6.8.10

Body, Mind, Madeira... Rali

A promoção do destino Madeira sofre de alguns pressupostos que, por nunca terem sido debatidos, transformam-se em dogmas. Um deles é a eficácia comunicacional do apoio público à realização do Rali Vinho Madeira. Vamos aos factos: a Região tem alicerçado a sua comunicação no conceito que se traduz na assinatura Body, Mind, Madeira, mos...trando o destino como espaço de paz, tranquilidade, beleza e alguma sofisticação. Se é isso que quer comunicar, a prova supra-citada é um "estorvo". É fácil perceber porquê: Pese embora a popularidade de que gozam, os ralis são vistos como competições muito pouco respeitadoras do ambiente, porque altamente poluentes, alterando até alguns eco-sistemas mais frágeis. Como é que isto se conjuga com o "Body, Mind, Madeira"? É fácil, não se conjuga, compreendendo inclusive uma mensagem contraditória, que confunde o receptor. Medir a eficácia de um patrocínio através do tempo de emissão em canais internacionais é absolutamente redutor e distorce completamente a realidade. É fundamental perceber se a mensagem que o tal "tempo de emissão" transmite é coerente com a mensagem global que o destino (produto, marca) quer passar. Esta é uma regra elementar do Marketing... Percebo que se diga: apoiamos o Rali Vinho Madeira porque a população gosta e adere. Não percebo é que se utilize o chapéu da "promoção" que, pelos vistos, abarca o que é e o que não é, para justificar o dinheiro gasto. A questão deve, na minha opinião, ser debatida. Mas terão de ser os agentes económicos ligados ao sector a iniciar a discussão.

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