9.9.09

Primas-donas, democracia, atrasos ou o que vale o nosso voto!|

Vejo, infelizmente sem surpresa, o histerismo dos socialistas relativamente a pequenos “fait-divers” da campanha eleitoral.
A rapaziada acotovela-se para denunciar a “infâmia” dos demais membros de uma junta de freguesia não fazerem o favor de esperar que um (alto) representante socialista se dignasse a aparecer na reunião agendada para as 18h00. Esta mesma reunião que agora parece fundamental ao sistema democrático, mas que para o tal representante não deveria ser assim tão importante, atendendo ao atraso.
Neste caso, onde falta muito a esclarecer (quando é que o senhor chegou? a que horas terminou a reunião? poderia a reunião ter-se realizado sem a presença de todos?), também não fica bem o DN-Madeira. A notícia fala em juntas, no plural, mas o único caso relatado é o do Estreito da Calheta. O resto, é pura especulação (“ao que tudo indica”; “não foi possível confirmar”). Por outro lado, também não deixa de ter alguma piada a acusação de fraude eleitoral, feita ao PSD. Admito que a atitude, a ser legal, pode até ser demasiado intransigente. Mas daí até se achar que os autarcas do PSD fizeram-no para manipular os resultados eleitorais, vai uma longa distância. É que tenham lá um pouco de paciência e não se exponham, assim, a este ridículo. Que medo poderá ter o PSD de um partido que, eleitoralmente, vale 15%?
A rapaziada também anda histérica com a boleia que Manuela Ferreira Leite recebeu do presidente do Governo Regional, para uma inauguração que seria feita pelo presidente do Governo Regional, onde iria participar a convite do presidente do Governo Regional. Parece óbvio, não é? Mas deixo, ainda, mais uma pergunta: quantas vezes já não terá andado a jornalista do DN, que corajosamente denunciou esta ignomínia, à boleia de veículos oficiais?
O terceiro motivo para o histerismo é o “fuck them” de Alberto João Jardim. Este sim, desproporcionado, despropositado e desnecessário.
A curiosidade disto tudo é que as damas que ora se mostram ofendidas, são as mesmas que não vêem problema nenhum na ingerência do PS na informação de uma televisão; a quem não incomoda que o primeiro-ministro inaugure hospitais de onde as camas são retiradas; que empreenda negócios ruinosos para o país, a favor de amigos, como o caso das autoestradas; ou do ajuste directo para o Porto de Lisboa; ou da Galp, ou o do BPN. A estas prima-donas, não lhes incomoda que o candidato a PM seja suspeito de corrupção; ou que não consiga explicar que raio de curso, afinal tem (provar as habilitações literárias deveria ser a coisa mais simples do mundo mas, curiosamente, Sócrates não o consegue fazer); ou que esteja envolvido em licenciamentos manhosos e outros processos muito pouco transparentes; ou que, pateticamente, afirme que nem sabia que Pina Moura já tinha saído da Prisa; que mentiu e fez promessas vãs nas últimas eleições e que se prepara para fazer o mesmo agora.
As mesmas damas, que estiveram caladinhas ao longo de 4 anos, perante as atitudes mais prepotentes e anti-democráticas assumidas pelos dos caciques e capitães locais que o PS espalhou pelo país, eriçam-se todas, agora, por uma boleia no carro do presidente do Governo Regional e esse parece ser o tema mais importante da campanha.
É assim, meus amigos, que se vê a coerência desta gente. Assim é que se vê o que esta gente vale e o que vale o nosso voto, nas suas mãos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente hoje aconteceu-me o inverso. Esperei nas instalações da Junta de Freguesia da Madalena do Mar (dentro) durante 40 minutos sem que comparecesse pelo menos o delegado do PSD. Porque a lei é omissa em relação a esta situação entreguei uma declaração à Presidente da Junta com os factos, inclusive com 4 quatro nomes para preencherem os 5 lugares que compõem uma mesa. O presidente da Câmara terá a possibilidade de nomear o quinto elemento a partir da bolsa de eleitores. Como é evidente entreguei a minha credencial e pedi uma cópia da declaração devidamente assinada pela presidente da Junta para servir como prova.
Se o único delegado fosse PSD "naturalmente" indicaria a totalidade dos elementos e a reunião seria válida, neste caso já estou a vê-los a marcar uma nova reunião ficando a de hoje sem efeito! Este é o polvo que V. Excia reverencia!

amsf

Sancho Gomes disse...

"V/ Exa.", como o amsf a mim educadamente se dirige, não reverencia ninguém, ao contrário de alguns militantes e dirigentes do seu partido.
Quanto à especulação que o amsf faz relativamente ao que se passou consigo, não passa disso mesmo: especulação.

