6.1.06

Sharon

Sharon é (foi) a prova de que em política é preciso ser-se pragmático, ter visão e saber-se muito bem o que se quer. O seu desaparecimento, temo eu, significará um retrocesso na questão do Médio Oriente, há demasiado tempo em suspenso, numa altura em que o fanatismo continua a proliferar com a conivência de muita gente que julgamos ser inteligente. Sharon representou uma esperança válida e apresentou uma solução capaz para o diferendo israelo-árabe, que convém não menosprezar nem deitar a perder.

Metido num autêntico barril de pólvora, nunca é demais relembrar aos mais distraídos (principalmente a todos aqueles que chamam, absurdamente, bombistas e suicidas aos terroristas sem escrúpulos que andam a matar crianças no Iraque, por exemplo) que Israel é o único país democrático da zona. Apenas um pormenor sempre esquecido e para muitos totalmente irrelevante.

A idiotia

De repente, parece que a intervenção presidencial em assuntos do governo faz sentido. Ainda há relativamente pouco tempo condenava-se a mesma devido às palavras de um dos candidatos à presidência, sempre disposto a arranjar solução para os inúmeros males que por aí abundam e que chateiam constantemente o pessoal.
Como pela boca morre o peixe, o Presidente Sampaio (que ficará na história por um favor feito ao Eng. Sócrates em Dezembro de 2004) encarregou-se de mostrar que está vivo (alive and kicking, como diria o outro) e que a questão Iberdrola não é nem assunto menor nem questão exclusiva do governo. Chateado, o mesmo Dr. Sampaio decidiu chamar alguns dos intervenientes para dizer de sua justiça. Todos os candidatos à presidência gostaram do sermão e da preocupação. Ainda para mais quando a promiscuidade que por aí abunda se encarrega de continuamente enterrar o prestígio (cada vez mais negro e inexistente) da classe política que, pelos vistos, já perdeu toda e qualquer vergonha na cara. Note-se, uma vez mais, que todos os candidatos concordaram com a diatribe do Dr. Jorge Sampaio quando alguns dias antes condenaram veementemente a suposta autoridade e intervenção prometida pelo Prof. Cavaco, inimigo declarado de todos eles.
Afinal em que ficamos? Para que serve um Presidente?

www.milliondollarhomepage.com

Um estudante inglês, à caça de dinheiro mais ou menos fácil que o ajudasse a custear as elevadas propinas inglesas, teve a original ideia de vender cada pixel da sua página pessoal a um dólar. Ora, em cada página de Internet há no mínimo um milhão de pixels. Esse milhão de pixels foi transformado, em menos de seis meses, num milhão de dólares que foi a quantia que Alex Tew, de 21 anos, embolsou com a sua ideia. (O resultado pode ser consultado aqui, já que o Público, que dá a notícia, é só para assinantes.) Como vemos, bastas vezes, as ideias mais simples tornam-se nas mais brilhantes e rentáveis. E este é, não tenhamos dúvidas, um verdadeiro caso de empreendedorismo.

5.1.06

António

Soube hoje que ele morreu.

Um louco



Fotografia de Miguel Carvalhais

Devagar se vai ao longe

Devagar se vai ao longe

Devagar se vai ao longe
se eu fosse monge.
Mas como não sou monge
devagar não vou ao longe
só monge.
Mas como eu também
devagar não quero ir ao longe
por isso também não me fiz monge.
Mas como eu também
não quero que se sonhe
que se ponha em questão
a causa da razão
deste poema devagar se vai ao longe
cujo tema é sobre um monge
então por isso neste caso
já não omisso
faço que se diga com isso
amigo ou amiga
mais vale o prejuízo."

António Gancho

4.1.06

Reuters e blog

Fotografias do ano da Reuters.

Roubado a um blog que não conhecia, mas que vou passar a frequentar.

Desafio



De Evandro Monteiro. Roubada no sítio que vos mencionei.

Olhares.com

Há sítios na net que merecem ser visitados com regularidade. Um deles é, sem dúvida, este.

Para quem gosta de fotografia. E para aqueles que querem partilhar.

No comments

Voltei a conseguir "postar" sem ter de abrir espaço a comentários. Sendo assim..

conspiracaoassete@hotmail.com

World Music



A minha primeira compra do ano. Da Putumayo. Música de compositores latinos e sul americanos menos conhecidos (com excepção dos mexicanos Los de Abajo dos colombianos Aterciopelados).

Do que ouvi, destacaria as canções dos espanhóis Javier Álvarez (Por Qué Te Vás) e Sargento Garcia (Mi Ultima Voluntad) e do francês Kad Achouri (Mi Negra).

Curiosidade

Soares acusou a SIC, e os seus jornalistas, de ser parcial. Estou curioso para ouvir as reacções que se seguirão... Se é que alguém reagirá, o que eu duvido.

Enigma

Berardo aumenta participação no capital social na Tâmega. Candeias às avessas por causa do Centro de Artes da Calheta. O comendador está na berra. Apetece perguntar o que (ou quem) se esconde atrás da... "guerra". Darão os títulos pistas? Eu acho que sim. Mas o "enigma" fica para quem o quiser... "decifrar".

Não é mau

Sem querer pôr em causa a grandeza (ou suposta grandeza) dos "outros", é curioso constar que, os números das televisões referentes à época futebolística 2004-04, agora apurados, dizem isto:

- O jogo mais visto da época foi o Sporting - CSKA, final da Taça UEFA, com 2,847 milhões de espectadores, correspeondentes a 30,1% de audiência.

- O segundo jogo mais visto da época passada foi o Benfica-Sporting, com 2,828 milhões de espectadores em Portugal (29%);

- O terceiro jogo mais visto mais visto na época passada foi a 2ª mão das meias finals da Taça UEFA, entre o AZ Alkmaar e o Sporting, com 2,222 milhões de espectadores;

- O quarto jogo mais visto em 2004-05 foi a 1ª mão da meia-final da Taça UEFA, Sporting-AZ Alkmaar (2,185 milhões);

- O sexto jogo mais visto da época referida foi o Sporting-Newcastle, também a contar para a Taça UEFA, com 2,100 milhões de espectadores.

Não está mau, de facto.

2.1.06

Siga a dança II

É bonita de ver, a guerra entre o Porto e o Benfica, o mais "português" de todos os clubes, que já inclui cenas retiradas de filmes de gansters no Aeroporto de Lisboa. Que siga a dança porque Moretto é nome de guarda-redes vulgar e de personagem menor. Que siga a dança porque o povo gosta e espera pela resposta do Pinto que reina a norte. Que siga a dança porque 2006 promete.

Siga a dança

Foi bonito de ver, Soares, o mais "português" de todos os candidatos, acabar 2005 e começar 2006 a dançar. O homem quer parecer jovem e popular por isso que siga a dança porque a seguir virá um fandango e depois um corridinho e quem sabe se um bailinho. É bonito e o povo gosta. E siga a dança com Sócrates finalmente a ajudar (com um "paso doble", a sua especialidade).

Mais um

E mais um. Agora sobre música.

Blue Lounge

Outro.

BLOPE

Após ter considerado os blogues "instrumentos úteis para pesquisa e aprendizagem", um grupo de professores lançou os prémios BLOPE, que distinguirão, anualmente, os melhores blogues educativos em Portugal e Espanha. Ler mais aqui.

A consultar

Blog a consultar.

Exemplo

Eis um exemplo que mostra a importância de manter sectores estratégicos sob controlo de grupos portugueses, ou mesmo do Estado.