16.10.06

Negócios

O Google comprou o YouTube num negócio avaliado em largas centenas de milhões de dólares. Num mundo enlouquecido pelos grandes negócios – não apenas entre gigantes tecnológicos – este é apenas mais um exemplo de aparente sucesso. Mas o negócio, de contornos inimagináveis, tem algumas particularidades interessantes que valem a pena revelar. Por exemplo: ambas as empresas nasceram em garagens; ambas as empresas têm donos com idades inferiores a 35 anos; e ambas as empresas são fruto de verdadeiro capital semente oriundo de uma mesma empresa vocacionada para o capital de risco.
A ignorância leva-nos a que muitas vezes olhemos para a América como um monstro liberal de excessos em que a doutrina se resume ao dinheiro e à competição desenfreada entre pessoas que não olham a meios. Mas ao contrário desta Europa emperrada, onde quase tudo depende dos governos e consequentemente dos nossos impostos, na América o risco é um negócio que não é exclusivo dos bancos e dos seus inusitados e despropositados juros. Por isso, há verdadeiros mecenas dispostos a arriscar, no escuro, em gente nova e com ideias que aproveitam assim a deixa para mostrar o seu valor. Eis uma lição que alguns podiam aprender.