24.5.07

Manifestis Probatum

Com um dia de atraso, replico aqui a bula papal que reconheceu a independência de Portugal, emitida no dia 23 de Maio - curiosamente o dia do meu aniversário.

Rezava assim:

Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum. Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, exterminando intrepidamente em porfiados trabalhos e proezas militares os inimigos do nome cristão e propagando diligentemente a fé cristã, assim deixaste aos vindouros nome digno de memória e exemplo merecedor de imitação. Deve a Sé Apostólica amar com sincero afecto e procurar atender eficazmente, em suas justas súplicas, os que a Providência divina escolheu para governo e salvação do povo. Por isso, Nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a proteção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal com inteiras honras de reino e a dignidade que aos reis pertence, bem como todos os lugares que com o auxílio da graça celeste conquistaste das mãos dos Sarracenos e nos quais não podem reivindicar direitos os vizinhos príncipes cristãos. E para que mais te fervores em devoção e serviço ao príncipe dos apóstolos S. Pedro e à Santa Igreja de Roma, decidimos fazer a mesma concessão a teus herdeiros e, com a ajuda de Deus, prometemos defender-lha, quanto caiba em nosso apóstolico magistério.

1179

Déjà vu

Mesmo depois de denunciada a estratégia, o Governo não desiste de anunciar investimentos que já tinham sido anunciados há um ano. Desta feita foi o investimento da Pescanova para a criação de uma unidade de piscicultura. A sério: de repente senti-me como o Denzel Washington, no Déjà Vu.

Já não me apetece muito

Ah, como te compreendo, camarada Boris...

Já não me apetece muito
Escrever poesias
Se fosse como dantes
Fá-las-ia abundantes
Mas sinto-me muito velho
Sinto-me muito sério
Sinto-me consciencioso
Sinto-me preguiçoso

Ainda bem que amanhã há Dave Matthews...

Mário Lino ou o discípulo do Pinho


Mário Lino - não sei se com inveja do Pinho -, ultimamente, sempre que abre a boca é para proferir uma barbaridade qualquer. Desta vez afirmou que não há Portugal na margem sul do Tejo. Razão tinham os monarcas que até 1910 ostentavam o título de "Rei de Portugal e dos Algarves", se bem que o título ainda estava incompleto: deveria ser rei de Portugal, dos Alentejos e dos Algarves.

Mas é uma paródia, este Governo: o Pinho vai para a China dizer que em Portugal é que é bom porque o Povo é explorado, o Lino goza com formação do seu chefe de governo; o ministro da economia vai para a Europa afirmar que os despedidos serão reenquadrados noutro local, sabendo ser mentira, apenas para fazer boa figura; o das Obras Públicas diz que não há vida para além do Tejo. É difícil escolher entre o rol de idiotices que ambos proferem.

Mas o mais giro é que o Pinho começa mesmo a fundar uma escola no diz de manhã para desmentir à tarde. É que já não é só o Lino a seguir as pisadas: um secretário de estado anunciou de manhã a manutenção do congelamento da progressão das carreiras na Função Pública, para à tarde dar o dito por não dito - ainda com as orelhas vermelhas do valente puxão que levou de Sócrates, por tê-lo feito passar por mentiroso.

Razão, razão tinha uma amiga minha quando afirmava que o mundo estava louco exceptuando eu e ela... E ainda assim ela tinha dúvidas a meu respeito. É, definitivamente, não há sanidade que aguente esta loucura total!
Tirem-me deste filme, parece querer dizer José Sócrates.

Há Sol na Rua

Por vezes, lembro-me destes versos do Boris Vian:

Há sol na rua
Gosto do sol mas não gosto da rua
Então fico em casa
À espera que o mundo venha
Com as suas torres douradas

E então nesses dias entrego-me devagar. Solenemente, porque é essa a melhor forma de elouquecer.

Aqui vai o resto do Poema, começando onde acabou. Como tudo, aliás...

Com as suas torres douradas
E as suas cascatas brancas
Com suas vozes de lágrimas
E as canções das pessoas que são alegres
Ou são pagas para cantar
E à noite chega um momento
Em que a rua se transforma noutra coisa
E desaparece sob a plumagem
Da noite cheia de talvez
E dos sonhos dos que estão mortos
Então saio para a rua
Ela estende-se até à madrugada
Um fumo espraia-se muito perto
E eu ando no meio da água seca .
Da água áspera da noite fresca
O sol voltará em breve

Esta treta chama-se, a propósito, Há Sol na Rua.

Queimem o Pinho

O Pinho é uma anedota. Uma graçola sem jeito, uma piada de mau gosto. Queimem, por favor, o Pinho. Porque, parafraseando Antero, o Pinho só "iluminará o Povo quando lhe pegarem fogo".

