7.5.09

Nós e os Açores

No centro de Lisboa, bem perto da Avenida da República abrirá, este fim-de-semana, a primeira Loja dos Açores. O espaço concentra um gabinete de apoio ao cidadão, no qual os residentes temporários açorianos em Lisboa poderão, por exemplo, fazer o cartão único, receber informações institucionais do Executivo e das instituições das ilhas, tratar de assuntos como bolsas de estudo, entre muitos outros. Contempla igualmente um balcão de informações do Turismo dos Açores, um espaço net, um bar (cafetaria) com refeições ligeiras e um supermercado onde se podem encontrar quase todos os produtos típicos das ilhas. Tudo isto, repito, no centro de Lisboa, num espaço muito bem decorado (eu diria que extraordinariamente apelativo para um público jovem e urbano). E nós? Ficamo-nos por uma casa fechada no Restelo (longe de tudo) e por um posto de informações na "baixa". Ah, e pelo Sá do Campo Pequeno, um investimento privado mas que, creio eu, tem contribuído mais para a divulgação dos produtos madeirenses em Lisboa do que anos de... estagnação pública. A não ser que existam espaços na capital que eu desconheça, como é óbvio!

3 comentários:

Scherzan disse...

De facto é tudo. Não mais espaços que nos representem na capital.
Obviamente faz falta uma loja idêntica a essa dos Açores. Não há que ter medo de copiar. Se eles fazem as coisas bem, nós só temos de os imitar.

Anónimo disse...

Qual k Gonçalo?! Está muito bem assim: para além da Casa do Restelo em Lisboa, temos uma Casa da Madeira em Coimbra e outra no Porto; para promover o quê não se sabe! Eu tenho as minhas ideias e garanto-vos que não é para promover a Madeira.
A verdade é que se não fossem os privados não havia nem um cheirinho a Madeira por cá.
Vale-nos as apostas na exportação da Poncha que abriu a 24 de Abril no Porto em plena Zona Ribeirinha. Dá para matar saudades das coisas boas da nossa Terra...

José Leite disse...

Madeira e Açores devem ter uma emulação saudável no bom sentido, claro.

Casa da Madeira e dos Açores devia haver nos principais pontos da diáspora também...