3.5.09

Quaerenti propere danda est responsio lenta

Chiça, que o meu amigo é chato! Mas como sabe que eu não resisto a um debatezinho, aqui vai.


Condeno qualquer atitude agressiva para com qualquer candidato, de qualquer partido, a uma qualquer eleição. Condeno qualquer agressão contra quem, no exercício da sua liberdade, assume cargos políticos ou cívicos ou a eles se candidata. Condeno qualquer agressão ou tentativa de limitação da liberdade de expressão.
Posto isto, condeno os insultos (que de agressão teve pouco) que Vital Moreira foi alvo, tal como condeno o chega-pra-lá que Mário Soares sofreu, ou as agressões de alguns socialistas a Francisco Assis.

Mas também condeno o aproveitamento que o PS quer tirar da situação, porque aquilo é um caso de polícia e não de política, conforme os socialistas querem fazer crer. Aliás, quando o Assis foi agredido, ninguém disse que a responsabilidade era do PS, apesar de terem sido militantes a perpetrarem a agressão, pois não?

As referências que fazes ao Saramago dão-me igual ao litro. Eu penso pela minha cabeça e não pela do Saramago, do AJJ, do Sócrates, ou de quem quer que seja. Como sabe o meu amigo, a minha consciência, tal como a sua, é livre.

Naturalmente que Vital Moreira tinha todo o direito a estar lá, encabeçando a delegação socialista. Mas convenhamos que foi propositado, pois era evidente que o senhor levantaria ódios, quer por ser o candidato do Governo que tem sido combatido pela CGTP, quer pelo seu passado de ex-comunista. Foi, claro que foi, uma provocação. Seria o mesmo que o Bush ir cumprimentar os manifestantes anti-globalização!

Foi, portanto, propositado, porque os líderes do PS sabiam o que se iria dar.
Tal como é evidente o aproveitamento que o PS quer fazer do caso, confundindo, deliberadamente, o combate legítimo que o PCP tem encetado contra o seu governo com as agressões pontuais de alguns indivíduos.

Por isso, sim, acho que o PS e Vital Moreira devem um pedido de desculpas ao PCP e aos militantes comunistas.

Quanto à dívida do PS ao país, essa será paga, não tenho dúvidas!

1 comentário:

Anónimo disse...

É claro que tanto a CGTP como o PCP condenaram imediatamente a agressão (ou tentativa dela) de que foi alvo Vital Moreira, tanto mais que até tinha sido convidado para estar presente na cerimónia da CGTP.

Compreendo e aceito que nem a CGTP nem o PCP tenham feito referência às questões que indico abaixo, mas os analistas da TV deveriam ter alertado para a forte responsabilidade do próprio Vital Moreira no acontecimento, a saber:

1º) Porque é que Vital Moreira, em vez de ir para a tribuna e para junto da direcção da CGTP, onde nada se teria passado, decidiu passear-se pela Av. Almirante Reis?

2º) Quereria testar a mole humana que por ali desfilava e que deveria calcular já está suficientemente traumatizada pela política do PS? Não se passou nada: ele que vá para um jogo de futebol, Porto / Benfica, para junto da claque dos "NO NAME BOYS" com um cachecol do F.C.Porto e depois logo vê o que lhe acontece (ou vice-versa)!

3º) Será que Vital Moreira procurava o inevitável ou é mesmo inocente? Não creio que o seja e assim só resta a alternativa, e não lhe fica muito bem.

4º) Sabendo Vital Moreira que aquela era uma concentração da CGTP, porque exige desculpas ao PCP?

Ter-lhe-ão chamado de "traidor". Vital Moreira diz que é por ter saído do PC. Não creio! Acredito que foi por se ter aliado a um partido que tantos direitos retirou aos trabalhadores com o novo "Código do Trabalho". As pouquíssimas leis que os poderiam favorecer acabaram congeladas. Há motivos fortes para os trabalhadores se sentirem revoltados, em especial, os mais esclarecidos...

5º) Será que estão a faltar analistas verdadeiramente independentes à nossa TV?

Zé da Burra o Alentejano