8.7.08

Sócrates acossado?

O PS tenta minimizar, mas não há volta a dar. A tomada de posição da SEDES vai direita ao coração do governo da República e da maioria socialista e enuncia aquilo que é óbvio para todos, menos para os indefectíveis de José Sócrates: neste momento, são já parte do problema e não da solução.
Esta posição é tão mais grave se atendermos que é a primeira desde a tomada de posse de Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças do Governo de Sócrates, como presidente da associação.
Não me verão, como é óbvio, concordar com todos as conclusões da SEDES, até porque algumas estão nas antípodas do meu horizonte ideológico. Não posso, contudo, deixar de notar que esta tomada de posição mostra-nos que Sócrates começa a ficar acossado por aqueles que lhe cantavam loas. Sinal dos tempos, que é como quem diz: é já a liderança de Manuela Ferreira Leite a fazer estragos ao estado de graça que embalava o governo socialista.
Hoje, em conversa entre amigos, concordávamos que a maioria absoluta para o PS nas próximas legislativas já é uma miragem. Mas Sócrates tem mais motivos para estar preocupado. Porque parece que a "cooperação estratégica" que o primeiro-ministro usufruiu até ao momento, quer por parte de Cavaco Silva, quer por parte de outros sectores da sociedade portuguesa, parece estar a chegar ao fim.
Para mim, por tudo o que tenho defendido até ao momento (e porque, assumo-o com frontalidade, sinto como meu grande adversário político o Partido Socialista), são boas novas. Qualquer "movimentação" no sentido de derrotar o PS é bem-vindo. Porque a exemplo do que pensam outros amigos e companheiros desta coisa que é o interesse pela causa pública, as ideias de Sócrates - e, consequentemente, o próprio -, não servem ao país.

6 comentários:

amsf disse...

Quando se milita num partido de cordeiros estranha-se o espírito crítico existente no seio dos outros partidos. É verdade, na Madeira tal não seria possível sem que houvesse consequências para as pessoas ou a instituição que se atrevesse a tal!

Anónimo disse...

para quem me acusa de desinteressante, não será essa sua análise assim para o simplezinho, a roçar o idiota? Ou você é mais um daqueles que começa a achar que o magnânime líder, talvez não seja tão magnânime, com a frustração que isso acarreta

sancho Gomes

amsf disse...

Entretanto o Manuel Alegre veio criticar a SEDES. Como vê no PS não há carneiros, as pessoas pensam pela sua própria cabeça e não têm medo de expor-se!

O "desinteressante" foi simplesmente porque ficava bem na frase! Eu pelo menos não chamo maluco a ninguém!

Sancho Gomes disse...

amsf,

estranho algumas das suas afirmações: existe pluralismo no PS, diz você, assumindo que a SEDES é uma estrutura socialista, logo livre para criticar o partido-mãe. Que eu saiba, não é! Cheira-me que há a assunpção de que o PS controla aquelas que deviam ser estruturas da sociedade apartidárias... Aliás, para mim isto não é novo. Apenas contradiz aquilo que os socialistas vêm defendendo há algum tempo.
Também acho engraçado que
à divergência de opinião no PSD vocês nomeiem de "balcanização". Quando a divergência de opinião é no PS, é apenas uma salutar diferença de pontos de vista.
Por outro lado, não sei quem é que você pretende chamar de carneiro, por isso peço-lhe que seja mais explícito.

Quanto ao facto de eu, por diversas vezes, me referir a si com tendo um picozinho de boarderliner, não me leve tão a sério. Porque você saberá quem é, mas isso não limita a minha opinião.

amsf disse...

Como é evidente não pressuponho que a SEDES seja uma emanação do PS. O Sancho é que pretendeu afirmar que até um ex-ministro do governo do Sócrates (Campos e Cunha)o criticava agora enquanto presidente da referida instituição.

Su disse...

vota em mim:)))))))))))

jocas maradas