa pelo júri do The BOBs. É que, segundo as votações do público, o Blog do Tas ganharia o prémio para o Melhor Blog do mundo com impressionantes 27% de preferência. Em segundo lugar ficaria o espanhol La Cárcel de Papel. Foto-Griffoneurei não passaria de uns míseros 3%. Atrás, por exemplo, de Aljazeera Talk, do chinês Lian Yue's Eighth Continent e de Actualités de la République Démocratique du Congo, do jornalista local Cédric Kalonji.

Na Categoria para o Melhor Blog em Português teria vencido A Pensar Enlouquece, Pense Nisso, do brasileiro Alexandre Inagaki.

Para se ver a força do Brasil na blogosfera, as páginas brasileiras dominaram em absoluto as votações. Assim sendo, entre os dez blogs em português mais votados, nove são brasileiros. O outro é escrito em Moçambique por um sociólogo local.

Eis os links para os melhores blogs em português:

Escriba V 3.0
Diário de um Sociólogo
Ao Mirante, Nélson
Comidinhas
Hedonismos
Óleo do Diabo
Alexandre Soares Silva
Bispolândia

Os The BOBs, considerados, neste momento, os prémios mais importantes atribuídos à blogosfera, nasceram em 2004. Entre os vencedores desse ano estiveram El Hombre que Comia Dicionarios, os brasileiros Por um Punhado de Pixels e Estraga Filmes, e o chinês, entretando silenciado, 18摸狗日报 (seja lá o que isso quer dizer).

Nesse saudoso ano, o português Ponto Media (ver favoritos aqui ao lado) ganhou o prémio para o melhor blog em Língua Portuguesa (que na altura se chamava Prémio para o Melhor Blog Jornalístico em Português).

No ano seguinte, o argentino Mas Respecto Que Soy Tu Madre, diário de Mirta Bertotti, venceu o prémio do júri (está inactivo desde Dezembro desse ano).

A supermacia brasileira vincou, com Kibe Louco e No Mínimo a vencerem as categorias para o melhor blog em português, segundo os utilizadores e segundo o júri respectivamente.

Em 2006 a tendência manteve-se, com o Garotas que Dizem NI e Apocalipse Motorizado a vencerem os prémios para quem escreve na tão mal-tratada língua de Camões. O ano passado, o norte-americano Sunligth Fundation venceu o prémio do Júri Para o Melhor Blog.

"Pró ano há mais".

O blog do Pita

O meu amigo Alberto Pita rendeu-se à blogosfera (já não era sem tempo, camarada). Eis o Hora Madeira, blog essêncialmente informativo.

Tá porreiro, ó Pita (mas vê lá se pagas a cervetita um dia destes.