27.1.09

UM ESTRANHO CASO DE AMOR


Comecei por ver o filme enquanto tomava o pequeno-almoço.
Chegou-me aos ouvidos através da rádio.
Ouvi-o com atenção e disse. Quero ver este filme!

Passados alguns dias, estava sentado no meio do escuro para escutar
um segredo.
Prestei atenção e quando despertei daquela envolvente história , já tinham passado uns apressados 40 minutos. Aconteceu, quando libertei-me daquele enredo. Daquela estranha criatura. Nem é velha, mas também não é nova. É uma espécie de “Alien”. Recordam-se? “Alien – a Desforra” (1992). Existe uma diferença.
Comporta-se como um belo monstro. Aos poucos comecei a prestar-lhe atenção. A imaginar o fim desta parabólica estória.

Benjamin troca as voltas à vida. O único ponto de encontro connosco, acontece quando Benjamin Button, está entre os 40 e os 20 anos. O resto é um estranho caso.

Toca no mito da beleza eterna. Seriamos mais felizes, caso o ciclo de vida fosse invertida? Não sei a resposta.
O filme cruza vários géneros, várias épocas, vários filmes, vai ganhar algum Óscar?
Acho que sim. Confesso que não acompanho o cinema. Não sei quais as categorias, para que está nomeado, mas arrisco, argumento, caracterização e entregava um Óscar, eu que odeio os Óscares, a Cate Blanchett. Acrtiz secundária. Ele, (Brad Pitt) é outro caso sério, mas já desempenhou papeis com mais alma . Recordo “7 Pecados Mortais”, (1996) por exemplo.

O realizador é uma agradável surpresa. Não está em causa a capacidade, mas o género de trabalho. Foi David Fincher que realizou, “Zodiac", (2007) “ O Jogo” (1997) e claro "Seven” e um "Alien". Nada acontece por acaso e do céu, só chuva. Se não ganhar a estatueta de melhor filme, quando será? É o que vai pensar Fincher na noite das estatuetas.

Gosto da cor do filme. De algumas passagens. Gosto da seqência de planos em castanho. Da história do relógio. É magistral o encaixe. É um filme, sobretudo, de argumento, o que apaga a irrepreensível realização clássica. Peca por ser demasiado “ollywoodesco", mas o defeito é meu. Sou anti-ollywood. E mais não revelo.
Vão precisar de fôlego para as 2 horas de fantasia e amor. Faltam as estrelinhas. * * * *. A quinta, falta um bocadinho,assim, ( ) para chegar lá.

Sem comentários: