24.4.08

Ainda Jardim e os chacais

Compreendo e solidarizo-me com a indignação de Luís Filipe Malheiro (LFM) perante os insultos proferidos ontem por esses execráveis (en)comenta(da)dores na SIC Notícias, Ricardo Costa (que é um paladino da transparência e idoneidade, como todos nós sabemos) e Henrique Monteiro (que desde que chegou a director do Expresso mais não faz do que branquear e justificar toda a actividade do governo e do primeiro-ministro) contra Alberto João Jardim. Também a mim, revoltaram-se-me as entranhas. Não percebo contudo a estranheza de LFM. O que ali se passou ontem é apenas um pequeno exemplo do que iria suceder se Jardim fosse candidato a líder do PSD. E seria bem pior se por acaso fosse eleito.
Não tenho dúvidas que Alberto João Jardim tem arcaboiço para se defender de algumas destas jogadas nojentas, quiçá transformando-as em seu proveito. Ricardos Costas, Monteiros, e outros que tais não representam a população portuguesa. E acho que Jardim, com algum tempo, conseguiria virar o jogo a seu favor. Contudo, como já referi, não seria possível defender-se dos constantes ataques a que estaria sujeito e falar ao país. Não seria humanamente possível. Mesmo que a matilha não passasse de um bando de chacais a atacar o velho leão.
Portanto, insisto que me parece que faz bem em não avançar.

Por outro lado, tenho visto na blogosfera (independento)socialista madeirense o regozijo por este alegado recuo de Jardim. E isto sim espanta-me: então, o presidente do PSD/Madeira é convidado a avançar pelas distritais de Lisboa, Porto, Açores, Madeira, Algarve (nenhum candidato já anunciado se pode gabar de tanto apoio) e, por ainda não ter avançado, é apelidado de líder paroquial e de cobarde e de, alegadamente, ter saído de fininho?
Então rapaziada, onde anda a vossa sensibilidade política? Vocês integram um movimento (ainda se pode chamar aquilo de partido?) absolutamente ignorado pela direcção nacional (desconfio que a maior parte dos dirigentes do PS nunca ouviu falar nas figuras de proa do PS/Madeira dos últimos 10 anos) e ainda se reconhecem legitimidade para acusar Jardim de líder paroquial? O nome do homem é ventilado por todos os lados para líder nacional de um partido e afinal, nas vossas mentes brilhantes, isso não tem valor nenhum?
Sim senhor, hão-de me explicar o que é para vocês ter peso político. Deve ser, com certeza, escrever umas patacoadas na blogosfera e mandar uns bitaites sobre algumas coisas de que se percebe e outras de que se percebe menos.
Isto é não ter a mínima noção do ridículo e da sua real dimensão (serão os espelhos lá de casa demasiado grandes?).

23.4.08

Jardim mais forte

Não acredito que AJJ queira avançar para a liderança do PSD. Pelo menos, deste PSD. Mas o facto de ter sido apresentado como um dos possíveis candidatos dá-lhe uma força acrescida. Dá-lhe uma espécie de "voto de qualidade", ganhe quem ganhar as "directas". Em resumo, dá-lhe influência, protagonismo e ainda mais "peso político" no PSD nacional. Uma estratégia inteligente.

Post-Scriptum 1: Cunha Vaz concedeu, há cerca de um mês, uma grande entrevista na Revista do Diário. Dizia, a "páginas tantas", estar disponivel para ajudar o Governo Regional (a Região) a projectar-se no continente. Hoje, Cunha Vaz almoçou com Marco António e com o Presidente da Distrital do PSD de Lisboa. Os mesmos que lançaram o nome de Jardim para a "luta". Fica o apontamento...

Post-Scriptum 2: Pessoalmente, gostava de ver AJJ na liderança do PSD nacional. Creio que seria melhor do que qualquer um dos candidatos que até agora se apresentaram. Melhor, sobretudo, do que Manuela Ferreira Leite, uma espécie de regresso a um cavaquismo sem Cavaco. E sem presente. E sem futuro.

