24.12.08

Feliz Natal!

Serve o presente post apenas para desejar um Feliz Natal a todos os leitores deste V/ blogger.
E deixo-vos com dois textos que sugerem a reflexão: um de Ary dos Santos que parece-me claro. O outro é um belíssimo excerto retirado do Evangelho de São Lucas, em que Zacarias fala ao filho, São João Baptista - aquele que precedeu Jesus. O motivo pelo qual deixo este texto prende-se com o facto de me parecer fundamental que os cristão reflictam sobre essa sua condição e o que deve significar o Natal. Uma mensagem que nos exorta a pedir conforto e esperança e o respeito por quem nos precede.

Tu que dormes a noite na calçada de relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão

E tu que dormes só no pesadelo do ciúme
Numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
E sofres o Natal da solidão sem um queixume
És meu irmão amigo
És meu irmão
Natal é em Dezembro

Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
Tu que inventas bonecas e comboios de luar
E mentes ao teu filho por não os poderes comprar
És meu irmão amigo
És meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei

Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
Pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
És meu irmão amigo
És meu irmão

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher

José Carlos Ary dos Santos


Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de David, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua Santa Aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, libertados de mãos inimigas, possamos servi-Lo em santidade e justiça, em Sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do Alto a visita do Sol nascente, que há-de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Evangelho de S. Lucas

Feliz Natal!

PS - O "pai" Natal está um bocado verde. Quem o "pintou", fê-lo assim! Não o queiram nas vossas casas.

Pouca-vergonha do PND

Ao que parece, anda tudo embevecido (vejam os blogs madeirenses, de esquerda e de direita) com aquela ultrajante manifestação de desprezo pelas necessidades das pessoas levada avante pelo PND. Eles montaram o circo e parece que ainda ninguém se apercebeu da indecência inominável que foi aquela acção. Lembra-me um episódio ocorrido aqui há uns anos no Karaoke do Hotel do Mar, em que Rui Alves despejou um monte de notas de 500 escudos e era ver como as pessoas batalhavam por umas míseras patacas. Também este foi um espectáculo decadente, em que o PND usou as necessidades das pessoas para fazer política rasteira. Mais baixo, mais reles, mais vil, não podia ser. E estranho que por uma demagogia política brejeira e desprezível, ninguém o denuncie. Mais, ainda tecem-lhes encómios. E os princípios, meus amigos? Cadê os princípios?
Mas, pelos vistos, devo ser apenas eu que sou uma ave rara. Porque mais ninguém parece se aperceber desta miserável pouca-vergonha!

23.12.08

Movimentos anti-eclesiásticos ou os novos mata-frades! Um mau serviço à Humanidade.

O padre Federico Lombardi colocou a questão de forma clara: a Igreja opõe-se a qualquer tipo de discriminação relativamente aos homossexuais. São, portanto, falsas as notícias que correram mundo e que davam conta de uma alegada oposição da Igreja à descriminalização da homossexualidade - que, infelizmente, ainda permanece em 192 países que integram a ONU -, proposta pela França no seio das Nações Unidas.
E também não é verdade que a oposição do Vaticano ao texto apresentado pela França se deva à diferenciação que é feita entre orientação sexual e prática sexual (que também existe).

O oposição da Igreja deve-se ao facto da proposta francesa não pretender apenas a descriminalização: pretendia impor um código de conduta a todas as organizações sociais e religiosas relativamente à homossexualidade, obrigando-as a aceitar, em igualdade de circunstâncias, todas as orientações sexuais. Ora, na prática, a proposta francesa elevava a atentado contra os direitos do Homem qualquer norma ética emitida por uma qualquer organização que "ousasse" diferenciar as várias orientações sexuais. Isto obrigaria todos os estados a liberalizarem o casamento entre pessoas dos mesmo sexo, obrigando, igualmente, a Igreja a emitir o sacramento do casamento para relações homossexuais, sob pena de poderem ser alvo de processos por crimes contra a Humanidade.

E se esta norma seria ilegítima e uma manifesta intromissão nos sistemas axiológicos de todos os países que integram a ONU, seria ainda mais gravosa para a Igreja e outras organizações religiosas, uma vez que as impediria de exercer o direito legítimo de emitirem normas morais relativamente aos Costumes.

Ou seja, a França, que encabeçou - em bem! - a separação entre Estado e Religião, uma vez mais tenta encabeçar um movimento avant garde que, desta feita, visa a subordinação da Religião ao Estado Laico. Já não quer a separação de poderes: quer a subordinação de um relativamente a outro!

Esteve bem, portanto, o Vaticano quando se opôs (e expôs) ao texto apresentado pela França. Esteve mal a França que, com o absurdo daquele texto, adiou sine die a descriminalização da homossexualidade, prestando um mau serviço aos homossexuais e à própria Humanidade uma vez que conseguiu extremar ainda mais as posições daqueles 192 países onde os homossexuais ainda são perseguidos, processados e condenados pela sua orientação sexual.

22.12.08

"The Blowers Daughter", by Damien Rice




And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it is
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

And so it is
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it is
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

Did I say that I loathe you?
Did I say that I want to
Leave it all behind?
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off you
I can't take my mind...My mind...my mind...'
Til I find somebody new!

Outono

Fotos tiradas no fim-de-semana passado.

Madeira 0712

Madeira 078 Madeira 173

Madeira 169 árvores 11