1.8.09

Um abraço solidário

As necessidades do mercado obrigam a que as empresas se adaptem permanentemente. Não faço, por isso, julgamentos sobre a decisão da Administração da EDN no que se refere ao emagrecimento do quadro de pessoal. Nem me compete a mim falar sobre os critérios que conduziram à lista já conhecida, e já publicada em diversos blogs.

Quero, contudo, deixar um abraço solidário a todos aqueles que saem e, em particular, a algumas pessoas com quem trabalhei durante anos e com quem partilhei alguns dos meus dias mais gratos no jornalismo.

São os casos do Spínola e da Teresa, dois excelentes reporteres fotográficos, cuja perda vai, certamente, empobrecer as edições do Diário. É também o caso da Paulinha, uma jornalista tenaz e dedicada, com a qual, enquando assessor de imprensa da Funchal 500 Anos, lidava quase diariamente. É o caso do Márcio, um dos tipos que conheço que melhor escreve e com quem passei excelentes dias no Porto Santo, nos tempos em que eu publicava no Diário e ele no NM. É o caso da Teresa Florença, cujos textos eram sinónimo de credibilidade. Com estes privei mais, trabalhei mais. A estes conheço melhor.

Extendo, como é óbvio, a minha solidariedade à Rosário Martins, ao Filipe, ao Saturnino, ao Emanuel Pestana, ao Artur e a todos os outros.

Creio que todos eles, pela qualidade do seu trabalho, vão encontrar soluções para o seu futuro profissional. Depois do desânimo que uma notícia destas provoca, há que tentar encontrar um caminho novo. Não é fácil, mas é possível.

Quanto ao DN, creio que nos próximos tempos as saídas de alguns destes profissionais vão fazer-se sentir na qualidade das edições.

31.7.09

Breaking News: Sir Bobby Robson Dies At The Age Of 76 (31-07-09)

Bobby Robson

Morreu Bobby Robson. O melhor treinador que passou pelo Sporting nos últimos 20 anos. Era uma personagem pela qual eu nutria uma especial simpatia, com um discurso deliciosamente "old fashion", que nos remetia ao tempo em que o universo da bola ainda tinha cavalheiros. Quem o conheceu dizia que era um homem bom. Que melhor memória pode deixar alguém?

Beth Gibbons Autumn Leaves

Honestamente, gosto desta senhora.

26.7.09

The Beautiful South - Rotterdam

Não me perguntem porquê, mas esta é uma das minhas canções pop preferidas há anos. Rotterdam está incluída no álbum Blue is the Color, de 1996.

A lata do senhor é notável

E o homem (Sócrates) ainda se atreve a falar em baixa política. É notável a lata do senhor!

A pré-época de Sócrates

A constituição das listas do PS parece-se cada vez mais à pré-época de uma equipa de futebol. Depois das contratações de última hora, Miguel Vale de Almeida e Inês de Medeiros, destinadas a colmatar óbvias lacunas no "plantel", os "amigos de Sócrates" tentaram, de forma tosca, juntar Joana Amaral Dias à ala esquerda do agrupamento.

Só que o "craque" mantém contrato com o BE e recusou. Para não piorar as relações com o Bloco, Sócrates negou a tentativa de "contratação". Joana, qual "vedeta" com sotaque do Brasil, continua a afirmar ter sido "contactada".

Podia ou não podeia ser uma notícias de A Bola?. É lindo!

Jamais (ou Jamé)

Um excelente blog.