23.10.09

Inacreditável

A luta política no PS-M atingiu proporções inacreditáveis...Quantos anos demorará o maior partido da oposição a recuperar? Até às "regionais" de 2011 não creio, mas enfim...

Para consumo interno

A ideia de que o PSD-M pode votar favoravelmente o Orçamento de Estado (OE), caso a Lei das Finanças Regionais seja revista, não deixa de ter graça. Uma simples operação matemática leva a constatações, no mínimo, originais. Se não vejamos:

Se o PSD decidir abster-se, ou votar a favor do documento, Sócrates não tem qualquer problema. Caso o CDS decida aprovar o OE, bastam os seus 21 deputados para, juntamente com os 97 do PS, fazer a maioria. Estamos assim esclarecidos quanto à direita.

Já à esquerda, Sócrates necessitaria de uma "mãozinha" de Jardim. É fácil fazer as contas: Caso toda a oposição, com excepção do BE, decida reprovar o Orçamento, ficariam a faltar 3 deputados para a maioria. Poderiam, obviamente, ser os do PSD-M.

Caso fosse só a CDU a aliar-se a Sócrates e ao PS, ficariam a faltar quatro eleitos. O número de Jardim.

Com outros cenários que incluíssem mais abstenções ou alianças os deputados da Madeira não fariam qualquer diferença.

Não deixaria de ter graça um OE aprovado, por exemplo, pelo PS, pelo BE e pelo PSD-M...

Parece-me, de facto, um cenário improvável, pelo que a declaração política de Jardim deve ser levada em consideração no cenário da luta política regional, ou seja, é uma forma de dizer, aos eleitores da Madeira, qualquer coisa como isto:

"Eu estendi a mão, mas Sócrates não aceitou a oferta"...

22.10.09

Pronto, pronto, José... Leva a bicicleta

Apetece dizer, como se faz aos chatos: pronto, pronto, José, podes levar a bicicleta!

Não questiono as opções de Saramago. Não leio nem deixo de ler os seus livros por ele ser ateu, comunista ou outra coisa qualquer. Leio alguma coisa daquilo que publica porque o considero um escritor talentoso. Só isso.

Saramago não necessita do exagero para vender livros. Não precisa de ofender durante mais de uma semana quem se revê na Bíblia para fazer subir as vendas no Modelo e no Continente. Mas é aquilo que está a fazer, deliberadamente, numa espécie de campanha de marketing pela negativa. Começo por isso a perder a paciência. E o respeito pela personagem.

O livro que escreveu deve ser julgado pelo seu valor literário. Somente pelo seu valor literário. Ou será que Saramago esqueceu o facto de ser escritor de ficção?

Acredito piamente que os criadores devem ter total liberdade para abordar todos os aspectos da vida nas suas obras. Isso leva-me a não questionar aquilo que Saramago escreveu. Questiono é o exagero de pregador com que Saramago tem insistido na sua tese.

Percebo

Percebo a posição do deputado Carlos Pereira face ao voto favorável da sua bancada à proposta de alteração da LFR. Pelo menos é coerente, coisa que parece faltar a muitos militantes ou dirigentes do PS-M.

21.10.09

II Conferência Internacional do Funchal

A II Conferência Internacional do Funchal será um espaço aberto de debate e reflexão sobre o mundo contemporâneo. O programa será divulgado em breve.

Tipo-ideal definição

Tipo-Ideal: O tipo ideal é construído pela abstracção e combinação de um indefinido número de elementos que, embora presentes na realidade, nunca, ou só muito raramente, são descobertos nessa forma específica... Um tipo ideal não é uma descrição de um aspecto definido da realidade, ou uma hipótese; Pode, contudo, ajudar tanto na descrição como na explicação. Um tipo ideal não é ideal no sentido normativo - não traz a conotação de que sua realização seja desejável -. Um tipo ideal é puro no sentido lógico e não exemplar... A criação de tipos ideais não é um fim em si mesmo... construí-lo mentalmente deve ter como objectivo a análise de factos empíricos.

Tipo-ideal

Miguel defendeu João Carlos. Miguel fala do desnorte da liderança de João Carlos. Miguel não gosta de Serrão. Miguel, agora, gosta de Vítor. Miguel não existe. É só o tipo-ideal (no sentido weberiano do termo) de um militante do PS-M.

20.10.09

Surpresa? Mas qual surpresa?

Os deputados do PS votaram a favor da alteração à LFR um dia depois de terem anunciado que iriam optar pela abstenção... Estranho? Não. Tudo normal numa nau que está à deriva, com um capitão desorientado, imediatos que querem saltar pela borda fora o mais rapidamente que lhes for possível e marinheiros refugiados no convés à espera de uma tábua que os salve depois do naufrágio.

Alguns deputados do PS, contudo, devem ter passado um... mau bocado. Caso não acredite caro leitor, dedique algum tempo a ler isto...

19.10.09

Saramago: ateu fundamentalista, ou combatente da idiotice?

Naturalmente que me estou a marimbar para o que o senhor Saramago pensa acerca do cristianismo.
Não me incomoda, portanto, que o senhor, no exercício da sua liberdade criativa, escreva sobre personagens bíblicas. Ou, sequer, que use da sua escrita para difamar o Livro Sagrado, ou que se sirva dela para ofender todos os crentes (curioso que o senhor seja mais fundamentalista do que a maior parte daqueles que crêem em Deus).
O que me incomoda em Saramago, tal como me incomodou em Dan Brown, é que o escritor abuse da ignorância de outrem para questionar os fundamentos da fé cristã.
Quando afirma que se limita “a levantar as pedras e a mostrar esta realidade escondida atrás delas”, assume que a fantasia/ficção que criou para o livro é uma verdade hermenêutica. É, portanto, desonesto da sua parte, pois o objectivo é levar os mais incautos a tomar a ficção por realidade.
Estas afirmações têm, contudo, o condão de evidenciar a agenda de Saramago, bem como de outros ateus militantes: o que pretendem é promover uma evangelização ao contrário que é como quem diz, promover o ateísmo, como crença dominante. E assim se percebe quem é que é fundamentalista, nesta dicotomia religião-laicidade.

PS - Não se arranja para aí um fundamentalista do mesmo nível que lhe lance uma fatwa?