Prudência

Parece que de repente se uniram todos para fazer a cama a Alberto João Jardim. Agora é Patinha Antão, que parece querer queimar o presidente do Governo Regional da Madeira.
Sinceramente e sem mais delongas: acho que Jardim faria boa oposição a Sócrates e, no limite de conseguir vencer as legislativas - coisa que duvido pelos motivos que evocarei a seguir - acho igualmente que tem capacidade para ser um bom primeiro-ministro.
Não acho, contudo, que conseguisse vencer as eleições no PSD e ainda que conseguisse, tenho a perfeita convicção de que os políticos portugueses, da Direita à Esquerda, Comunicação Social e os lóbis instalados não lhe permitiriam um único momento de tréguas.
Seria atacado pelo que fez e não fez, disse e não disse, tem ou não tem. Estou profundamente convencido que a estrutura político-partidária e a comunicação social manipulada (que é quase toda, digam lá o que quiserem) centralista e instalada jamais iria aceitar Jardim numa actividade política em Lisboa.
Seria completamente vedada a possibilidade de desenvolver um projecto político numa eventual aventura pela capital. E se não me sobram dúvidas que o líder do PSD/Madeira tem arcaboiço, capacidade de encaixe e até algum calculismo político para virar algumas das contrariedades contra os seus mais directos adversários, temo que os trabalhos fossem demasiados grandes. Seria uma tarefa hérculea virar todos até para Jardim que sairia, irremediavelmente, derrotado desta luta.
O problema não é, como alguns querem fazer querer, Bruxelas ou Estrasburgo. A União Europeia já por diversas vezes demonstrou que não tem pruridos em se vergar perante líderes fortes (veja-se o caso dos manos polacos). Aliás, tenho certeza que Jardim conseguiria negociar com Bruxelas bem melhor do que qualquer outro dirigente português (como sempre fez).
O problema é mesma a inteligentsia política lisboeta.
Para além de que os anos de luta contra o continente deixou as suas cicatrizes. Grande parte dos continentais que conheço, mesmo aqueles que lhe admiram a obra, de forma aberta ou secretamente votaria contra si, porque não lhe perdoam tantas vitórias.
Não, Portugal não gosta de líderes genuínos e/ou foliões. Isso é para italianos. Nós gostamos mesmo é de cinzentões, ainda que não tenham ponta da dita, como é o caso manifesto do nosso primeiro-ministro.
Portanto, apesar da eventual (legítima) tentação, reforçada pelos apelos da suposta tropa que se parece juntar, Jardim deve ter muito cuidado. As tropas podem estar (na minha opinião, estarão) minadas por muitas toupeiras. Serão Cavalos de Tróia atrás de Cavalos de Tróia. E temo que estes apelos mais não sejam do que uma campanha para tentar humilhar Alberto João Jardim, pelos anos consecutivos de humilhação que provocou aos seus adversários. Algumas das suas vitórias, nem os seus camaradas de partido perdoaram. Por isso, o bom senso aconselha prudência, muita prudência.
De resto, acho que Jardim tem calo para perceber isto tudo. Pelo menos, assim espero!!

Arranjam-se mais ofensas por aí?

Palhaço, mentiroso, demagogo, imbecil, idiota, energúmeno, traidor.

22.4.08

Breves sobre a Madeira

Pois, está mais do que visto que na Assembleia Legislativa Regional, a má educação, a rudeza e a infâmia (e, porque não, a estupidez) não são prerrogativas apenas de alguns (assim de cor, lembro-me de já aqui ter criticado Coito Pita, Baltazar Aguiar, Jaime Ramos, Victor Freitas, Rafaela Fernandes, ...). Desta vez é Leonel Nunes a proferir uma imbecilidade monumental. O que demonstra que na Madeira fazem falta políticos de qualidade, seja em que partido for...

O representante da burguesia bem humorada na Assembleia Legislativa Regional (ALR), esse inenarrável personagem chamado Baltazar Aguiar, suspendeu a sua actividade parlamentar (no seu caso, verdadeiramente paralamentar), alegadamente por motivos de indignação contra a forma como decorreu a visita do presidente da República à Madeira. É verdade, minhas senhoras e meus senhores, o homem indignado com uma atitude de outrem! Parece anedota, mas não é. A que ponto chega a hipocrisia...
Como se não bastasse, eis que para o substituir, mandam outro louco para a ALR. Digam lá se o PND tem, também, algum respeito pela casa da democracia madeirense?

Então, parece que toda a oposição madeirense (e, estou desconfiado, muito delfinato do PSD/Madeira) quer exilar Alberto João Jardim, enviando-o para o continente?! Não é que ele não quisesse, mas estou em crer que Jardim jamais deixaria penhorar a sua brilhante carreira política num projecto fracassado à partida. Alberto João Jardim é demasiado esperto para se deixar prender nessa ratoeira. Basta que, para tal, se lembre do que a classe política bem pensante e correcta(zinha) lisboeta fez ao Fernando Gomes...

21.4.08

Contra o PS vale tudo? Tem dias...

Acuso o toque. Mas, caro amigo, partes do princípio errado de que eu oponho-me a coligações. Não, bem pelo contrário, até sou a favor delas. Mais, reconheço todo o direito aos socialistas de se coligarem com quem bem lhes apetecer.
Na ocasião, manifestei-me contra uma ideia que me parecia estapafúrdia (e continua a parecer) que foi defendida por alguns socialistas e bloquistas (só ainda não percebi se a tua defesa desta ideia não passa de mais uma tirada anedótica, daquelas com que te divertes ao ver que há quem lhes pegue). Não me parece de todo razoável uma coligação que reúna à mesma mesa (que é para não dizer no mesmo tacho) socialistas (que não são bem socialistas, mas social-democratas), bloquistas, comunistas e democratas-cristãos (o CDS/PP ainda tem uma matriz democrata-cristã? É que se parecem cada vez mais com os ultra-liberais...). Mais, a ser uma coligação total, reuniria ainda os divertidos burgueses do PND e os oportunos(istas?) do MPT. Acho que apenas por brincadeira alguém poderá acreditar que tal coligação reuniria a confiança dos madeirenses. Lembra-te do que aconteceu com a coligação para as autárquicas em 2001, que penalizou todos os partidos que a integraram.
Portanto e sintetizando, reconheço que por vezes são necessárias coligações, mas só as admito em ocasiões excepcionais e entre partidos/movimentos que tenham uma matriz ideológica, se são semelhante, pelo menos próxima. O que não é, manifestamente, o caso.
Quanto à ideia defendida por Jardim, sinceramente e antes de saber quem liderará o PSD, não me parece que seja sequer de equacionar esta possibilidade. Poderá vir a ter de ser necessário uma AD, mas logo se verá. Tenho, contudo, muitas reservas, tendo em atenção a liderança do CDS/PP, uma vez que Paulo Portas é demasiado ansioso por protagonismo, para se submeter à natural liderança do PSD. Qualquer líder do maior partido, teria sempre a sombra de Portas, numa coisa demasiado bicéfala para que pudesse ser eficaz. Portanto, com Paulo Portas à frente do PP, apenas em caso de desespero é que admitiria uma nova AD.
Perguntas se contra o PS vale tudo. Não se trata de valer tudo, como muito bem sabes, uma vez que no PSD reúnem-se diversas sensibilidades ideológicas (social-democrata, democrata-cristã, personalismo, conservadora, liberal, etc.) que permitem e até aconselham uma coligação com um partido que tenha como matriz a democracia-cristã.
Mas se queres que te diga, sinceramente, contra este PS, acho que apenas bombas ficam de fora. E apenas para já...!

Basta que sim...

Uma vez mais, cá está o Miguel sem papas na língua. Uma vez mais, subscrevo o que afirma.

Acordo ortográfico: contributos para uma reflexão

Está boa e acesa a discussão sobre o Acordo Ortográfico.
Para já, estou apenas na fase de recolha de informação. Reconheço não ter opinião formada. Mas concordo que não devia ser assinado um Acordo Ortográfico sem o beneplácito unânime dos linguistas. Porque isto de percebermos um bocadinho de tudo e não ser bom em nada tem vantagens, mas também tem as suas desvantagens - eu que o diga!
Continuo acompanhar.

20.4.08

Porque a luta contra o Estado Novo não foi feita apenas por homens II

Teresa Torga, na versão de Júlio Pereira

No centro a da Avenida
No cruzamento da rua
Às quatro em ponto perdida
Dançava uma mulher nua
A gente que via a cena
Correu para junto dela
No intuito de vesti-la
Mas surge António Capela
Que aproveitando a barbuda
Só pensa em fotografá-la
Mulher na democracia
Não é biombo de sala
Dizem que se chama Teresa
Seu nome é Teresa Torga
Muda o pick-up em Benfica
Atura a malta da borga
Aluga quartos de casa
Mas já foi primeira estrela
Agora é modelo à força
Que o diga António Capela
T'resa Torga T'resa Torga
Vencida numa fornalha
Não há bandeira sem luta
Não há luta sem batalha

Zeca Afonso, Com as minhas tamanquinhas

Para ouvir toda discografia do Zeca, faça o favor de vir aqui.

Porque a luta contra o Estado Novo não foi feita apenas por homens I

Catarina Eufémia

Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer
Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou
Acalma o furor campina
Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou
Aquela pomba tão branca
Todos a querem p'ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti
Aquela andorinha negra
Bate as asas p'ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar

Zeca Afonso, Cantar Alentejano

Cafés de Abril

Ontem assisti a mais um fabuloso espectáculo que celebra Abril. Há sempre alguém que resiste reuniu no mesmo palco algumas das melhores vozes de Évora, em volta das palavras e dos sons de Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco e Zeca Afonso.
A abrir, a quente voz da titia Isabel Bilou, ao som do grave contra-baixo de Joaquim Gil Nave.

Depois, as palavras ditas por José Lourido. A finalizar, mais um delicioso concerto de Nuno do Ó, importante intérprete da música de intervenção portuguesa.

Este espectáculo integrou a iniciativa Cafés de Abril, que termina quinta-feira, dia 24 de Abril, com o concerto BABOZA AFRO MUSIC, num fraterno abraço lusófono.