23.5.07

Não entres tão depressa nessa curva. Podes escorregar!

Um blog madeirense pelo qual gosto de passar. Escorrega na curva de gauss, assinado por Vera, demonstra uma frescura primaveril. O próprio nome é absolutamente delicioso!
Pena que a blogger não escreva com mais assiduidade. Pena ainda, que a Vera tenha um outro blog dedicado ao FCP. Mas, lá diz o ditado, gostos não se discutem!

Mea culpa


Curioso que os partidos da oposição madeirense sejam tão lestos a acusar o PSD de tiques totalitários e nunca se tenham interrogado qual a sua quota parte nas sucessivas derrotas eleitorais.
Senhores, o povo madeirense, ao contrário do que pensam, não é burro. E se os partidos por vós liderados não têm qualquer representatividade, talvez seja tempo de perguntar porquê. E um exercício de mea culpa fica sempre bem, para além dos benefícios que poderá trazer!

PS - Deixo aqui os meus votos de felicidade ao novo blog madeirense, da autoria de Roberto Almada. O Roberto já nos demonstrou, na sua vida política, que não é homem para se deixar abater por comentários ofensivos, por isso estou confiante que a Esquerda Revolucionária irá se manter de pedra e cal. Mas o ex-deputado revela pertinácia na exacta proporção do seu autismo político. Porque a democracia madeirense é quase uma democracia de partido único há muito tempo. Desde que os restantes partidos mostraram ser mais fiéis aos ditames das direcções nacionais do que à população madeirense.

Filosofia: belo exemplo de divulgação filosófica

Enquanto em Portugal os pretensos e auto-denominados filósofos discutem sobre os benefícios da filosofia analítica, versus filosofia continental, os brasileiros mostram como é que num mundo global se pode fazer divulgação filosófica com qualidade, isto é, falando para todos. A revista Filosofia é marcada por bons textos (não, não são teses, são apenas textos para leigos, mostrando que respostas tem a filosofia para os problemas modernos), concepção gráfica fabulosa e fotografia genial. A revista tem o condão de mostrar que a filosofia não é coisa do passado e que não precisa de ser cinzenta, feita por velhos caquéticos. Todas as páginas, todos os artigos, são de uma limpeza refrescante, a que não estamos habituados!
Definitivamente, um muito bom exemplo do Brasil que, com toda a certeza, não será seguido em Portugal, porque andamos todos demasiado ocupados mirando o nosso umbiguinho e discutindo quem é mais filósofo.

Para quem estiver interessado, a revista é editada pela editora Escala e em Portugal tem já uma tiragem de 15.000 exemplares. Áh e a edição deste mês é fantástica.

Blogosfera à moda do BE

A julgar pela caixa de comentários do ER o Bloco desfaz-se a um ritmo vertiginoso.

A verdade pode não ser essa, mas ao permitir comentários abertos no seu blog, o Roberto Almada contribui, claramente, para expor situações que deveriam ser tratadas internamente (digo eu, quer dizer...). Como por exemplo o filme dos 5.000 euros pagos a uma empresa publicitária para a colagem de cartazes versus a inexistência de ajudas para o gasóleo gasto pelos militantes em campanha, película de bolinha vermelha. Ou como as criticas feitas ao clã Martins por militantes (ou supostos militantes) que se escondem no anonimato ou se refugiam em nicknames idiotas.

A atitude do Roberto é corajosa, mas pouco aconselhável do ponto de vista político. A não ser que a abertura dos comentários seja propositada (abrir um espaço à crítica num partido dominado há muito por uma familia que não parece lidar bem com a contestação interna) algo em que eu, confessadamente, não acredito.

A blogosfera, caro camarada, é uma faca de dois gumes (ou será de dois legumes)?

22.5.07

Go back!


O regresso de Jacinto Serrão à Assembleia da República, ou o exílio dourado?

Mas estou desconfiado de que Jacinto Serrão não se importará. Afinal, já estava habituado às confortáveis cadeiras de São Bento!

Portugal é Lisboa e o resto é paisagem


O programa versava a temática dos corredores do poder e pretendia analisar a forma como a sociedade portuguesa olhava as políticas e os políticos. Ficámos apenas por uma análise dos problemas de Lisboa. Má, ainda por cima!
Razão tinha o vilhão madeirense quando, confrontado com uma partida para o território continental, afirmava: ele vai pa lisbaua, independente do local de destino. Porque para as cabeças bem pensantes lisboetas, Portugal é apenas Lisboa e o resto é paisagem.

Buzico Rádio

A rádio do Buzico. Tá a ficar giro, o projecto.

Fantástico

Fantástico este vídeo de apresentação do Mundial de sub 20. A competição está prestes a começar, no Canadá. Ver aqui.

O Novo Ciclo Económico da Madeira

Para fazer face à falta de tesouraria, o novo governo, que é o mesmo desde 1976 (31 anos) vai entregar a Madeira aos privados.

Quando digo a Madeira, é uma força de expressão. Mas saúde (construção e exploração do novo hospital) portos e aeroportos são património para alienar. Nalguns sectores, como é o caso da saúde, o contrato é uma concessão aos privados. Ainda não fui à bruxa nem teciono fazê-lo, mas cheira-me que está por detrás um banco. Além da banca, já ouvi falar num grupo económico Árabe. Visitou a região com o objectivo de conhecer o projecto. Não sei em que ficou a deslocação, mas gostava de obter informações. Dinheiro não há. Conto com a boa vontade da blogosfera.

Tenho pena que o governo só avance agora para este género de negócios. Parece-me que vamos passar de um governo proteccionista para um demasiado liberalista.

Pelo menos, já foi encontrado o novo ciclo económico para a Madeira. Parece-me que se chama privatizações.

Se o negócio que o governo tem em mente executar for idêntico ao que fez com a Vialitoral; Expresso; Estradas da Madeira, SA; transporte marítimo entre a Madeira e o Porto Santo e Empresas de Cervejas…….mais palavras para quê???

21.5.07

Direito ou Política?


Lembro-me de ouvir, há alguns anos, Alberto João Jardim defender a predominância de juristas na política.

Senhor Presidente, se quiséssemos ser governados apenas por advogados, juízes e outros que tais, passaríamos a viver dentro dos tribunais!

Roubada daqui!

Pecados da Direita


Não é de agora. Desde há algum tempo que não me revejo nos discursos dos políticos de Direita (para que conste, também não me revejo nos da Esquerda, mas isso não é novo). A Direita portuguesa parece que esqueceu que também defende valores que vão muito além do discurso económico. É certo que, tal como na Esquerda, existem direitas para todos os gostos. Mas a verdade é que desde há uns anos estas apenas falam economicês, onde abundam vocábulos como eficácia, eficiência, produtividade. A Direita já não tem discurso político, tem apenas discurso económico. O próprio liberalismo, que na sua génese foi uma corrente política de vanguarda no combate ao despotismo, hoje mais não é do que a Guarda Pretoriana do capitalismo.

Sintomático é o desdém com que esta Direita executiva olha para questões de civilização, as denominadas questões fracturantes.

É legítima a desconfiança dos motivos que levam este PS a sacar de tais questões. É óbvio que não passam de fait-divers do bacharel Sócrates (desculpem, mas o tipo não é engenheiro e também não reconheço qualquer validade àquela licenciatura manhosa), em momentos de alguma aflição, bem como para contento dos (poucos) socialistas que ainda existem no PS.

Todavia, apesar de reconhecer estas manobras de diversão, a Direita não se pode alhear, suicidariamente, de questões de civilização, como é a questão do Divórcio.

Por isso saúdo o aparecimento de correntes dentro do CDS-PP, como foi o caso da ala liberal, liderada por Pires de Lima.

Não concordo com a posição por eles defendida, mas não posso deixar de reconhecer a importância que foi dada ao tema e que centralizou o discurso político desta ala no último congresso dos populares. É importante que a Direita mostre que também defende valores. Neste caso foi uma corrente liberal, gostaria que a corrente democrata-cristã (será que ainda existe em Portugal?) também assumisse a sua posição de forma clara e sem sub-refúgios. Tem que deixar de ser sacrilégio afirmarmo-nos conservadores (infelizmente, o conservadorismo em Portugal é envergonhado, refém da leitura provinciana que Salazar fez desta práxis política).

Mas tudo isto a propósito da proposta de lei apresentada pelo BE na Assembleia da República, agora repescada pela direcção do PS.

Reconheço que tenho opinião fácil e por vezes insuficientemente fundamentada. Mas, nesta questão não tenho dúvidas: permitir a anulação do casamento a pedido de um dos cônjuges é aprofundar o individualism já reinamente na nossa sociedade. Será a vitória final do Homem Light de Enrique Rojas. A pretexto da defesa da liberdade individual, são os políticos e indicarem a via do imediato, como o caminho a percorrer. E este caminho eu recurso a trilhar.

PS - Não sou casado por opção. E tal como eu, qualquer nubente tem o direito de escolher, porque o casamento não é uma fatalidade.
Capa do livro O Homem Light, de Enrique Rojas

Sítio do Funchal Jazz no ar

Já está on-line o sítio do Funchal Jazz Festival.