Acho, contudo, graça que o(s) caso(s) dos delegados tenham apenas acontecido com o PS. Porque será?

Anónimo disse...

Resumindo: está a chamar-me mentiroso!

Tanto quanto pude observar este blog não tem email pelo que não lhe posso eviar uma digitalização do documento que corrobora o que escrevi.

Uma vez que não tenho qualquer credibilidade nem vale a pena "relatar" o que se passou entretanto...

amsf

Sancho Gomes disse...

vou ser mais explícito. isto é especulação: "Se o único delegado fosse PSD "naturalmente" indicaria a totalidade dos elementos e a reunião seria válida, neste caso já estou a vê-los a marcar uma nova reunião ficando a de hoje sem efeito".

Não insinuei que é mentiroso, nem o seu contrário.

Portanto, não é necessário provar nada.

mas se quiser, mande para o meu mail: sanchogomes@gmail.com, que, aliás, está no meu perfil.

Anónimo disse...

"Quanto à especulação que o amsf faz relativamente ao que se passou consigo [...]"

Deveria então por em causa a minha especulação sobre o que se passaria se não lá tivesse ido!

Acabei de saber que até o prazo legal para o sorteio dos nomes para as mesas não será respeitado.

Cada vez mais sinto que a oposição que passa a ideia que faz oposição e a que eventualmente a faça só serve para perpectuar este estado de coisas.

Este "sistema" só cairá quando não houver forças externas que fomentem a coesão interna do PSD/M. A ausência de um "inimigo" (percepcionado) é mortal para a táctica do AJJ.

amsf

Anónimo disse...

Os "deuses" escreveram direito por linhas tortas!

O PS arrebatou a presidência da mesa, o secretário e um escrutinador, com a vantagem de os nomes saidos serem publicamente conotados com o PS. O PSD ficou com o suplente do presidente e com um escrutinador, com a desvantagem desses elementos não serem "caciques" e consequentemente a sua ligação aos PSD não ser tão evidente.

Á partida, a nível de probabilidades, o PSD entrou em vantagem com dez nomes não repetidos e o PS somente com 6 (porque o PS só indica pessoas capazes). Na Câmara Municipal da Ponta do Sol fomos confrontados com dois métodos de sorteio aparentemente sem consequências nas probabilidades. Só aparentemente porque um dos métodos anulava a desvantagem numérica do PSD sobre o PS. Claro que os induzi a escolher este! Em matemática sofisticada sempre fui um desastre no entanto consegui "bater" um vereador com formação superior, um funcionário camarário e um delegado do PSD. Tudo pessoas do "povo superior". Como é evidente enquanto for minoria nunca porei em causa aquele método de sorteio e perante pessoas simples poderei dizer que "Deus escreve direito por linhas tortas"!
Apesar de tudo, e de acordo com a lei, a primeira reunião é válida e consequentemente os primeiros quatro lugares seriam "nossos"!

amsf

Sancho Gomes disse...

folgo em sabê-lo. mas olhe que vc deixou aqui duas frases que são mais do que motivos paras eu nunca votar em si ou nos seus.
1ª "porque o PS só indica pessoas capazes": então, quem não é do PS é incompetente?

2ª "Como é evidente enquanto for minoria nunca porei em causa aquele método de sorteio ": quer dizer, se um dia fosse poder recusava esse método mais equitativo. um homem justo, vc...

Anónimo disse...

Sei que o Sancho sabe ler mas não parece...

-O PS Madalena do Mar, como os outros partidos, também tem elementos com formação insuficiente para estar numa mesa mas ao contrário dos outros prefere sacrificar a quantidade em proveito da qualidade...felizmente que a sorte tem-nos sorrido e apesar de tudo temos conseguido colocar o mínimo de 2 pessoas na mesa da Madalena do Mar.

-A lei não prevé
a forma dos sorteios no entanto quando um partido apresenta 6 nomes não repetidos contra 10 sabe que à partida tem menos probabilidades de ver os seus elementos sorteados. Habitualmente existem 2 métodos de sorteio que para "eles" são indiferentes no entanto eu sei que um deles permite recuperar o "handicap" do partido que apresente menos elementos ao sorteio. Eu não tenho culpa de que eles não saibam disto...o método escolhido não foi imposto por mim...Como é evidente se eu estivesse no lugar deles diria que este método não poderia ser usado por razões que a lei das probabilidades explica. Recuperamos o "handicap" e superamos os 50% dos sorteados com a vantagem destes terem coincidido com os lugares mais importantes...
Como diriam alguns "Deus escreve direito por linhas tortas", é preciso não esquecer que a primeira reunião, de acordo com a lei em vigor, seria válida e nesse caso teria-mos 4 lugares...

amsf