2.11.05

Arte recomendada e recomendação

"Baltimore is at Baltimore". É obrigatório passar pela Casa das Mudas para ver a exposição de Arte Povera (Colecção Berardo), movimento artístico nascido em Itália, nos finais da década de 60 do século passado. Quem for entenderá a frase. E verá trabalhos dos artistas referência do movimento, como Giovani Anselmo, Mário Merz, Pistoletto ou Jannis Kounellis, entre os quais eu destacaria "8 Tábuas de Acertamento" ou "Perto da Mesa".

A Arte Povera (Arte Pobre) recebeu as influências da Arte Conceptual e apareceu quase como uma reacção à "assepsia" minimalista. Utilizando materiais precários, como metal corroído pela ferrugem, detritos ou pedras, questiona as propriedades intrínsecas dos mesmos, que podem mudar de características com o tempo oe ganhar qualidades estéticas absolutamente inesperadas, ou seja, entende que os materiais não são objectos passivos da criação artística. Antes contribuem activamente na mesma. O movimento questiona ainda os valores da moderna economia de mercado.

Pelo caminho, vejam as fotografias de Thomas Joshua Cooper (Fim do Mundo) e de Agusto Alves da Silva (trabalho encomendado pela Companhia Nacional de Bailado).

Já agora, uma recomendação a quem de direito: por favor, mudem a iluminação das salas de exposições da Casa das Mudas. É ridículo, por exemplo, olhar para uma fotografia de Cooper na qual pervalece o negro e ver o reflexo de uma luz de néon que ganha uma cor verde-vómito.