21.10.08

Esperteza saloia da GESBA e da Direcção Regional de Agricultura

Tive hoje conhecimento, pelo Diário de Notícias da Madeira (sim, o mesmo que é tão duramente criticado pelo PS-Madeira, mas para qual todos os seus dirigentes se põem em bicos de pé, tipo: escolhe-me a mim, escolhe-me a mim!) que a GESBA (empresa criada pela Direcção Regional da Agricultura para gerir o mercado da banana) anda a pagar aos produtores praticamente com os fundos comunitários. Ao que parece, os rendimentos dos produtores até sobem um pouco - razão pela qual estariam (a empresa e a DRA) à espera do seu silêncio -, mas apenas à custa dos subsídios. A título de exemplo, a banana de segunda deixa de ter qualquer valor comercial, passando a ser totalmente paga com os fundos europeus. Uma vez que sabemos que esta banana também tem mercado e tem valor comercial, se o dinheiro não vai para os produtores, a pergunta que se impõe é: vai para quem, então?
Ora, parece-me completamente indecente que a empresa se tente financiar com os lucros provenientes do trabalho dos produtores e dos seus investimentos e parece-me ainda mais indecente que a Direcção Regional da Agricultura ache que isto tudo é normal. Não é senhor director regional e exige-se-lhe que intervenha para repor alguma moralidade a este processo.
Mas isto remete-nos para um problema que é quase ancestral: os fundos europeus para a banana têm sempre ido para todos os lados menos para quem deles precisa, que são os produtores. Não pode, portanto, esta produção sair da cepa torta onde desde sempre tem estado mergulhada.
Percebo e até defendo que os apoios devam efectivamente ser investidos na melhoria da produção (melhorar a eficiência, pelo menos). Neste processo, os intermediários também são importantes e deve ser exigido aos produtores investimentos na qualificação do produto. O que não pode acontecer é o valor comercial do produto ser usado para financiamento de uma empresa, passando os subsídios a ser utilizados para o pagamento aos produtores. É imoral, é ilegítimo e estou mesmo convencido que até é ilegal, para além de que não beneficia nada o sector.

3 comentários:

amsf disse...

Parece-me que o Sancho não sabe que o seu colega de blog, Carlos Rodrigues, é o responsável pela GESBA!!! LOL!

Sancho Gomes disse...

O que parece que o amsf não sabe é que as minhas opiniões dependem apenas da minha consciência e não de conveniências partidárias, bloguísticas, familiares, de amizade ou de qualquer outra.
Que é muito mais do que o amsf pode dizer e basta que nos fiquemos por aqui, n'est pas?

ramos disse...

independentemente das nopiniões pessoais...as empresas de gestão da banana ao longo dos anos nunca se preocuparam em ajudar os agricultores, eles so falam em qualidade e na realidade eu como pequeno produtor de banana vejo que sao deitadas fora semanalmente toneladas de banana boa. o modo de selecção é incorrecto devido á selecção ser feita quase em base do humor do funcionario, para quem não acredita que esprimente observar nem que seja somente uma tarde verá que no popularmente chamado bagasso vão pencas de banana boa. Mas tambem quem manda o que quer é receber o ordenado e mais o dinheiro dos agricultores, saiam a rua e perguntem directamente aos agricultores, perguntem aos chamados vilhões e eles sim dirão a verdade sem rodeios.