Aqui fica:

www.funchaljazzfestival.com

Esquerda Revolucionária

A esquerda (revolucionária) madeirense entrou a matar na blogosfera pelas teclas do Roberto Almada, antigo deputado do Bloco. A julgar pelo primeiro dos posts que li, parece que a "outra esquerda" - será, por contraposição, reaccionária? - vai apanhar "porrada" da grossa...

Boa sorte para o blog, camarada Roberto!

Porta 34

Há mais um blog por cá. Esperemos que tenha uma longa vida. Quem nele escreve sabe aquilo que... diz.

Dancing Nancies (Bartender intro)

Dancing Nancies

Don't drink the water

(depois digam que não vos dou nada!)

Dave Matthews Band

Se o Aeroporto não fechar, sexta estou em Lisboa. E à noite espero ouvir, no Pavilhão Atlântico, qualquer coisa como isto:

Warehouse.

Grande equipa!

Confesso que sinto um orgulho do caraças na equipa do Sporting que ontem acabou o Campeonato. Assim consigam os dirigentes manter os putos por mais dois anos. Porque eles sentem a camisola, honrarando-a. E jogam futebol como muito poucos. Embora tenham ficado em segundo, foi um prazer vê-los jogar.

Post-Scriptum: Ontem, o Moutinho, o Nani, o Ricardo e o Yanick sairam de campo em lágrimas. Mas foram confortados pelos mais generosos adeptos portugueses.

Para a semana há Taça e aí teremos a nossa festa...

Estado do Tempo

Esta segunda-feira acordei com céu muito nublado.

Face ao estado do tempo refugiei-me no meu “bunker”. Abri a janela para o mundo e observei a paisagem.

As notícias, supostamente novas, nada de novo traziam. Também fiquei a saber que o meu clube perdeu no “sprint” final. Outra não novidade. Falo do nacional. Dos outros não esperava reviravoltas.

Até a caixa do correio, a virtual, estava vazia. Entretanto, começou a chover. O vento surgiu. É uma espécie de chuva primaveril. Cai para refrescar as flores.

Mudei de página. Consultei os blogues. No ULTRAPERIFERIAS gostei do puxão de orelhas de Malheiro à Via-expresso. Em causa, o acidente do qual resultou um morto por ineficácia do sistema de segurança (falta de água) dentro de um dos túneis entre a Cancela e a Camacha. Só espero que as palavras deste importante dirigente do PSD-Madeira saltem da blogosfera para a “real-politique”.

Idêntico procedimento para o caso aeroporto. Não se compreende como uma empresa com assessores de comunicação, relações públicas, continue a falhar na informação aos passageiros. Ainda por cima o problema era a falta de operacionalidade do aeroporto. Nesta situação o esforço deve de ser da ANAM.

Há uns dias atrás. Filipe Malheiro aconselhou Conceição Estudante. É lindo.


PS - já agora e se me permitem. Tenho estado ausente, não quer dizer que não esteja atento…..se for para mudar de cor, gostava que fosse para preto.

Neste momento o sol já espreita por de trás das nuvens.

20.5.07

CSM: vulgaridade absoluta!

É certo que o Marítimo teve azar no jogo de ontem. Mas a verdade é que esse tal de Alberto Pazos não é treinador para os verde-rubros. O homem só faz asneiras (lembram-se do jogo contra o Sporting?).
Só não sei onde é que a direcção estava com a cabeça quando foi buscá-lo à 2ª liga espanhola. Como também não percebo a política das contratações. Se por um lado acho que esta direcção está a fazer algumas coisas boas, ao nível de investimento no futuro do clube, por outro começo a ficar farto de ver no meu Marítimo uma vulgaridade constrangedora. E como eu, muitos outros sócios. Veremos o que acontece na próxima época, mas aconselho ao presidente muita cautela. É que a vida pode começar a deixar de estar fácil.

CML, ou um ninho de víboras


Sá Fernandes, o paladino da correcção, transparência e moralidade da Câmara Municipal de Lisboa tinha 9 assessores. Repito: 9 assessores! Para um vereador sem pelouro atribuído, não está mal.

Não tenho certeza, mas sou quase capaz de apostar que em nenhum outro local do mundo existe ou existiu um vereador sem pelouro que tenha custado tanto à edilidade para onde foi eleito. Entre os gastos com a assessoria e com as providências cautelares que interpôs, Sá Fernandes custou uns milhões valentes a Lisboa. E a recompensa será a sua reeleição. Coisas da democracia!
Roubada daqui.