17.2.09

Futebol domina a informação

O Futebol, o FC Porto e o Benfica ganharam à crise em 2008. Se acha esta frase estapafúrdia e sem sentido, saiba que traduz a principal conclusão de um estudo feito pela Cision sobre as palavras que registaram mais notícias associadas na imprensa nacional durante o ano passado.

Neste "campeonato", a palavra "futebol" ficou em primeiro lugar, seguida das expressões "Sport Lisboa e Benfica" e "Futebol Clube do Porto".

A Cision seleccionou um grupo de palavras-chave consideradas relevantes no contexto dos acontecimentos que marcaram o ano e, numa pesquisa feita na sua base de dados, aos meios de âmbito geral/nacional, económico, desportivo e de entretenimento, conclui que o Futebol e os principais clubes lideram os conteúdos nacionais. Apenas o “Sporting Clube de Portugal” é ultrapassado pela palavra “Crise”, que regista uma diferença de cerca de 57 mil notícias face ao primeiro do pódio, refere a empresa

José Sócrates, primeiro ministro, aparece em sétimo lugar nesta tabela, seguido de Barack Obama que, com 33 mil inserções, coloca-se à frente de Cavaco Silva que se fica, "apenas", pelas 29 mil notícias.

Depois de Sócrates e de Cavaco (com Obama pelo meio) coloca-se o... "Desemprego".

"Jogos Olímpicos" e "Cristiano Ronaldo" aparecem já fora do "top 10". A Selecção Nacional e os campeões Olímpicos Nélson Évora e Vanessa Fernandes surgem em posições muito modestas. Os dois últimos, aliás, ficam-se pelas 1.158 e 2.785 inserções respectivamente, o que demonstra a forma como a imprensa reflecte a ausência de interesse dos portugueses por todos os desportos que não sejam o futebol.

Aliás, um dos dados curiosos do trabalho da Cision é o seguinte: retirados da análise os jornais desportivos, a diferença entre o número de notícias que reportam as palavras "crise" e "futebol" é de apenas 577 favoráveis à primeira, o que revela bem o impacto do "jogo da bola" na sociadede portuguesa.

O mesmo se verifica numa análise por âmbito dos meios: o Futebol regista o maior número de notícias na imprensa geral/nacional e nas publicações de entretenimento, sendo, apenas, ultrapassado pelos clubes SLB e FCP nos jornais desportivos. Nas publicações de âmbito económico o “Investimento” vence a “Crise”, conclui a Cision.

Um bom documento para analisar a imprensa portuguesa, tal como a sociedade que ela reflecte.

Sem comentários: