15.12.08

O Natal....

Devo confessar, que a epóca natalícia não me entusiasma muito... Ainda assim, ontem fui ao circo, ao Coliseu dos Recreios. A par de muitos elementos, o circo, faz parte da litúrgia natalícia, enriquecendo toda a sua tradição. Gostei de voltar ao circo.... Fez-me lembrar os tempos em que, com os meus pais e irmãos, íamos (à cidade) ao campo Almirante Reis, ver o espectáculo circence. A nostalgia tomou conta de mim... e de repente dei comigo a pensar numa infância distante, onde a família ainda se reunia no Natal e se cumpriam os rituais, desde a ida (à cidade) "ver as luzes"; a comparência às missas do parto e à missa do galo; a reunião familiar no dia 25 e a abertura das prendas; o provar dos doces e os licores da "festa"; o saborear da canja de galinha de casa acompanhada com o pão de batata.......
Com esta ida ao circo, de repente, o Natal ganhou outro significado, não porquê e em quê, mas certamente este Natal será diferente!
Boas Festas!

Sem comentários: