20.5.05

Auto quê?

Ele há cada um pior que o outro! Uma expressão que se encaixa perfeitamente no mais recente apelo do Presidente da República aos portugueses. Sampaio, com aquele ar afável e compreensivo, diz que é preciso auto-estima. O povo precisa de auto-estima... Numa altura em que o país se afunda, o chefe de Estado pede mais auto-estima! Vão aos bolsos dos portugueses e uma pessoa convence-se de que ser português é bom... São descobertas aldrabices todos os dias e o português tem de ficar imune a isso e pensar: «eu sou bom, eu sou mesmo bom. Vivo no país das maravilhas. Portugal é o melhor sítio do mundo... Isso de ter gente corrupta não é nada comparado com a vontade do português...» Não percebo como é que querem levantar a auto-estima de um povo massacrado, desgastado e desconfiado. Somos 10 milhões de almas que assistem diariamente a notícias tão más, mas tão más sobre a situação do País, que já estamos à espera que mais dia menos dia o primeiro-ministro anuncie a sua demissão porque Portugal está, de facto, num pântano. Os desempregados aumentam consideravelmente, as fábricas fecham, a Europa ameaça-nos com um processo se as nossas contas não endireitarem e ainda nos pedem AUTO-ESTIMA?! Para quê? Como? É que não há uma boa notícia que nos levante a moral... Será que estão à espera do Benfica ser campeão para os milhões de adeptos festejarem e terem um bocadinho de auto-estima?
SSFranco

18.5.05

From Russia... with Love



O inacreditável aconteceu. Mais uma vez.

Deve ser do tempo!

A Madeira não vai ser afectada pela crise das finanças publicas nacionais. E o ritmo de crescimento vai manter-se, disse ontem, ao Notícias da Madeira, o secretário regional das Finanças, Ventura Garcez. As declarações do governante foram publicadas hoje pelo matutino funchalense.

A crise das finanças públicas nacionais vai afectar a Madeira. E é inevitável que o ritmo de crescimento da Região diminua, disse ontem, ao Diário, o secretário regional das Finanças, Ventura Garcez. As declarações do governante foram publicadas hoje pelo matutino funchalense.

Como diria a minha avó, deve ser do tempo! Aliás, só pode ser do tempo!

16.5.05

O campeonato

Não sou do Benfica mas desejo loucamente que o Benfica seja campeão. Já não aguento tanto grito e tanto entusiasmo de quem tem uma espécie de contas a ajustar com o mundo. Na realidade, há já oito ou nove jogos que toda a gente percebeu que o Benfica, custasse o que custasse, seria o novo campeão nacional de futebol. Estava escrito nas estrelas, como dizia o outro. Bastou ver o conjunto de golos polémicos e de lances controversos sempre assinalados para o mesmo lado e com o mesmo objectivo para que esta minha ideia ganhasse forma e conteúdo: livres, expulsões, cargas sobre o guarda-redes, penaltis por assinalar, foras-de-jogo, jogos de bastidores, jogos no Algarve, etc, etc. Mas mal por mal, que duma vez se entregue as malditas faixas porque já ninguém aguenta tanto rancor e sentimento recalcado dos tais seis milhões. E já ninguém aguenta as buzinas. E já ninguém aguenta aquela gente a gritar histérica à frente da televisão. E já ninguém aguenta aquele bicho-do-mato que come relva em directo e que é, dizem, dono de um restaurante muito conhecido (Deus me livre de lá pôr os pés). E porque já ninguém aguenta o ridículo do Álvaro, o lamecha do Vieira, o burlesco do Veiga ou o nebuloso do Trappatoni. Já me chega de ladainhas, de choros, de idiotias, de rancores, de egotismos escabrosos, de complexos de superioridade por concretizar desta suposta nação. Não gosto do Benfica, mas desejo, peço e rezo, que ele seja campeão. A sério que já não aguento. Por arrasto, levem também a taça para ver se não chateiam por algum tempo. Será desta que veremos cumprido o teorema que nos diz que o país é melhor quando o Benfica é campeão. Até nisto o Sócrates tem sorte.
Maquiavel se fosse vivo, perceberia como afinal muitas vezes continua a ter razão: os fins justificam os meios, como ao longo destes penosos meses se tem vislumbrado e por mais que toda a gente ande distraída com os atropelos à verdade desportiva. Ontem e anteontem a olhar para a televisão e para uma euforia extemporânea e sem razão (porque afinal ainda não ganharam nada) percebi porque é que o Estado Positivista de Comte nunca acontecerá. Não sou do Benfica mas desejo loucamente que o Benfica seja campeão.