14.10.08

Afinal o gajo é mesmo bom

Aqui há uns tempos atrás, o Miguel Fonseca escreveu um post, com o mesmo título que eu agora usurpei, para retratar a sua opinião sobre o deputado Carlos Pereira e a sua actividade parlamentar.

Independentemente da opinião que eu possa ter sobre o seu trabalho político, serve o presente post apenas para acrescentar que o gajo não é apenas bom em economia e finanças.
Afinal, o gajo também é mesmo bom em exigir para si a liberdade que quer negar aos outros, conforme bem provam as suas invectivas contra Luís Filipe Malheiro (LFM). Veja-se aqui, aqui, aqui e aqui, e muitas mais, ao longo de todo o seu blogue.

Ora, era só o que faltava que fosse cerceada a liberdade de expressão ao cidadão LFM apenas porque é funcionário da Assembleia Legislativa Regional. Desde que este não use de informação confidencial acedida pela função que desempenha - e não me parece ser o caso -, o LFM tem todo o direito de expressar a sua opinião sobre política, economia, o PS, as flores do Jardim da Madre Teresa, o que quer que seja e o que lhe dê na real gana.
E ao deputado Carlos Pereira, que afinal é mesmo bom, ficaria bem que debatesse ideias e não atentasse contra a liberdade de outrem. Porque para quem tanto reclama por verticalidade, elevação e dignidade no debate político, as suas atitudes - das quais os seus textos são exemplares - não revelam o político da excelência moral e hombridade que tem tentado desesperadamente se fazer passar.
O que o gajo parece não saber é que para se ser mesmo bom, é preciso saber conviver com a crítica e reconhecer aos outros aquela mesma liberdade que reclamamos para nós próprios. Ou pretende o deputado Carlos Pereira, quiçá imbuído no espírito que prolifera no país, que o LFM seja despedido por delito de opinião?

E para que não me acusem de apenas manifestar a minha indignação porque se trata de um vil e ignóbil ataque à liberdade de expressão de um dirigente do PSD, lembro que já me manifestei noutras alturas sobre o direito à liberdade de expressão de outros bloggers, nomeadamente manifestando a minha solidariedade ao Emanuel Bento aquando do seu despedimento do Diário de Notícias ou ao amsf, sobre aquele patético voto de protesto apresentado pelo PSD da Madalena do Mar.

5 comentários:

Anónimo disse...

LFM não pode, ou não deve,utilizar informação privilegaida a que tem acesso como chefe de gabinete do presidente da Assembleia Regional (pelo é pago como tal) para fazer figura no seu blogue. Isso é abusivo, quebra o sigilo a que está obrigado. É violação do dever de lealdade, como funcionário ao serviço de todos os eleitos. É absuso de confianaça em relação ao seu chefe. Não é nada ético, pois até revela e comenta iniciativas de outros partidos. É uma canalhice, como diria o seu big chefe, se ele não fosse seu submisso, sabuja e fundamentalista seguidor.

amsf disse...

Não se pode acusar o LFM de "violação do dever de lealdade" pois se ele o faz é por dever de lealdade. Lealdade a uma estratégia de enxovalhar a oposição em favor do PSD/M!
Aqueles que se congratulam com o enfraquecimento da oposição perceberão a falta que ela fará a quando do "desaparecimento" de S. excia, o Dr. AJJ! Inevitavelmente o PSD/M perderá o poder e os madeirenses terão que confiar o seu voto ao partido da oposição que estiver melhor posicionado. Como é evidente essa será a alternativa possível e não a desejável! A desejável terá entretanto abdicado da participação cívica e política. Só aqueles que amam a Madeira e não estão egos pela partidarite serão capazes de reconhecer isto!

Tino disse...

Havia de ser bonito se eu trouxesse para os blogues as relações entre a empresa onde trabalho e os diversos partidos, e particularmente com o partido do poder.
P.Ex. se eu viesse para aqui dizer quanto é que o governo regional gastou em chamadas telefónicas para a Denisa Silva, e quem é que as pagou, se as pagou, etc. etc.
Mas é melhor eu ficar por aqui.

Anónimo disse...

cp escreve com erros.
francamente..., bom....
se ele é de esquerda o ajj é comunista...

Sancho Gomes disse...

Como muito bem percebeu o Miguel Fonseca (http://bastaqsim.blogspot.com/2008/10/afinal-o-gajo-mesmo-bom_14.html, a minha solidariedade é condicionada ao facto de não me parecer que o LFM faça uso de informação priveligiada confidencial.
Assim sendo, mantenho que Carlos Pereira faz uso da técnica de intimidação, o que revela alguma falta de decoro e hombridade. Mas a atitude não me surpreende, porque é uma técnica com que o PS já nos habituou. Julgava é que isso apenas acontecia quendo o PS é governo, mas pelos vistos também acontece quando (ou nos locais onde) é oposição.