8.1.10

Esta noite vou dormir num país mais livre!


Depois de um incontável número de debates, propostas, avanços, recuos, propostas de debate, propostas de debate de propostas, avanços-recuantes, recuos avançados, adiamentos, recusas, chumbos e quejandos, a Assembleia da República aprovou ("Finalmente!" como se ouvirá por certo no Príncipe Real), na generalidade, a lei que consagrará o direito ao Casamento (assim mesmo, com maiúscula!) entre pessoas do mesmo sexo.

Peca por ser demasiado apressada e arrojada, dirão alguns...

Peca por ser tardia e acanhada dizem(os) outros...

O que é um facto (sim, com "c", apesar do acordo...) é que o Estado dá claros sinais de que queremos construir, pelo menos oficialmente, um País em que a discriminação baseada na orientação sexual não cabe e não faz, racionalmente, sentido.

O PPD e o CDS já fizeram constar que contam com o Sr. Presidente da República para travar a lei, seja pelo pedido de fiscalização ao Tribunal Constitucional, seja simplesmente pelo veto puro e duro... Dizem até que se o PR não pedir a fiscalização, tomarão eles a iniciativa... Até era capaz de não ser mau, porque, convenhamos, teria alguma piada que o TC decidisse pela inconstitucionalidade daquele resquício discriminatório que veda aos Casais (assim mesmo, com maiúscula!) alguns direitos parentais e a eligibilidade para adoptar, criar e educar criancinhas...

A história não ficará, certamente, por aqui...

A poucos minutos da meia-noite não quis deixar de assinalar o que me parece ser um dia em que demos mais um passo em direcção a mais liberdade, mais direitos mas também mais deveres para mais alguns Cidadãos de Portugal.

Esta noite vamos dormir num país mais livre...

E amanhã vou continuar a querer acordar num país cada vez mais livre!

1 comentário:

Woman Once a Bird disse...

Clap, clap, clap. (vou linkar).