15.10.05

Trabalho Extraordinário

Os técnicos estiveram a reparar a máquina.

Quer isto dizer que, está pronta para novas conspirações.

14.10.05

Partido Kleenex

"O CDS-PP não pode continuar a ser visto pelo PSD como o partido Kleenex, que se usa e deita fora".

Pires de Lima em O Estado da Nação - debate RTP1.

Uma frase brilhante. Saberá o Dr. Pires de Lima o que é um Kleenex?

Círculo dos 47

Imaginem que "aquela" do "círculo dos 47" era uma notícia muito bem feita. Na qual o PSD simulava, através do presidente do partido, aceitar o acordo. A Comissão Política e os deputados tomavam posição contrária.

(vendiam-se jornais)

Nos dias seguintes ver-se-iam os restantes capítulos: Jardim recuaria porque o partido não queria a solução acordada. O acordo seria quebrado. O PS exasperaria. O PSD ganharia tempo. O "círculo dos 47" iria para o balde do lixo. O PSD apareceria com uma outra solução "mais consensual" dentro do partido. Recomeçariam as negociações...

(vendiam-se jornais)

É que há poucos dias revi a Teoria da Conspiração" - filme brilhante, de resto. E apeteceu-me vaguear no meu labirinto interior.

Mas não fui só eu. É que, pelo amor de Deus, não se escrevem asneiras destas:

"Soubemos também que as desavenças entre o líder e a "máquina" do partido estão relacionadas com o método de escolha dos futuros candidatos que irão incorporar a lista única dos 47 nomes. É que, a partir de agora, as concelhias deixam de ter tanto peso na escolha dos candidatos e será a sede da rua dos Netos a decidir quem vai ocupar os lugares elegíveis. Uma manobra de Jardim que vai obrigar a que muitos corram mais depressa e que mostrem o que realmente valem."

Mesmo que o recado fique dado, o PSD-Madeira não tem concelhias há anos. E os deputados são escolhidos, desde sempre, pela Comissão Política e na maioria das vezes por Jardim.

(vendem-se jornais)

13.10.05

dEus


dEUS. Tom Barman. excelente fotografia de Carlo Verfaille. retirada daqui.

E ao anoitecer

E ao anoitecer

"e ao anoitecer adquires nome de ilha ou de vulcão

deixas viver sobre a pela uma criança de lume

e na fria lava da noite ensinas ao corpo

a paciência o amor o abandono das palavras

o silêncio

e a difícil arte da melâncolia"

Al Berto

um dos maiores poetas (portugueses) do século XX

Arame farpado


O arame farpado não nos vai proteger eternamente.

É urgente agir. Pensar em fórmulas que permitam diminuir as desigualdades. O Governo de Marrocos propõe uma espécie de "Plano Marshal" para Àfrica subsariana. É uma ideia. Que merece ser estudada. Porque o arame farpado não nos vai proteger eternamente, mas sobretudo porque do outro lado do muro estão seres humanos. Que deveriam ter os mesmos direitos que nós.

12.10.05

Bom senso

Não tenho nada pessoal contra o Dr. José António Cardoso, pessoa que tenho por ser simpática e séria. Mas creio que a entrevista que hoje deu ao Jornal da Madeira não contribuíu em nada para a luta que diz travar. Quer na forma, quer no conteúdo, Cardoso é excessivo e isso permitirá que a outra parte se vitimize.

Pior ainda foi a escolha do meio. Dar a entrevista ao Jornal da Madeira - não está em causa a qualidade do trabalho jornalístico, que fique claro - permite várias leituras políticas. Que não são nada abonatórias para o antigo líder do PS. E que jogam contra ele.

A posição de Jacinto Serrão está fragilizada. É óbvio. Não adianta, ao actual líder do PS, dizer que subiu em número de votos e de mandatos quando os principais objectivos a que se propôs cairam por terra. Jacinto Serrão dizia querer ganhar a Câmara do Funchal. O que se vê é que o PS, para além de ter descido no número de votos, perdeu a totalidade dos vereadores, entregando o lugar a três independentes. Serrão dizia que iria ganhar a Ponta do Sol. E perdeu. Dizia que queria ganhar Machico. E perdeu claramente. Dizia que queria ganhar São Vicente. Perdeu. Enfim, perdeu uma óptima oportunidade. Até de estar calado. No entanto, não é com atitudes como aquela que teve o Dr. Cardoso - homem a quem não abunda o faro político - que os socialistas de bom senso se livram de Serrão e companhia. Até porque, caso houvesse agora um Congresso, estou convencido que o actual líder ganharia.

Blogs que se vão descobrindo

Uma viagem ao abrupto levou-me a descobrir o industrias culturais. Um blog para quem se interessa por assuntos de média e comunicação.

A ler

No "Ponto de Ordem" hoje publicado no Diário, a Sónia Gonçalves sintetiza aquilo que penso sobre blogs e sobretudo sobre a utilização de nicks ou do anonimato para andar pela blogosfera. A ler.

11.10.05

Passeio pelo contador de visitas


Tipos da Austrália vieram cá uma vez. E alguém de Viseu, que procurava "mamas grandes" no Google, foi p'rá aqui redireccionado. Que mistérios esconderá a capa de humores dos motores de busca?

Os Abutres


Os abutres espreitam, Dr. Serrão. Não lhes sente ainda o cheiro? Não os vê limpando as penas? Não os ouve cantar vitória? E agora, Dr. Serrão? Vão os seus deixá-lo só? Se calhar levantam-no mais uma vez. A última vez! Mas os abutres, ah os abutres já sentem a morte e não o largarão. Acompanhá-lo-ão até que caia, Dr. Serrão. Porque têm tempo, Dr. Serrão. Porque têm tempo...

