28.4.10

Querem que eu trabalhe mais e pague mais impostos para quem, afinal?

Não percebo nada de economia. Por isso peço aos especialistas que me expliquem porque é que os bancos centrais não podem emprestar dinheiro aos estados-nação, mas emprestam à banca com taxas de juro de 1%, para que esta possa depois emprestar aos estados-nação com taxas de juro de 5%, ou 6% (como acontece hoje com Portugal), sendo que sempre que essa mesma banca está aflita, os estados-nação atiram o dinheiro que pediram emprestado a essa banca, para a salvar, pedindo de novo a ela que empreste a taxas de juro elevadas, para fazer face ao buraco que ela deixou?
E porque carga d’água, vem depois essa banca, com ares de gente séria, advogar pelo fim dos compromissos sociais dos estados-nação, de modo a salvar o sistema financeiro e a economia?
A pergunta é: querem que produzamos mais riqueza para quem, afinal?

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que afinal já percebeste alguma coisa. Vai ser bonito é quando os Estados Nação que emprestaram dinheiro a outros Estados Nação para salvarem as grandes empresas das suas nações perceberem que não vão receber o serviço da dívida (juros) e que vão perder mesmo o capital (China, países do Médio Oriente). O que fará o Ocidente? Arranjará um pretexto para através da guerra limpar as suas dívidas?

Para esta gente é normal que se salvem as grandes empresas à custa dos contribuintes pois por trás dessas empresas estão pessoas muito concretas e poderosas enquanto que os Estados são os contribuintes inofensivos...

amsf