22.2.07

Concordo e subscrevo integralmente!


Concordo e subscrevo integralmente!


Alberto João Jardim demitiu-se de presidente do Governo Regional da Madeira. Este facto político mereceu da parte dos analistas um dos seguintes comportamentos: o silêncio ou a crítica. Apoio, nem um.
Mas, afinal, de que é culpado Alberto João Jardim?
É ‘culpado’ de a Madeira ter um dos melhores aeroportos de todos os territórios insulares. É ‘culpado’ de os que aí desembarcam conseguirem chegar ao centro do Funchal em dez minutos, quando antes era preciso mais de uma hora para fazer o mesmo percurso. É ‘culpado’ de se chegar em poucos minutos ao Curral das Freiras ou a Porto Moniz, quando antes qualquer visitante do arquipélago precisava de quase um dia para fazer o mesmo percurso.
É ‘culpado’ de ter um sistema de Saúde que antecedeu a introdução em Portugal do paradigma de solidariedade social das democracias mais evoluídas. Matéria tanto mais significativa quanto, no Continente, assistimos à destruição quotidiana do nosso ainda incipiente Estado Social.
É ‘culpado’ de ter uma excelente rede escolar, apoio domiciliário universal aos idosos, acompanhamento alargado da primeira infância.
É ‘culpado’ de ter sensibilidade social, governando para o povo e contra os interesses dos senhores feudais do tempo da ditadura.
É ‘culpado’ de, contrastando com a maioria da classe política pós-25 de Abril, viver na mesma casa onde vivia há trinta anos, ter o mesmo carro há mais de uma década, não se lhe conhecerem sinais exteriores de riqueza.
É ‘culpado’ de, também contra a corrente nacional, praticamente não ter tido casos judiciais a ensombrar a sua gestão de trinta anos.
Mas neste território de discussão alguns analistas preferem desvalorizar a obra e denegrir o homem. Para eles nada disso tem valor porque “foi feito à custa dos impostos dos continentais”, de acordo com uma governação qualificada de “democraticamente deficitária”.
Contudo, são estes mesmos analistas que passam ao lado das diferenças abissais de desenvolvimento existentes entre o Litoral e o Interior continental, entre alguns, poucos, portugueses com nível de vida médio europeu e um País real que agoniza com mais de 20% da sua população a sobreviver no limiar da pobreza.
Os mesmos analistas que acham que o povo é inteligente quando na Madeira vota à esquerda, contrariando Jardim, como já aconteceu diversas vezes, nomeadamente em eleições presidenciais, e é estúpido e analfabeto quando apoia esmagadoramente o presidente do Governo Regional.
Jardim foi coerente. Foi eleito para executar um programa e, a meio do campeonato, viu alterarem-se unilateralmente as regras do jogo. Pede legitimamente uma nova legitimidade.
É uma lição e um exemplo que devia ser seguido. Principalmente por quem prometeu governar sem subir impostos, sem cercear direitos sociais, sem portajar Scut, sem aumentar o desemprego.


Luís Filipe Menezes, Político

3 comentários:

Bruder disse...

Pela escrita, pela colagem ,isto é mais um remendo para iludir o pano.
Os engraxadores sempre foram homenzinhos simpáticos, só que estão sempre curvados para os sapatos do cliente que os alimenta.Coisas do ofício !

Anónimo disse...

Não faz sentido demitir-se para se candidatar. Realmente há muita verdade neste artigo. O que o artigo não diz, é que o Jardim é culpado do Jaime Ramos ter enrequecido à custa dele, assim como os patos bravos como o engenheiro agrela, é culpado do Sousa explorar os portos como quer, é culpado das mulheres dos secretários serem pagas e terem gabinetes onde não fazem nada. Minto. Levam roupa dos filhos para cozer. É culpado de ter um rol de conselheiros técnicos, é culpado do turismo estar inundado de incompetentes, como o director regional. É culpado de ter um pastor alemão ignorante na vice-presidência, que ainda larga porrada nas amantes deputadas e na mulher. Querem mais?

RodCosta disse...

Menezes "pisca o olho a" AJJ espertamente , no entanto, seria com certeza muito melhor oposição ao Eng.Pinto de Sousa do que o "ultra-soft" Marques Mendes.