Não será correcto associar-se Wagner, um dos mais geniais compositores da História da humanidade, a qualquer coisa relacionada com o fascismo, ou com o nacional socialismo alemão. Mas a verdade é que, infelizmente para a memória daquele que foi o expoente máximo do romantismo, diz-se que Hitler se inspirava ao som de Wagner e das suas áreas grandiosas, incluídas em óperas baseadas na tradição e na mitologia germânica, de que esta "Cavalgada das Valquírias" é um exemplo clássico.
2 comentários:
O Hitler que se f..
A verdade é que a obra de Wagner vale por si só e é do melhor que já se fez em música.
Abraço
PS - Vê lá se te inscreves no jantar...
Pelo contrário tendo a discordar.
Pode não haver relação directa, mas é um facto que Wagner sempre esteve associado à formação e consolidação do movimento pangermanista, fosse ainda no séc. XIX sob a batuta de Bismarck, fosse depois da humilhação de Versalhes.
Na mesma óptica, a música de Verdi desempenhou um importante papel na reunificação italiana, algo que mais tarde desembocou no fascismo italiano (se bem que neste caso a relação seja bem mais ténue).
Agora é indesmentível que a produção musical de ambos os compositores, olhando ao contexto vivido no séc. XIX, era claramente nacionalista. Aliás, a relação é muito estudada por especialistas dessa época.
Enviar um comentário