Why?


Why did i dream of you last night?
Why did I dream of you last night?

Now morning is pushing back hair with grey light
Memories strike home, like slaps in the face;
Raised on elbow, I stare at the pale fog
beyond the window.

So many things I had thought forgotten
Return to my mind with stranger pain:
- Like letters that arrive addressed to someone
Who left the house so many years ago.

Philip Larkin

EU sou o Conquistador, Conquistador...


Num destes dias, algures numa ilha do Oceano Atlântico, alguém no seu jardim cantarolava.

Eu sou o conquistador, o conquistador, conquistdor,............quem é que não acha?
Que eu sou o conquistador, conquistador, que põe o
PSD em Marcha!?


Nota: explicação da letra

Se dúvidas ainda existissem, elas foram eliminadas nestas eleições autárquicas.

Depois da vitória de “Rui Marques”, na Ponta do Sol, ou a de Humberto Vasconcelos em São Vicente, o PSD-Madeira já se pode dar ao luxo de escolher, os mais mal preparados, para não chamar nomes aos candidatos.

De Certeza que não vão ter dificuldades, em eleger novas estranhas figuras.

Acho que é esta a leitura a retirar, depois da trigésima nona vitória de Alberto João Jardim. Perdão! Do Partido Social-democrata da Madeira.

É por esta e por outras, que já não me espanta, se no num futuro acto eleitoral, aparecer nas listas do PSD alguém como: - o senhor invisual que toca acordeão, (Com todo o respeito que tenho por este ícone da cidade) nas ruas do Funchal; ou aquele ilustre rapaz que participou num dos “Big Brothers”.

No PSD-M tudo já é possível. Nada já espanta. Basta que o carismático líder faça campanha. É esta a única, condição, para continuar a ser um partido ganhador.


Como a oposição, ESFORÇA-SE; ESFORÇA-SE, mas continua a dar tiros nos pés,
nem merece um único comentário.

10.10.05

39ª

O PSD ganha as eleições autárquicas. Grande resultado, 11-0/50-4. Aguentámos a Ponta de Sol (para muitos inexoravelmente perdida), vencemos de forma convincente todas as outras.
A arrogância e a ambição desmedida perderam a batalha da capital insular. Confesso que temia uma aproximação considerável, tal não aconteceu.
Em primeiro lugar, pela forma abnegada e dedicada com que os militantes do PSD enfrentaram esta campanha, face uma ameaça que parecia grande, a união e a entrega, a humildade e o trabalho triunfaram.
Em segundo lugar, a inépcia e os erros estratégicos do PS foram gritantes, diria mesmo, grosseiros: a utilização de um discurso de baixa política, eivado de insultos e difamações, lançando suspeitas, num frenesim enervado e sem prova sustentável; a apresentação de propostas incoerentes; a dificuldade de comunicação; a incapacidade de interagir. Foi tão mau que, sou levado a dizer que o resultado apresenta-se lisonjeiro.
Os desgraçados que insistem em teorias conspirativas, virão com as tiradas fantásticas do costume. Jamais perceberão, jamais respeitarão a inteligência das pessoas, insistirão na desqualificação intelectual dos cidadãos. Apre, que são burros!!!
Grande partido este, capaz de encontrar uma energia adicional, uma força extraordinária.
Avancemos para a 40ª.

Tabac


Tabac. Jean-Michel Basquiat, 1984.
Galerie Bruno Bischofberger, Zurich

Estou a deixar de fumar. Ando irritável. Intratável (ou nervosamente afável).

Uma proeza

A RTP-Madeira perdeu ontem uma belíssima oportunidade. Aos madeirenses, os resultados que mais interessavam eram evidentemente aqueles que diziam respeito às autarquias do arquipélago, sendo por isso de esperar que a "televisão da gente", por uma vez que fosse, correspondesse àquelas que eram as necessidades dos seus telespectadores e apresentasse, por exemplo, sondagens à "boca da urna" referentes aos concelhos mais disputados. Ou apontamentos de reportagem que fugissem ao "lugar comum" das eleições. Ou outra coisa qualquer!

Só que não o fez. E conseguiu o impossível: que a esmagadora maioria dos espectadores, farta da conversa do painel de convidados, mudasse para os canais nacionais. E assistisse, contrariada, às declarações de vitória de Carmona, Felgueiras, Rio, entre outros.

Foi uma proeza, de facto...

Pergunta do dia


E agora, Dr. Serrão?

Gostei

Do guisado da minha mãe;

Da vitória de Albuquerque no Funchal;

Da vitória de Rio no Porto;

Da derrota de Carrilho Guimarães em Lisboa;

Da eleição de Maria José Nogueira Pinto em Lisboa;

Da vitória de Moita Flores em Santarém (quem conhece a cidade entende perfeitamente);

Da derrota de Avelino em Amarante (do mal o menos. Pensei que o "quarteto fantástico" ia fazer o pleno);

Dos resultados globalmente positivos do PCP (em contraste com a semi-desilusão "bloco");

Da derrota clara e global do PS, sobretudo da ala que apoia o Governo de Sócrates;

Da vitória do PSD, sobretudo de Marques Mendes;

Das derrotas socialistas em Aveiro e no Barreiro;

Do discurso final de Marques Mendes;

Da tarde de chuva. E da declaração de Soares. E do guisado da minha mãe;