1.4.06

Boas notícias do Canadá

Não se gosta de ouvir mas não há outra maneira de o dizer. Se fosse canadiano também não queria saber de emigrantes portugueses por perto, sobretudo dos mais recentes. Quase sem excepções, o que estas últimas gerações de emigrantes sazonais fazem é dedicar-se inteiramente ao ócio e ao subsídio canadiano.

Ora, fazendo jus ao título que tem de “melhor” país do mundo, o Canadá resolveu, e bem, livrar-se de um mal que não é seu e que não pediu. E agora é vê-los semanalmente a chegarem a Lisboa aos magotes com um aspecto duvidoso, sem qualificações e sem verdadeiramente pronunciarem uma frase correcta em português e em inglês.

O que fazer com eles agora? Eu cá sei o que fazia.

Magno Velosa

31.3.06

Já agora.

Não sei se repararam, a Assembleia da República, ontem, passou um atestado de menoridade a todas as mulheres deste país. Aprovou uma lei que afirma que qualquer mulher é inferior, pelo menos, a dois homens. Que grande país, moderno, avançado. Sinto um orgulho incomensurável em fazer parte desta visão vanguardista da igualdade de géneros.

Très bien, Monsieur le President

Jacques Chirac afirmou que vai promulgar a lei que regula o Contrato de Primeiro Emprego, o famoso CPE. Vai fazê-lo e muito bem, os agitadores profissionais querem fazer crer que a riqueza nasce nas árvores, que se tropeça nela a cada passo dado, em suma, que não é preciso trabalhar.

Pois enganam-se, sem produção não há riqueza, sem riqueza não se investe, sem investimentos não há emprego, sem emprego há fome, crime e miséria. O famigerado modelo social europeu está condenado, permanecer agarrado a conservadorismos ultrapassados resultará no fim das sociedades, ditas exemplares, da Velha Europa. Flexibilizar as relações de trabalho implicará maior dinamismo. Percebam uma coisa, nenhum empregador preocupado com o lucro e sobrevivência da sua empresa passa dois anos a formar uma pessoa para, findo esse período, mandá-lo embora e reiniciar esse processo. Quem tiver vontade, garra e determinação demonstrará a mais valia que será para a organização e manterá o seu trabalho (e não emprego como muitos comodistas que cantam loas à preguiça gostam de dizer). Haja querer.

Antecipando os insultos (porco fascista, algoz liberal e outros do género), agradeço a atenção e os elogios.

Como não se deve perder dinheiro

Nas últimas semanas os deputados independentes estiveram sob os holofotes.

Num ápice passaram de um lado para o outro e da ribalta para o anonimato.

No entanto, o dossier, independentes, ainda não foi encerrado.
Foto: DR
Faltam as contas.

O Grupo Parlamentar Socialista vai perder, por mês, qualquer coisa como, 12 940 euros.

Actualmente o PS recebe 124 640 euros.

Quem ganha com esta reviravolta é a Assembleia. Fica com a maior parte do dinheiro, uma vez que os dois deputados, só vão receber 1132 euros por mês.

Quem não vai gostar da notícias é o PS. Perde muita massa. Mas se a coisa for observada numa outra perspectiva os tais deputados, “desalinhados”, valiam muito. Cada um 6470 euros. É muita pipa.

As contas estão feitas........ agora é só enviar o dinheiro. Dava-me tanto jeito. Pagava uma parte dos pecados já que é Páscoa.

30.3.06

E agora, o que é que se faz?

Esta foto ainda "cheira a tinta". Foi tirada dia 22-03-2006 pelas 15h15. O carro da polícia bateu noutro veículo que estava parado no vermelho. Como se pode ver o carro da polícia está em sentido contrário. Será que queriam chegar mais rápido ao Comando, para se despedirem do comandante, uma vez que o acidente é no cruzamento do Campo da Barca? Ou será que foi uma aula de condução defensiva mal conseguida?


ps: chegou via e-amil

29.3.06

Vamos lá ver em Barcelona

É verdade que o Benfica teve sorte!
É verdade que o Benfica não jogou bem!
É verdade que o Beto esteve ao seu melhor nível: uma nulidade absoluta.
É verdade que a cobardia de Koeman começa a ser lendária!

Mas o árbitro... Áh, aquele árbitro merecia ser linchado!

A Educação e as TIC

Já há algum tempo que estou para escrever um post sobre a Educação e as políticas educativas deste governo. A oportunidade surgiu ao ver que o gestor da Equipa de Missão dos Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE) esteve na Região.

Estou cada vez mais convencido que nenhum outro governo de Portugal soube tanto de marketing político como o actual. No âmbito das políticas para a penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, esta verdade é gritante. Não se conhece uma única medida levada a cabo por este governo que promova esta penetração, apesar de estar a ser feita uma campanha ímpar para mostrar o contrário. Ou seja, que este governo está preocupado com a introdução das TIC nos processos de ensino/aprendizagem, quando todas as grandes medidas são anteriores à eleição do Eng. Sócrates. Vejam-se os programas de apetrechamento informático das EB1 e Jardins de infância (um computador por sala) e a migração para a Banda Larga que datam de 2004. Mas quem faz o brilharete é o Dr. João Correia de Freitas que, com grande alarde, vem fazendo campanhas sucessivas de promoção do CRIE, do qual é gestor. É certo que este é um papel que lhe cabe: afinal só agora o processo tem ficado concluído, mas seria de algum bom tom falar no trabalho desenvolvido pelos seus antecessores.
Outra coisa que me chateia, é o facto de mentir à boca cheia: é mentira que todas as escolas de Portugal tenham acesso à Internet por banda larga. A PT ainda não faz uma cobertura nacional.
Para além disso, ninguém sabe bem para que é que esta entidade (o CRIE) serve. A maior parte dos projectos e programas desta Equipa são provenientes da UE (Seguranet, por exemplo), os programas são implementados localmente pelos centros de competência Nónio e a formação é dada por estes mesmos centros.
O CRIE apenas limita-se a traduzir os programas, nada mais. Este não passa de mais um órgão obtuso, que não faz nada a não ser gastar pipas de massa para criar umas linhas gráficas jeitosas, uns concursos e umas generalidades. E com isto, vai papando uns fundozitos aos POS_Conhecimento (antigo POSI), para pagar os ordenados principescos.
Esta equipa tem mesmo como missão promover a integração das TIC no processo de Ensino/Aprendizagem, mas não desenvolve uma única estratégia que o promova efectivamente (desenvolvimento de plataformas tecnológicas para utilização dos docentes, por exemplo).

Enquanto isso, este senhor vai passeando pelo país com os fundos do PRODEP, retirando, assim, a possibilidade de outras entidades empenhadas neste processo poderem obter financiamentos para projectos efectivamente interessantes.

Reitor pouco magnífico


É mais do que evidente que Telhado Pereira perdeu o telhado.
Agora prepara-se para perder a guerra.
É uma questão de tempo.
Os sinais são mais do que evidentes.
Telhado foi pouco inteligente quando decidiu substituir um jovem vice-reitor por um “cota”.
A única explicação é que face ao deserto de apoiantes, agarrou o primeiro que estava à mão. Nomeou Carita mas temo que as fissuras académicas são terrivelmente superiores à fenda que existe na Calheta.

A questão agora é saber como vai ficar a adopção do processo de Bolonha, uma vez que era liderado pelo professor Nuno Nunes?

Além disso, demitiram-se outras pessoas. Porquê?

De certeza que de magnífico o reitor tem pouco.

Comentários tugas

Está mais que visto que em Portugal não há um comentador desportivo decente. Hoje os entendidos da bola lusa esticam as gargantas para dizer que Benfica merecia ter ganho ao Barcelona. E fazem afirmações imbecis e falsas como Judas. De facto, ao intervalo, os vermelhos poderiam estar a enfardar três ou quatro, não fosse a displicência dos catalães, que jogaram como se estivessem em campo contra o Getafe.

Na segunda parte, meio atordoados, os da casa lá reagiram e conseguiram algo absolutamente inimaginável: duas oportunidades de golo. Só por isso, para os comentadores tugas, já mereciam ganhar o jogo...

Cheira-me que em Barcelona vou ver uma cabazada das antigas... Espero estar enganado, ms não me parece!

De facto, os males do futebol português não se justificam apenas com dirigentes batoteiros, jogadores fiteiros e empresários embusteiros. O jornalismo desportivo luso (há excepções, como é óbvio), aliado à falta de cultura desportiva da populaça tem grandes culpas no cartório. E que hoje, mais uma vez, estão absolutamente à vista...

28.3.06

Merece um..Óscar

O deputado Óscar do PS disse, há pouco tempo, na Assembleia Legislativa, que Santa Cruz é fortemente penalizada por ser a cidade onde se localiza o Aeroporto. E ontem, apareceu com uma solução para resolver todos os problemas de transportes marítimos da Madeira. O bom do Óscar quer construír um porto comercial na foz da Ribeira dos Socorridos, uma das mais caudalosas da ilha. O homem não pára de supreender...

26.3.06

Comentários

Não permito que comentem textos meus aqui e raramente leio comentários feitos a textos postados por outros. Mas há dias, após uma conversa com um companheiro destas coisas de blogs, resolvi dar uma volta pelas caixas de comentários deste e de outros sítios madeirenses. Só há uma conclusão a retirar do que li: nesta terra, há muita gente a precisar de tratamento psquiátrico urgente.

Creio que, por óbvia falta de inteligência, a maioria dos "comentadores anónimos" ainda não percebeu que as caixas de comentários existem para fomentar o debate, para contrapor ideias e argumentos. Não foram feitas para, da forma cobarde que é habitual por cá, fazer ofensas pessoais, postar idiotices sem fundamento.

Dá-me de facto a sensação que a esmagadora maioria dos "anónimos que ladram" descarregam as frustrações das suas vidas miseráveis e sem qualquer interesse nas caixas de correio dos blogs. Não está mau. Poderiam fazer coisas piores. Pelo menos não danificam património público, ou coisa que o valha!

Eu estou-me sinceramente a borrifar para o assunto. Os cães ladram (neste caso, escondidos atrás de um açaime que lhes tapa o focinho por completo) e a caravana passa, ou seja, o mundo avança sem olhar para trás.

Fotografia(s)







Tenho a mania da fotografia. Eis alguns exemplares. Não sei se boas ou más, interessa-me pouco, mas eu gosto delas. E por isso vou colocá-las aqui. Poderão ver outras aqui. Aconselho, contudo, todos aqueles que gostam das "imagens paradas" a visitar a galeria do Rod Costa aqui . Verão bons trabalhos.