3.7.09

Pinho queimado é que é bom!

Na minha modesta opinião, não é supreendente o gesto do Pinho. É, apenas, mais um acto idiota, de um ser que não deve nada à competência ou habilidade política, que se junta a tantos outros.
Surpreendente é que a comunicação social e a maioria dos analistas políticos tenham sido sugados por este "fait-diver" e não tenham "visto" o jeitão que o acto do Pinho deu ao primeiro-ministro e ao partido que suporta o governo. Dando ares de gente séria, com pose de estado, e (a)parecendo o paradigma da honestidade, honorabilidade e transparência, Sócrates "limpou" o governo de uma das suas principais nódoas. Isolou Pinho e deste modo actuou como se este fosse um episódio isolado, ilibando-se a si próprio do clima que criou e que leva a este tipo de comportamento, mas também o governo e o Partido Socialista.
O Pinho é um bode expiatório confesso. E Sócrates, que é "macaco", aproveitou para tentar limpar a imagem. Isso mesmo é claro pela rapidez com que tratou da demissão e da sua substituição (o país paralisaria se aguardássemos um ou dois dias?) e a calma com que falou aos jornalistas é disso denunciador.
Se havia alternativa? Se é uma boa notícia para Portugal? Claro que não havia e claro que é uma boa notícia para Portugal. Mas é também uma boa notícia para o PS que assim se vê livre das trapalhadas do Manuel Pinho que era, afinal, um risco permanente para a campanha e cujas fragilidades seriam aproveitadas pelas oposições.

E que jeito daria ainda que o Mário Lino fizesse aquilo com o dedo, ou Maria de Lurdes Rodrigues mostrasse a língua ou ainda que o ministro da Agricultura "manguitasse". Fazia-se a remodelação que Sócrates está desesperado para fazer, sem parecer que essa fosse a intenção. Actos isolados, gritariam os socialistas!

Por mim, estou contente. Como venho defendendo há algum tempo, o Pinho deveria ser queimado porque só assim é que ele poderia ser útil (em tempo de crise de combustíveis, teria dado cá um jeitão durante o inverno...). Portanto, por mim é um "vá, mas não volte".

PS - Estranho algumas reacções, especialmente de socialistas cá do burgo, que tentam minimizar e até desculpabilizar o acto do Manuel Pinho. Mas denuncia a coerência desta gente!

1 comentário:

Anónimo disse...

Verdade, mas mais do que um gesto idiota, o acontecimento infeliz mostra bem o vazio em que caiu o debate político (se é que ainda existe) no nosso país.Em relação ao Primeiro Ministro, não ficou ilibado de coisa nenhuma basta ver a imprensa do nosso país vizinho.